sábado, 30 de junho de 2018

OS CAMINHOS DO BEM VIVER

 

OS CAMINHOS DO BEM VIVER
Marcial Salaverry


Quando estamos bem, é fácil ser feliz,
mas o difícil é sentir felicidade,
quando algo nos machucou...
Se algo nos machucar,
podemos passar um remédio para sarar,
pois não adianta ficar a se lamentar,
e deixar a vida toda se atrasar...
Se tudo é aprendizado,
não haverá atraso...
Se o coração está magoado,
não é por gosto, é de contragosto,
por sinal de muito mau gosto,
e precisamos nos livrar deste desgosto...
Tudo depende de nossa vontade,
do desejo de se sentir felicidade...
Ninguém nem nada poderá nos aliviar,
se apenas ficarmos a nos lamentar,
e pelos cantos a chorar...
Apenas nós poderemos reagir,
se quisermos da tristeza fugir...
Para bem viver,
é preciso aprender,
e realmente querer...

COMO SUPERAR MOMENTOS DE CRISE

Sempre estaremos sujeitos a acontecimentos que poderão
nos causar decepção, tristeza e revolta...
O que fazer para superar esses momentos de crise?
Osculos e amplexos,
Marcial

COMO SUPERAR MOMENTOS DE CRISE
Marcial Salaverry

Muitas vezes são as chamadas "Coisas da Vida", mas com toda a certeza, estamos sujeitos, em nossa vida a sofrer grandes decepções, que podem ou não abalar nossas estruturas, sendo que algumas podem ter sido provocadas por sonhos não concretizados, que é algo que sempre deixa uma certa frustração em nosso íntimo, uma vez que aquele sonho tão acalentado, que tanto pode ser uma promoção no emprego que não saiu, como aquela viagem que apenas ficou nos projetos, ou mesmo aquele encontro que gorou, coisas que, se irrealizadas,  sempre irão causar algum abalo, algo que certamente nos deixará "balançados".

Existem outras decepções, provocadas por pessoas em quem confiávamos e que por um motivo ou outro falham conosco, e tomam atitudes que provocam revolta em nosso íntimo, sendo algo que podemos considerar uma traição, e nesse caso, os motivos são vários.  Pode ser aquele irmão que recusou uma ajuda pedida, pode ser uma traição conjugal, pode ser aquele amigo que falhou, pode ser aquela pessoa que nos quer prejudicar, pode até mesmo ser aquele chefe que nos recusou aquela promoção, ou pior ainda, aquele colega que quer "puxar nosso tapete", para ficar com nossa vaga...

Evidentemente, qualquer um desses motivos nos leva a pensar em revide, em responder violência com violência. Só que não é por aí, esta não será a atitude certa.  A ponderação sempre é a melhor arma para mostrar que não estamos mortos, e que o ocorrido não nos derrubou. A propósito, recebi de uma amiga um pensamento de autoria de L'Inconnu, que calha bem a propósito:
"Esperamos demais para dizer as palavras de perdão que devem ser ditas, para pôr de lado os rancores que devem ser expulsos, para expressar gratidão, para dar ânimo, para oferecer consolo."
Sem duvida, é uma grande verdade.  L'Inconnu merece aplausos...
Guardar mágoa ou deixar-se dominar pelo rancor, é o pior que se pode fazer, pois só faz mal para o espírito, e impede que se aproveite a vida em sua plenitude, por causa do desejo de arquitetar planos de vingança, que nunca levam a nada. A não ser ao prazer mesquinho da haver prejudicado alguém.
Sequer se pode reivindicar a "glória" pela façanha praticada, pois ninguém em sã consciência, poderá aplaudir atitudes como essa, salvo se for alguem de mau caráter.

A melhor atitude é esquecer o que houve, e continuar vivendo. Com certeza, mágoas sempre provocam um arrefecimento na amizade.  Ninguém é tão santo a ponto de esquecer completamente o que houve, algo que, convenhamos é muito difícil mesmo. Sempre ficará aquele ressentimento em nosso interior, e o que se deve fazer é "desconectar" essa pessoa de nossos sentimentos, deletá-la de nossa vida, pois guardar mágoas ou rancores, é algo que só faz mal ao espírito, ao nosso "eu" interior, que é com quem devemos sempre viver bem.

Sempre devemos estar prontos a dar uma palavra de consolo, a dedicar algum carinho até mesmo a quem nos magoou, se porventura soubermos que essa pessoa está com problemas.   Por que nos regozijarmos com problemas alheios?

Outro dia, uma pessoa disse estar feliz pelo fato de saber que seu irmão, que o havia prejudicado na partilha da herança paterna, estava com câncer, pois assim, teria de gastar no tratamento o dinheiro que lhe roubara.  Sinceramente fiquei com pena dessa pessoa, pois alegrar-se com a desgraça alheia, é um sentimento muito mesquinho.

Penso que a melhor maneira de viver, é seguir outro sábio conselho do mesmo autor daquele citado acima:
"A vida é curta demais e boa demais pra você perder tempo, tentando causar mal a alguem..."
Na verdade, devemos nos preocupar em viver nossa vida, aproveitando da melhor maneira possível o tempo que temos para isso.  Se pudermos ajudar alguém, será algo maravilhoso com certeza, mas se nada pudermos fazer para ajudar, procuremos indicar alguém que possa.  Se nada pudermos fazer com esse intuito, paciência, pelo menos procuramos mostrar boa vontade. Qualquer coisa, menos tentar prejudicar alguém... É algo muito mesquinho.

E com essa idéia, vamos sempre procurar ter UM LINDO DIA, algo que certamente sempre será benéfico para alguém, e principalmente para nossa alma...

sexta-feira, 29 de junho de 2018

PAIXÃO AMOR AMIZADE

PAIXÃO AMOR AMIZADE
Marcial  Salaverry
 
Quando juntos, Amor e Amizade,
são o caminho da felicidade...
Amor de paixão,
é o amor que dá emoção,
que aquece o coração,
e traz forte sensação...
Surgem paixões,
envolvendo corações,
e nestas quentes emoções,
refletem a intensidade de um sentimento
que nasceu em um momento...
Seja amor, seja quente amizade,
o que importa é a felicidade,
da qual todos temos necessidade...
Temos que viver e curtir
esse lindo e gostoso sentimento,
que dá saudade, mas não traz lamento...
Viver a paixão com amor,
e com amor curtir a amizade...
 
Marcial Salaverry



O QUE HÁ POR VIR EM NOSSO PORVIR

Sempre é bom vivermos um dia de cada vez, nem retornar ao passado, nem só ficar planejando, vivamos o presente, porque certamente dias melhores estão por vir em seu porvir. Não se deve perder a esperança.
Osculos e amplexos,
Marcial

O QUE HÁ POR VIR EM NOSSO PORVIR
Marcial Salaverry

Esperando algo melhor em nossa vida, sempre devemos esperar que o dia de hoje seja melhor que o de ontem, e que seja pior que o de amanhã, lògicamente  contando com um melhor porvir por vir...

Assim, devemos sempre ter presente que cada dia é um novo dia, que o ontem acabou, e que o amanhã não chegou ainda, portanto devemos encarar o dia de hoje, para vive-lo com mais felicidade que o de ontem, e então vamos a ele.

O dia de hoje começou bem. Afinal, acordamos, e se acordamos, é porque estamos vivos, sendo essa com certeza, a melhor sensação que podemos sentir, e vamos procurar assim manter-nos, fazendo nossa parte nesse sentido, por mais sérios que sejam os problemas que vamos enfrentar, uma vez que problemas existem, sempre existiram, e sempre existirão, e os devemos resolver, ou então adiar a solução se o caso for muito complicado e exigir uma atenção especial, ou talvez alguma ajuda.

São circunstâncias da vida, e que fazem parte de nosso existir, uma vez que o que conta na verdade, é aquela agradável sensação de sentir-se vivo. Abrir os olhos, e cumprimentar com amizade ao Amigão, e a quem cruzar nosso caminho, seja amigo ou não. Um "Bom Dia" não arranca a língua, e pode desarmar alguma eventual hostilidade gratuita.

Vamos cumprimentar com especial carinho aquela figura simpática que está nos olhando do outro lado do espelho, e que sorrirá feliz, se assim o fizermos. Vamos sorrir com real afeto para esta amizade tão querida, e depois disso o dia estará perfeito, e estamos prontos para encarar todos os seus desafios.

Com total certeza, o que de melhor existe é o pensamento positivo, mas convenhamos que isso não é o suficiente, pois não adianta ter-se pensamento positivo se as coisas desejadas estão muito acima das possibilidades, e assim sendo, temos que ser também realistas para fazer um parâmetro entre o desejado e o exequível.

Teve um tal de Lair Ribeiro que mui sabiamente disse:
"Triunfo é conseguir o que se quer. Felicidade, é querer o que se conseguiu."
Realmente é muito profundo esse pensamento, pois existe muita gente que luta, luta, para conseguir um objetivo, e depois olha para aquilo que conseguiu, mas que não consegue ficar satisfeito com o bom resultado obtido, vamos convir que é preciso entender que essa insatisfação sempre atrapalha um pouco a vida, pois devemos saber dar valor a tudo aquilo que conquistarmos. Vamos apreciar o resultado da batalha, vamos gostar daquilo que temos, ao invés de continuar só cobiçando o inatingível.

Concordo com o que poderão dizer alguns, que é a ambição que move o mundo, e que devemos sempre tentar novos objetivos, pois é isso que pode nos levar adiante, mas convenhamos que não devemos ter a ambição desmedida. Já que conseguimos atingir um objetivo, vamos dar valor ao que conseguimos, ou seja, amar o que temos, para depois traçar novos planos.

O que move uma pessoa são seus desejos e emoções, portanto vamos coordenar as coisas, procurando medir bem nossos objetivos, para que tenhamos sempre
em mente que é realmente aquilo que queremos, evitando perder tempo em diversas tentativas frustradas, pois sempre é desanimador verificar-se ao final de tudo, que não era bem aquilo que queríamos.

O principal, é nos conhecermos, e saber de nossas reais possibilidades. Procurar descobrir qual nossa vocação e o que realmente gostamos de fazer. Depois, vem a parte mais importante, que é ver se existem condições para a execução de nossos planos, para não sermos obrigados a abandonar certos projetos no meio do caminho.

Na vida temos que ser práticos, e procurar fazer aquilo que for executável, não adiantando traçar objetivos que sejam inalcançáveis, para depois ficar lamentando que não tem sorte na vida, e que Deus o abandonou, quando na verdade o que houve foi um planejamento mal direcionado, e Deus não tem culpa das bobagens que fazemos, e para tanto, Ele nos deu o livre arbítrio, dando-nos condições para gerir nosso Destino. Bem ou mal, fica por nossa conta.

Assim sendo, o mais importante é planejarmos nossas ações, e depois disso, espero que todos tenham UM LINDO DIA, o que acredito ser o objetivo de todos, e devemos fazer nossa parte para consegui-lo...

quinta-feira, 28 de junho de 2018

UN CORAZÓN CON ESPERANZA

Un corazón con esperanza,
siempre espera el amor llegar...
Un corazón que quiere amar,
que está ilusionado por el amor,
que tiene esperanza de vivir un hermoso amor...

CORAZÓN CON ESPERANZA
Marcial Salaverry

Un corazón ilusionado,
creeyendose enamorado,
es un corazón con esperanza
de mucho amor recibir,
sea ahora, sea en el porvenir...
Hay que respetarlo,
y mucho amarlo si llegas
a encontrarlo...
Un corazón ilusionado,
no puede ser maltratado...
Para que encuentre la felicidad,
tiene simplemente la necesidad
de ser amado con reciprocidad...
Un  corazón ilusionado,
es un corazón enamorado,
que no quiere sufrir...

 Marcial Salaverry

COMO MANTER BONS RELACIONAMENTOS

Sempre será importante poder manter bons relacionamentos,
seja amor ou amizade, ou mesmo comercial...
Quantas vezes uma palavra mal empregada pode nos custar caro...
Devemos pensar antes de dize-la...
Osculos e amplexos,
Marcial
COMO MANTER BONS RELACIONAMENTOS
Marcial Salaverry
                          
Uma verdade que não se pode negar, é que  por nosso caminho teremos oportunidade de encontrar todo tipo de pessoas, desde as mais gentis e simpáticas, até aquelas que são tão odiosamente detestáveis, que muitas vezes lamentamos te-las encontrado.

Contudo, sempre é bom quando cruzam nosso caminho, pois atiça nossa capacidade de julgamento, e aprendemos inclusive a dar valor àquelas em cuja presença, seja virtual ou real, nos sentimos bem.

Contudo, muitas vezes constatamos  o quanto uma única frase pode mostrar tudo que uma pessoa é, e que nos pode levar sempre a uma atitude de defesa, e assim sendo, por vezes podemos responder com uma outra igual ou pior, como também podemos responder apenas com o silêncio, para evitar uma polemica por vezes desgastante, principalmente quando notamos que pode ser apenas uma provocação gratuita, motivada por um capricho de algúém que deseja apenas nos causar mágoa.

São coisas que nos fazem pensar que mundo louco é esse que vivemos, que pessoas são essas que quando não as satisfazemos da maneira que gostam ou esperam, simplesmente nos agridem O que faz uma pessoa aparentemente "amiga" ser capaz de ser tão sarcástica e até desumana no seu pedestal infinito? De onde virá essa poderosa sabedoria que faz com que certas pessoas se considerem donas da verdade, do melhor, de tudo?

Certo que temos oportunidade de conhecer pessoas maravilhosas, e que compensarão outro tipo de encontros desagradáveis, uma vez que não existe uma forma melhor de se conhecer alguém do que se perceber o que existe dentro dela, e assim, é  importante que se tenha discernimento  para  conseguir entender a personalidade dessas  pessoas de pensamento tão diferente, e  para conseguir entender as agressões de alguns, assim como amor bastante para conseguir enxergar o lado bom de outras pessoas, humildade para escutar e aprender, não desejando ser sempre  a única pessoa dona da verdade,  e todo aquele que não pensar exatamente como ela, ou é idiota ou não sabe o que diz.

A principal virtude do ser humano, é dispor de sua capacidade de raciocínio, para poder analisar o comportamento humano.  Não nos cabe rotular pessoas conforme nosso ponto de vista, e é perigoso e injusto faze-lo.

Precisamos saber respeitar o espaço alheio, para que o nosso também o seja.  Se alguém pensa de maneira diferente da nossa, o máximo que podemos fazer é não permanecer em sua companhia, se não a desejarmos.  Não temos o direito de agredi-la seja com atos ou palavras, apenas porque não pensa como nós. Vamos respeitar sua individualidade.

Da mesma maneira precisamos saber respeitar aqueles que não tenham a mesma capacidade nossa. Se conseguimos desenvolver melhor nosso conhecimento, é lícito entender que nem todos tem a mesma capacidade, ou as mesmas oportunidades que tivemos. Se não desejarmos ajudar em seu desenvolvimento, também não devemos menospreza-la, apenas porque seu nível é “inferior” ao nosso.  Aliás, esse julgamento é meio perigoso.  Essa inferioridade pode ser em determinado campo de ação, porque como ninguém é dono do conhecimento total e absoluto, sempre haverá algo que tenhamos que aprender com esse alguém que “julgamos inferior”...

Sempre precisamos ter a humildade de reconhecer que não somos “donos da verdade”, pois a verdade é algo muito flexível, e depende muito de pontos de vista, e há que se ter discernimento para saber julga-los convenientemente, para não errarmos tanto.

As principais virtudes que estão a nosso alcance, mas nem sempre as utilizamos, são justamente: a humildade para saber reconhecer nossas limitações e o conhecimento alheio, o respeito aos direitos, conhecimentos e limitações de nossos semelhantes, a capacidade para saber analisar situações, o espírito de solidariedade, que nos permitirá, ao invés de criticar a falta de conhecimento de alguém, procurar ensina-lo para possa aprender e chegar a nosso nível.

Felizes daqueles que conseguem se enquadrar nestes itens.  Mas não se vanglorie disso, espere que os outros o reconheçam, e que todos possam igualmente desfrutar de UM LINDO DIA, que será mais lindo ainda, se soubermos espalhar amizade em nosso caminhar por esta passagem...

quarta-feira, 27 de junho de 2018

NÃO TEMA QUANDO O TEMA É POESIA

Vamos aprender a ler poesias...
Faz bem para a alma...
Pode acreditar...
Certamente se o tema é poesia,
nada tema...
Osculos e amplexos,
Marcial

NÃO TEMA QUANDO O TEMA É POESIA
Marcial Salaverry
                
Para dizer a verdade, certamente existem verdades que precisam ser ditas, assim sendo, antes de falar sobre poesia, preciso  confessar que em meus tempos de estudante,  fazia parte daquele time que considerava a poesia como uma tremenda "babaquice", própria de quem só tinha tempo a perder.  Só abria livros de poesias quando era obrigado, devido trabalhos escolares.

 Principalmente aquele tal de Olavo Bilac... Quantas vezes xinguei o infeliz. Sempre foi complicado analisar suas obras, e tive um professor que era tiete declarado do "Príncipe dos Poetas", e fazia questão de frizar textualmente que deveríamos saber ler, analisar e entender uma poesia. E até que não me saia mal nessas análises, mas nem por isso gostava da coisa. Definitivamente não gostava de poesia, pois só gostava de livros de ação, recheados de aventuras. Sempre fui leitor ávido de tudo que me caia ás mãos (menos poesias...).

Isso até começar a "brincar" com a Internet, e começar a ver as poesias que flutuam na telinha.
Depois que  comecei a ler as poesias que me eram enviadas por amigos da Internet,  comecei a aprender a ver a beleza que se entende e, principalmente aquela que se subentende.

Dou a mão a palmatória para o velho Prof. Pina, pois, conforme ele dizia, deve-se ler uma poesia com os olhos, senti-la com o coração, e imaginá-la com o cérebro, procurando interpretar o que realmente vai na alma do artista. Exige um pouco de sensibilidade, pois numa poesia o poeta  coloca o que lhe vai na alma, e nem sempre as palavras conseguem exprimir todo o sentimento de um espírito poetal.

Pode-se considerar que nem sempre as poesias mostram a realidade da vida. Fantasia-se muito. Ama-se muito. Mas também já temos poesias falando de certas realidades,  mostrando a crueza da vida, de uma maneira mais leve do que o noticiário.  Uma realidade sub-reptícia, sem chegar no fundo do poço.

Sempre será mais agradável ler uma poesia, do que o noticiário policial, ou mesmo do que o noticiário mundial.  Convenhamos que há muita violência nesse mundo real.  Precisamos saber que ela existe, pois precisamos tentar nos preservar disso tudo, tomando certos cuidados, que nem sempre dão certo, mas precisamos também sonhar um pouco.  Precisamos fugir do que parece estar tomando conta do mundo.

Pode-se dizer que é a realidade da vida. Deem-me o direito de não gostar dessa realidade.  Convenhamos que não devemos fechar os olhos para o que acontece.  Certo.  Apresentem-me  os fatos, poupando-me dos detalhes.  Aprendi a ler os jornais "em diagonal".  Você sabe de tudo, e não entra no mérito da questão.

Existe o noticiário político, que é mais sórdido ainda. O nível de corrupção causa revolta em todos. Então, vamos apenas conhecer a ação deles, para chegar à conclusão de que nenhum merece nosso voto, e fazer um protesto mudo, mostrando uma tomada de consciência, e que nas próximas eleições, ninguém deve se abster de comparecer.  Contudo, ao invés de votar neste ou naquele corrupto (já está provado que todos são), simplesmente todos os eleitores, sem exceção anulassem o voto. Seria a melhor resposta que poderíamos dar a essa gente que faz pouco de nossa inteligência. Algo teria que ser repensado, pois ninguém seria eleito. É utopia pura pensar nessa possibilidade, mas que seria lindo, seria.  Um protesto limpo, sem violência, sem baderna, apenas O PROTESTO, e principalmente sem certo tipo de "manifestação", cujo único objetivo é badernar e provocar danos para muita gente...

Face ao exposto, convenhamos que é muito mais agradável ler poesias, poemas e contos escritos por pessoas que estão colocando sua alma no que escrevem, do que acompanhar todo essa mar de lama.  Basta saber que existe e é real. Não podemos ficar alienados.  E nem atolados na lama.
Nossos heróis e heroínas  abrem o coração, colocando na telinha lindas mensagens de amor e otimismo e é isso, queridos amigos e amigas, que deve reger nossa vida.

O importante é termos bons pensamentos, e expressá-los sem nos preocupar com quem vai ou não gostar. Sempre haverá quem goste, e quem não goste. Existe "paladar" para todos os tipos de literatura.

Se a realidade está feia, vamos ficcionar um pouco.  Não podemos fechar os olhos para o mundo, mas vamos saber também abri-los para a fantasia, que sempre dá um colorido especial para tudo.

Quero deixar aqui um agradecimento a todos esses artistas que estão colaborando, e muito para aliviar as tensões do dia a  dia com seus trabalhos magníficos, que passeiam por esta Internet que, infelizmente tem seu "outro lado" também.  Mas falemos apenas da beleza da alma das crianças (todo artista é uma criança), que é bonita...é bonita...é bonita.

Vamos então, poeticamente, ter UM LINDO DIA, com um BEIJO NO CORAÇÃO.

"Uma vida sem poesia,
É algo triste...
É uma vida vazia...
Marcial Salaverry"

terça-feira, 26 de junho de 2018

FELICIDADE COM AMOR E AMIZADE


 
FELICIDADE COM AMOR E AMIZADE
Marcial Salaverry
 
A vida pode ser
uma bela beleza,
se de lado
deixarmos
a triste tristeza...
Poetando, amigos ficamos,
poetando, de amor falamos,
poetando,
também amamos...
Assim,
espalhamos amizade,
espalhando amor com felicidade...
Poetando vamos na vida amando,
e amando vamos sempre poetando...
Assim, vamos fazendo poesias na vida,
e da vida, faremos uma poesia...
 
Marcial Salaverry

BEM USAR O DISCERNIMENTO É ALGO VITAL

Discernimento... como é importante saber usá-lo...
Quantos problemas podem ser evitados...
Osculos e amplexos
Marcial

BEM USAR O DISCERNIMENTO É ALGO VITAL
Marcial Salaverry

Algo que precisamos bem cultivar, e claro, saber usar.  O discernimento.  É importante saber pesar os prós e os contras, para sempre poder analisar e ver qual será a melhor atitude a ser tomada.

Quantas vezes, por agirmos precipitadamente muita coisa teremos a lamentar no futuro.  Discernimento, ponderação. Enfim, vamos parar para pensar antes de tomar certas decisões importantes.

Bem a propósito, recebi um pensamento de Brahma Kumaris, que fala algo de muito elucidativo sobre o assunto... Vejam:
"Discernimento é o poder que ajuda a distinguir a verdade aparente da verdade real. O valor temporário do valor eterno.  O superficial do sutil.  Ele nos capacita a reconhecer armadilhas de ilusões, por mais docemente decoradas e sedutoras que sejam. Com ele, conseguimos ver através dos disfarces e agir com segurança e sabedoria.  Discernimento é a bússola interna que aponta sempre para o rumo correto."
Muitas vezes nos vemos diante certas situações aparentemente vantajosas, mas que escondem alguns problemas dentro do pacote. Se resolvermos açodadamente, poderemos nos arrepender depois, lamentando a falta de uma melhor análise.

Por exemplo, quando vamos escolher uma carreira a seguir.  Muitas vezes optamos por seguir uma carreira que não é exatamente nossa vocação, apenas por um impulso de momento, ou por influência dos pais.  Como resultado vemos maus engenheiros que poderiam ser bons músicos.  Não usaram o discernimento ao escolher a carreira.  Não souberam distinguir a verdade aparente da verdade real.  Afinal, é o futuro que está em jogo.  Não é apenas um momento.  Há que se ponderar para escolher um caminho que una o útil ao agradável, ou seja, a real vocação com o êxito profissional.

Por vezes mudamos de emprego, iludidos por uma aparente melhoria, mas que no final das contas vai nos causar grandes aborrecimentos, porque deixamos um emprego de boa estabilidade, por um de ganhos imediatos superiores, mas sem a mesma tranquilidade. Não soubemos distinguir o valor temporário do eterno.  Há que saber analisar situações, e ponderar muito bem antes de trocar o chamado “certo pelo duvidoso”, por mais atraente que nos pareça o duvidoso.

O mesmo se aplica no campo amoroso.  Quantos relacionamentos estáveis são desmanchados porque uma das partes não soube resistir às ilusões de uma aventura fantasticamente atraente.

Se usarmos o discernimento, poderemos detectar os perigos que se escondem atrás de armadilhas docemente sedutoras, e saber seguir a bússola que aponta o caminho certo.  Afinal, temos que ver se realmente vale a pena deixar um caminho longamente percorrido por mais excitante que pareça ser a nova vida que se apresenta diante de nós.

Concordando com a exatidão do pensamento de nosso amigo Brahma, só nos resta concluir que  é sumamente importante saber usar, e muito bem usado esse tal de discernimento, que poderá nos evitar imensas dores de cabeça no futuro.

Durante toda nossa vida iremos encontrar encruzilhadas, e deveremos saber encontrar o caminho mais adequado para nós, e para escolhe-lo com exatidão, nada melhor do que saber a hora de avançar ou de recuar.  Muitas vezes, recuar, não é sinal de covardia, mas sim de  bom senso.  Saber, enfim, usar o discernimento.  É bem desagradável chegar à conclusão de que fizemos uma grande besteira por não termos sabido analisar corretamente a situação, por não termos pensado com exatidão e discernimento.

E agora, com todo discernimento, desejo que todos tenhamos UM LINDO DIA, e se bem usarmos o tal do discernimento, poderemos repeti-lo ad perpetuam...

segunda-feira, 25 de junho de 2018

A IMPORTANCIA DE CUIDAR MELHOR DA NATUREZA

Jamais poderemos nos esquecer da importancia
que a Natureza tem em nossa vida...
Convenhamos que ela merece melhores cuidados de nossa parte...
Osculos e amplexos,
Marcial

A IMPORTANCIA DE  CUIDAR MELHOR DA NATUREZA
Marcial Salaverry

Uma  verdade que não se pode negar, é afirmar que mais do que falar sobre a Natureza, temos que dela muito bem cuidar, se quisermos dar vida longa a nosso planeta. Tudo que se possa falar, embora seja um tema inesgotável, tantas são as facetas que apresenta, será pouco face ao precisa ser feito.

Algo que não se pode discutir é que a Natureza em todas suas manifestações sempre tem o condão de nos surpreender, por sua perfeição, que só é empanada pela ação do homem, sempre devastando-a e alterando-a, e sem essa ação maléfica, ela jamais apresentaria transtornos.

Tudo na Natureza tem seu equilíbrio perfeito. Até mesmo a cadeia alimentar é bem dosada, colocando presas e predadores em estado de equilíbrio. A prova, é que os animais caçam apenas para comer. Em seu habitat natural os animais vivem em perfeito equilíbrio. A Natureza faz as coisas à perfeição. Os animais de menor porte, que servem de alimentação para os maiores, sempre se reproduzem em quantidade muito superior que seus predadores, e assim a cadeia alimentar nunca será quebrada.

O único bicho que caça por prazer, que mata pelo prazer de matar, é o homem, sempre iniciando algum desequilíbrio ecológico, pois é responsável pela extinção de diversos espécimes de nossa fauna, e algo que é difícil de entender é o que pode levar o bicho gente é caçar apenas para ostentar os lamentáveis "Troféus de Caça", que muitas criaturas predadoras tem o sádico prazer de ostentar em suas salas de visita, numa pseuda demonstração de sua "coragem e macheza"...

Contudo, apesar do natural espírito destrutivo, sempre mantemos estreitas ligações com a Mãe Natureza, principalmente quando precisamos aliviar nossa mente urbana, e assim sendo, é fato sabido que existem pessoas que mesmo vivendo no asfalto das cidades grandes, sempre procuram fugir de vez em quando para o campo, para sentir a Natureza dentro de si, e uma delas me disse que necessitava respirar o ar puro do campo com frequencia, para poder manter-se viva na poluição da cidade grande. O testemunho dela vem confirmar a tese de que, mesmo para as mais urbanas das pessoas, a fuga para a Natureza é fundamental, pois é essa "fuga"
que faz reviver o organismo, sendo assim  imprescindível um contato com a Natureza.

Para bem sentir a ação da Natureza, experimentem abraçar uma árvore, mas abraçá-la com vontade, como se fosse o amor de sua vida (não deixa de sê-lo). Vão sentir uma estranha energia entrando em seu organismo, e esse é o agradecimento da árvore, pela demonstração de carinho recebida.

Seja na praia, no campo, nas montanhas, ou mesmo no fundo do mar, um período de férias após um ano de labuta é fundamental. É vivificante. Restaura o organismo, dando-lhe condições de suportar mais um ano de trabalho, por vezes estressante.

É verdade que alguns poderão argumentar que a natureza tem suas falhas, pois existem alguns fenômenos naturais que provocam grande destruição. Se analisarmos bem, uma grande parte desses cataclismas é o resultado de algo provocado pelo homem, quando represa um rio, quando explode suas bombas, e até mesmo quando constrói suas cidades, uma vez que tudo isso quebra o equilíbrio ecológico imaginado por nossa querida  Mãe Natureza.

São coisas necessárias para a nossa sobrevivência? Nem todas, mas concordo que precisamos delas. Mas, de qualquer maneira, nós somos os estranhos no Reino da Natureza. Somos nós que provocamos as grandes modificações que causam alguns desses problemas.

Bem, não desejo levantar nenhuma bandeira ecologista querendo dizer que devemos voltar a habitar as cavernas (até que não seria má idéia, embora um tanto desconfortável, talvez... Epa, onde iríamos ligar o computador? Será que existem cavernas com WiFi?). Bem... acho que é melhor esquecer essa história de voltar para as cavernas... Apenas poderíamos cuidar um pouco melhor da coitadinha da Natureza, não a maltratando tanto.

Lembrando de que não devem esquecer de abraçar uma árvore, desejo-lhes UM LINDO DIA, sempre lembrando que dependemos da vida da Natureza para melhor vivermos nossa vida, e preservando-a, estaremos nos ajudando a viver melhor...

"Cuidando melhor da Natureza,
 preservando sua vida e beleza,
 viveremos melhor, com certeza...
Marcial Salaverry"

domingo, 24 de junho de 2018

BOM HUMOR PARA TER UM BOM AMOR


Mantendo o bom humor, será
mais fácil manter o bom amor...
E com bom amor, sempre se tem bom humor...

BOM HUMOR PARA TER UM BOM AMOR
Marcial Salaverry

Não gosto de mandar,
prefiro amar...
Sou de bom humor,
e de bom amor...
Gosto de respeito,
e também de peito,
nisso não sou suspeito,
e quando posso, espreito,
mas sempre respeito...
Briga, discussão,
não tem nada a ver,
nada de bom faz prever...
Faz mal ao coração,
e tira do amor a emoção...
Sou do lema Paz e Amor, bicho,
e o amor não quer rabicho...
Se quiser topar,
vamos nos amar,

e uma boa amizade formar...
Aceite-me com um sorriso,
e mande embora todo siso...
 

COMO VIVER UM AMOR DISTANTE

O que seria do mundo sem os apaixonados?
Estejam juntos ou distantes, sempre estarão se amando...
Osculos e amplexos,
Marcial

COMO VIVER UM AMOR DISTANTE
Marcial Salaverry

Nem sempre se pode estar junto de quem se ama, mas quando se ama de verdade, e em plenitude total, não é preciso estar ao lado, o importante é que saiba sentir o sentimento do lado de dentro, sentindo perto a presença de quem está distante, o que poderá parecer absurdo, sendo mesmo difícil entender como se poderá falar em presença distante, mas é um fato que duas pessoas, mesmo que não estejam perto, podem sentir-se juntas. E não é difícil sentir tal sensação, quando existe esse amor sincero, real, reciproco, aliás, com muita propriedade, um poeta muito amigo já disse: "Juntos ainda que distantes..."

Para que isso seja possível, tem que haver um sentimento muito forte unindo essas pessoas, de modo que a distância não as impeça de se sentirem juntas, o que pode ser conseguido, se houver uma grande força de imaginação para vivenciar a presença de alguém que não está ao lado, e essa, com certeza, é uma forma de amor quase que espiritual.  Não direi platônico, porque sempre existirá o desejo do contato físico, e o amor platônico é aquele definido como algo etéreo, que existe mesmo só na imaginação, e a, digamos, "vítima" se limita à contemplação do vulto amado, seja por uma foto, ou a presença imaginada, e a sente apenas na alma, sem sentir o desejo, a necessidade do contato físico.

Neste caso de amor distante, pode haver um conhecimento físico. As pessoas se viram, se gostaram, mas por motivos diversos se separaram. Todavia, houve uma forte atração. Então, fica aquele amor à distância.  Eventualmente falam-se, escrevem-se, mas não se vêem, o que não impede que o sentimento cresça, mas tambem existe a possibilidade de que a distância seja algo em definitivo.  Abandono, morte, simples sumiço, sabe-se lá as razões que podem separar duas pessoas.  Porém, a presença ficou marcada de tal maneira, que por vezes se chega a sentir a presença ao lado.  Chega-se mesmo a sentir o cheiro, o sabor do beijo, o bater do coração.

Nos velhos tempos, muitas pessoas foram conquistadas com cartas de amor, com poesias enviadas anonimamente.  Houve muitas paixões epistolares, que o conhecimento físico jogou por terra. Ou não.  Mas era lindo receber-se uma carta de amor, geralmente anônima.  Ficava-se amando quem escrevera aquela carta.  Imaginava-se como seria essa pessoa misteriosa, e era justamente esse toque de mistério, que dava mais força ao envolvimento.  Encostando a carta no peito, sentia-se o abraço do amor desconhecido, vivido com uma overdose de romantismo, e tais romances poderiam ser assim vividos durante anos a fio, uma vez que as dificuldades de comunicação favoreciam a paciencia da espera. Penélope e Ulisses que o digam...

Mas nem mesmo o desenvolvimento da tecnologia conseguiu quebrar esse romantismo, pois as cartas e as poesias escritas em papel perfumado e entregues sorrateiramente, foram substituídas por lindas poesias enviadas via Internet, e assim, as cartas de amor, que geralmente eram colocadas sutilmente por debaixo das portas, agora foram substituídas por  e-mails.  Mas o efeito continua o mesmo.  Ainda despertam o romantismo e o amor, e fazem sonhar, despertando amores loucos, pois ainda existe romantismo, e o coração ainda bate acelerado por amor.  E que esses românticos não morram jamais, pois sempre será bom saber que o amor e o romantismo ainda estão vivos...
Verdade seja dita, o que seria do mundo sem os apaixonados?

Ainda bem, pois se o mundo mudou, os sentimentos não mudaram, e ainda existem pessoas que se emocionam com palavras doces e românticas, e que ainda conseguem sentir aquele "calorzinho" interno ao receberem correspondencias, e que conseguem ter a capacidade de "sentir" a presença de quem lhe desperta doces sentimentos, e que ainda está viva a chama interna.

Na verdade, é preciso ter muita capacidade de amar, para conseguir viver esse "amor à distância", para não sentir a exigência física, ou mesmo que seja sentida,  para que o amor resista a essa exigência, ainda que muito forte.

Por que não se juntam,  já que se amam?  Por que? Porquê, oras. Razões mil podem impedir esse encontro físico, que até mesmo pode "quebrar o encanto" do amor espiritual, mas quando o encanto persiste, quando ao amor espiritual junta-se a força do amor físico, é porque o amor merece ser vivido.

Muitas vezes é gratificante estar-se "juntos ainda que distantes".  Pode ajudar a esquecer mágoas ou sofrimentos recentes, que uma presença física poderia até mesmo reavivar, podendo mesmo ajudar a reencontrar um caminho.

Enfim, mesmo que estejamos distantes, vamos procurar, juntos, ter um LINDO DIA. Sintam o abraço, que mesmo à distancia, envio com o calor de uma sincera amizade, algo que pode ser lindamente vivida à distancia, por ser menos egoísta que o amor...

sábado, 23 de junho de 2018

PAZ E AMOR, NADA MELHOR

P eço sempre por ela,
A mando aqueles que a amam,
Z elando pelo bem estar geral....
E ntão,
A mando uns aos outros,
M undo se faz melhor...
O rando para todos,
R ogando pelos necessitados
Osculos e amplexos,
Marcial
TEXTO PUBLICADO EM 06/12/2011, mas que vale a pena reprisar,
torcendo para que algo aconteça, embora pareça mera utopia...

PAZ E AMOR, NADA MELHOR
Marcial Salaverry

Por ser um admirador confesso desta filosofia de vida, afirmo que por vezes não gosto de ler ou ouvir as notícias do País e do Mundo, pois o noticiário sempre me faz lembrar de que existem ocasiões em que me envergonho de ser gente, e de que razão mesmo tinha nosso saudoso Raul Seixas: "Eu só queria ser civilizado como os animais...".
Animais não fazem essas coisas, e não cometem certos crimes inconcebíveis, como estes que usualmente assistimos estarrecidos, e que já começa a fazer parte da rotina de nosso dia a dia...

Em sã consciência, não poderíamos sequer imaginar  como podem mentes doentias arquitetar planos tão maquiavélicos como este que aconteceu num certo dia 11/03 na Espanha, ou num certo dia 11/09 nos EUA, ou num certo dia de agosto, em Hiroshima e Nagasaki, ou numa certa Quaresma, no Monte Sinai, numa certa Olimpíada em Munique, para apenas citar alguns, e foram tantos outros, sempre demonstrando que o ser humano não consegue ser humano, ou pelo menos alguns deles...

A única reação que pode causar é de uma perplexidade total e completa, assim penso ser essa a reação de qualquer pessoa normal, ou quase, ou seja, a  perplexidade total e completa, ante certos fatos, verdadeiramente inverossímeis, que infelizmente já começam a fazer parte da rotina de nossos dias...
Assim como certas violencias praticadas durante algo que chamam de "Manifestação", mas que levam dor e prejuizo, tanto material como espiritual a muitas criaturas que ficam privadas de seu mais lídimo direito de ir e vir, apenas porque um certo grupo resolveu reivindicar certos "direitos", sem respeitarem os direitos dos demais...


Quanto mais vejo certas notícias,  menos acredito nas coisas que acontecem.  Que espécie de insanidade  absurda é essa que leva algumas pessoas a colocar bombas em locais públicos, ferindo, matando, aleatoriamente pessoas cujo único crime era o de estarem vivas, passando pelo local errado, na hora errada? Ou entrar dentro de um avião, e atirá-lo contra um edifício? Ou amarrar bombas em volta do corpo e explodir com elas? Não dá pra entender o que acontece com essas mentes doentias...

O que nos resta fazer? Simplesmente uma prece,   para todas essa vidas desperdiçadas em nome de um ódio absurdo, contra sei lá o que, e o que é pior ainda, em nome da liberdade, em nome de Deus, ou em nome de algo indefinido. Portanto, terríveis crimes são cometidos, segundo esses monstros, em nome da liberdade, em nome de uma vida livre, e em nome do direito de ter uma religião, e em nome desse pretenso direito, tiram o direito de viver de tanta gente inocente.

E isso  é um contra-senso incrível, pois essa liberdade que esses terroristas monstruosos pregam, é a mesma que aqueles que morreram, ou que ficarão inválidos também desejam, que é a de viver em paz. Como então, praticar-se semelhante violência em nome da liberdade? Em nome do direito de expressão? Se tiraram o direito de vida de pessoas comuns, pois tais atentados ceifam a vida de pessoas comuns, que apenas estavam na hora errada, e no local errado, trabalhadores, donas de casa, cidadãos que nada tem a ver com a briga das lideranças políticas. Então,  como querem que seu direito seja respeitado? Apenas em nome de um ódio absurdo, que apenas é fruto da intolerância do bicho homem.

Portanto, "Eu só queria ser civilizado como os animais”.  Não tenho razão?
Portanto, amigos, pensando em fatos assim, o único que me resta fazer é uma prece para as vítimas dessas monstruosidades, e peço a vocês, meus amigos e amigas, que me acompanhem.
UM MINUTO DE SILÊNCIO, por todas essas vítimas da intolerância e da maldade humana.
E então, podemos pensar num LINDO DIA...
Quanto à punição contra os criminosos... Ainda acredito que se a justiça dos homens falhar, a Justiça Divina dará um jeito, punindo-os adequadamente.
Lembrando com saudade uma turminha de doidos que se saudavam com uma expressão muito simpática: PAZ E AMOR, BICHO...

sexta-feira, 22 de junho de 2018

UN SUEÑO DE PAZ // UN RÊVE DE PAIX

Creo por lo menos ser posible soñar con la Paz...
Je crois être posible, au moins rêver avec la Paix...

UN SUEÑO DE PAZ
Marcial Salaverry

Tuve un sueño de paz,
pues de soñar aún soy capaz,
no sé hasta cuando,
con esa violencia imperando...
Vi todos abrazándose,
vi casales amándose,
no vi nadie peleando
ni tampoco guerreando...
Claro... Apenas soñé...
Abri los ojos... desperté
Fué un sueño,
dulce, risueño...
No quiero despertar...
Dejenme por lo menos soñar...
Dejenme tener esa sensación,
de amor en el corazón
de las personas...
Que ellas sepan ser buenas...
Que todos deseén paz...
Pero, cual, nadie de eso es capaz...
Que gran utopia...
Que linda fantasia...
Que bueno seria,
si los hombres finalmente
diesen buen uso para la ciencia,
y no apenas para la violencia...
Cada vez más armas de guerra perfeccionando
Para donde están nos llevando?
Desanimado, sigo preguntando:
HASTA CUANDO?????


UN REVE DE PAIX
Marcial Salaverry

J’ai fait un rêve de paix,
Tant que je suis encore capable de rêver,
Je ne sais jusqu’à quand,
Avec cette violence qui règne…
Je les ai vus tous s’enlacer,
J’ai vu  des couples s’aimant,
Je n’ai vu personne se battre
Ni se faire la guerre…
Bien sûr… ce n’était qu’un rêve…
J’ouvris les yeux… et me réveilla
Ce fut un rêve,
Doux, rieur…
Je ne veux pas me réveiller…
Laissez-moi avoir cette sensation
D’amour dans le cœur
Des personnes…
Qu’elles sachent être bonnes…
Que tous désirent la paix…
Mais, qui, personne n’est capable de cela…
Quelle grande utopie…
Quelle belle fantaisie…
Que ce serait bon,
Si finalement, les hommes
Faisaient bon usage de la science,
Et pas seulement pour la violence…
Toujours plus d’armes de guerre perfectionnées
Pour nous amener où ?
Démoralisé, je me demande :
JUSQU'A QUAND ????

Marcial Salaverry

EM BUSCA DO AMOR

EM BUSCA DO AMOR
Marcial Salaverry
Falar em busca do amor
seja como for,
na verdade seria um contrasenso,
pois não se encontra senso
em procurar o amor...
A verdade é que ele nos acha,
e por vezes, nos racha...
Quando ele nos encontra,
por vezes se desencontra...
O amor não se procura,
o que é uma doce tortura...
Quando menos se espera,
ele vem e nos diz, espera,
mas se ele se vai, nos desespera...
O amor é assim,

dá vida do princípio ao fim...
Por vezes é incongruente,
por vezes é insolente,
mas nós o temos latente,
e a ele nos entregamos simplesmente,
procurando vive-lo apaixonadamente...

Marcial Salaverry

ENTENDENDO O AMOR ENTRE ALMAS

Quando as almas se amam, nem sempre
os corpos se exigem...
Amam-se etèricamente num amor de virtual realidade...
Osculos e amplexos,
Marcial

ENTENDENDO O AMOR ENTRE ALMAS
Marcial Salaverry

Por ser um tema complexo, com certeza é dificil entender ou aceitar que pode haver um entendimento entre almas, com algo que pode levar ao amor, que será etéricamente vivido.  Certamente nem todos acreditam que podem existir almas que se amem, que dirá de um encontro entre elas, sem que os corpos se vejam, ou se toquem.
Mas esse amor etéreo, claro que pode existir, desde que se saiba vive-lo, e certamente para que isso aconteça, é preciso saber usar muito bem a força do pensamento e da imaginação.

Falando do amor entre almas, não estou falando de fantasmas que eventualmente tenham um relacionamento, digamos fantasmagórico, mas sim de pessoas que se amam mesmo sem se verem.  Pessoas vivas portanto, cujas almas já se conhecem e se reencontram, e pode-se mesmo dizer que são almas que se conheceram em outras passagens.  Pode até inexistir um conhecimento físico, mas as almas se amam.  Este tipo de amor etéreo, sempre aconteceu.

Antigamente, eram cartas de amor, romances, poemas, que despertavam castas paixões à distancia. Depois a coisa evoluiu para o telefone, e assim, quantos romances de amor começaram apenas com o ouvir da voz de alguém. Não se sabia porque, mas aquela voz mexia com o interior, despertando sensações estranhas. Como com os amores surgidos por cartas, ou por poemas jogados pela janela, também os romances telefônicos nem sempre tinham seguimento após o conhecimento físico, que muitas vezes era frustrante, e isso poderia acontecer porque não havia muito tempo para que as almas se conhecessem, porque geralmente eram romances a curta distancia, o que possibilitava um conhecimento físico rápido, e então, após algumas conversas, marcava-se um encontro, e assim sendo, não havia muito entendimento "anímico".
Era a voz, aquele timbre especial e depois o encontro que nem sempre dava o retorno ideal.

As almas buscavam-se mas não se encontravam.  Por vezes esse encontro bem tramado poderia marcar um amor completo e total, e isso poderia acontecer quando as almas conseguiram apressar o conhecimento, e depois "se apresentaram" fìsicamente.

Contudo, eis que surge a Internet, possibilitando um contato imediato e "quase" barato a longa distancia. E essa distancia que existe, é que possibilita um conhecimento mais profundo entre as almas,  já que o conhecimento físico pode ser bem mais complicado.
Por vezes exige grandes viagens, que nem sempre são possiveis, por fatores vários.  Existe a facilidade de fotos e webcam, mas isso se por um lado possibilita que os parceiros conheçam mais ou menos, o aspecto físico,  não existe o contato, que poderá determinar se as almas acertaram a escolha.

E esse amor entre as almas, geralmente acontece sem que possamos prevê-lo. Não o estamos procurando, e sequer "pedindo" algum encontro,  que acaba acontecendo quando menos esperamos.  Começa-se, por vezes acidentalmente numa troca de emails, e assim consegue-se descobrir afinidades inesperadas.
Para que esse amor entre almas frutifique, é preciso que exista uma doação de sentimentos, que haja sinceridade nas conversas, que as almas se abram e se exponham, que se conheçam realmente enfim, não importando a distancia entre os corpos, se houver esse entendimento anímico, que pode ser considerado algo como um resgate entre almas que se amam, podendo acontecer um resgate de suas almas, um resgate de um amor não vivido em sua plenitude em outras vidas.

Por vezes, não deve haver o encontro físico, que poderia por fim ao sentimento surgido entre as almas. Por vezes, contudo, encontra-se a autentica "alma gêmea", que poderá compartilhar o futuro, em total plenitude, e quando surge esse amor, o desejo, o sexo, podem ser relegados a plano secundário, pois o que conta, é a afinidade surgida entre ambas as almas, é o simples sentir da presença do ser amado dentro do coração.

Essas almas acabam "precisando" uma da outra, se interdependem para serem felizes. E esse amor quando surge assim, forte, intenso, nem o tempo consegue apagar, e muito menos a distancia, eis que  é um amor que vem de longe, de outras vidas, e que não foi vivido em plenitude quando poderia ter sido, mas as almas souberam se encontrar para completar esse amor.

E assim, vivendo esse amor, ou um amor "de fato", sempre fica mais fácil ter UM LINDO DIA, que poderá ser perpetuado, e que o amor seja eterno, enquanto é terno, é real, e vivido com a alma, em plenitude...

quinta-feira, 21 de junho de 2018

COMO VIVER COM ALEGRIA DE VIVER


COMO VIVER COM ALEGRIA DE VIVER

Marcial Salaverry

Viver com alegria de viver, simplesmente
é algo que nos faz bem,
e nos dá felicidade para a alma e a mente...
Certamente faz bem ao corpo também...
A vida é como um jardim,
que devemos regar com amor e carinho,
para que possamos enfim,
ver florido nosso caminho...
A alegria de viver está na alma,
é uma sensação de felicidade,
que sempre nos acalma,
e nos dá tranquilidade.
Sabiamente já se dizia que a felicidade
pode ser sempre encontrada,
não tem credo, cor, nem idade,
e tampouco deve ser procurada,
apenas aceita em sua simplicidade...
A felicidade está na nossa frente,
só depende, essa é a verdade,
de que  simplesmente,
seja essa a nossa vontade.
A felicidade está no amor,
está na paz, está na amizade,
devemos sempre ter n'alma o calor
de um bem vivido e feliz amor...
A felicidade, nós a encontramos,
ao sentir toda essa ternura,
quando juntos estamos,
vivendo esta ventura,
regando nosso jardim com amor,
para assim colhermos,
a beleza da flor
que por nosso amor merecermos...

É PRECISO SABER DIALOGAR

Com toda certeza, diálogo é a base para qualquer tipo de entendimento.
Mas há que ser um diálogo dialogado, e não monologado...
Ósculos e amplexos,
Marcial

É PRECISO SABER DIALOGAR
Marcial Salaverry

Certamente é preciso saber dialogar, uma vez que em qualquer tipo de relacionamento, seja amoroso, seja de amizade, seja entre pais e filhos, seja profissional, ou comercial, basta que haja pessoas envolvidas, a base de tudo foi, é e sempre será o diálogo. É importante que haja entendimento entre as partes, e este só poderá ser conseguido se houver diálogo.

Muitas vezes nos calamos ante certas situações que nos causam desconforto, ao invés de procurar acertar as coisas, ou ao menos tentar um entendimento.  Claro que existem situações que não existe possibilidade de diálogo.  Chegando-se a essa encruzilhada, a melhor opção é mudar de rumo, e até mesmo silenciar, para que não se degenere em discussão e em briga. 

Em casos assim, se não houver possibilidade de entendimento, é o fim do diálogo. É o fim da harmonia do entendimento, impondo-se um ponto final no assunto, e dessa maneira, muitas vezes, o silêncio é a melhor arma para evitar-se discussões estéreis, ou infindáveis polemicas.

A propósito, vejam a mensagem que me foi passada por L’Inconnu:
"Pior do que uma voz que cala, é um silêncio que fala".
Nessas ocasiões, o silêncio diz verdades irrefutáveis. Diz que não desejamos mais falar sobre o assunto, diz que toda e qualquer possibilidade de diálogo chegou ao fim. Diz que é um rompimento definitivo. Verdade seja dita, em certos casos, o silêncio é um autêntico grito de alerta, dizendo um basta para discussões estéreis. Ele nos fala tantas coisas, nos faz repensar sobre atitudes que vínhamos tomando, e até mesmo possibilita um retorno a um diálogo depois que as coisas esfriarem. Essa a importância do diálogo, mantê-lo até onde for possível, e retoma-lo quando for possível novamente.

Nem a discussão, nem o silêncio falam de perdão, falam de nova chance, mas o diálogo retomado, abre perspectivas para tudo. Devemos portanto, saber usar o silêncio para quebrar um clima de discussão, para evitar que a situação se agrave, e para que se possibilite uma análise da questão, verificando-se se será possível reatar-se o elo rompido.

Há que se saber interpretar os silêncios, nem sempre os considerando como fim de tudo, mas como uma trégua a ser observada, para que os ânimos esfriem. Devemos usa-lo quando o diálogo está tomando o perigoso rumo da discussão, quando ambas as partes permanecem firmes em seus pontos de vista, ao invés de procurar um meio termo compatível, e esse pode ser considerado o diálogo do silencio. A chamada pausa para meditação, quando é necessário um tempo para pensar e analisar situações conflitantes...

Certamente nem sempre é fácil calar-se quando a discussão começa a ficar acesa. E como é importante saber faze-lo, sobretudo quando alguém tenta nos provocar, tentando polemizar certas situações, quando simplesmente, por quaisquer razões, tentam nos “chamar para a briga”, (empregando um termo de minha infância longínqua), devemos saber evitar essa provocação gratuita, pois muitas vezes, perdemo-nos em questões estéreis que a nada nos vão levar, apenas em função de um temperamento polemizador.  Ainda podemos tentar um diálogo, indagando o porque dessa provocação, mas a melhor resposta que poderemos dar, ainda e sempre será o silêncio, para que ambos os lados possam repensar e reavaliar situações. 

Dizem que “da discussão nasce a luz”, mas também grandes brigas bem iluminadas.  A luz poderá nascer de um diálogo ponderado, em que ambas as partes possam se explicar, sem que estejam com o espírito prevenido, mas simplesmente ambas, dispostas a falar e a ouvir, e esse ponto é fundamental, "saber falar e ouvir"... Desse diálogo poderá surgir um acerto, ou não, mas de um jeito ou de outro, será algo amigável, acertado civilizadamente.

E uma das maneiras de sempre resolver as coisas ponderadamente, através de um diálogo amigável e gostoso, é tendo o desejo de fazer de cada dia, sempre UM LINDO DIA, e se isso é bom, pra que mudar?
 

quarta-feira, 20 de junho de 2018

PARA PENSAR NO PENSAMENTO

Sempre é bom procurar pensar, para
bem analisar a vida e suas variações...
Sempre é bom procurar manter ativos nossos
neuronios (mesmo que apenas dois...:)),
pois os mantendo em atividade, é um meio para
se proteger daquele alemão chato, o tal do Alzheimer...
Vamos exercitar o exercício do pensamento,
tentando pensar em coisas da vida...
Ósculos e amplexos
Marcial

PARA PENSAR NO PENSAMENTO
Marcial Salaverry

Sempre é tempo de aprender uma coisa muito importante,
que é viver em paz consigo mesmo...
Saibamos aceitar o que a vida nos trouxe, e estaremos a um
passo da felicidade...
Marcial Salaverry

Por vezes, chegamos a uma encruzilhada...
Qual rumo tomar?
Se a escolha é dificil, algo é preciso ser feito...
Há que se ponderar, e ousar... Ou não...
Marcial Salaverry

Uma consulta a nossa alma, sempre precisamos fazer quando temos que decidir
algo em nossa vida.
Ponderar...Meditar... E então, decidir...
Nada deve ser resolvido ao primeiro impulso, mesmo que nos pareça o mais certo...
Sempre é bom analisar para encontrar outras opções...
Marcial Salaverry

Para tudo nesta vida, devemos ter a atenção devida, nunca deixando dúvidas para trás...
Diálogo e ponderação, sempre aclarando a situação...
Melhor procurar resolver do que adiar, não deixando
para trás o que a vida nos traz...
Marcial Salaverry

Uma amizade sincera é aquela em que existe uma afinidade de almas, permitindo que haja um entendimento entre aqueles que sabem se entender, evitando mágoas e reclamações desnecessárias...
Um simples alô já serve para "dizer" tudo o que lhe vai na alma, e é entendido...
É o sentimento mais lindo e puro que une as pessoas que tem a felicidade de se encontrarem...
É a amizade verdadeira...
Marcial Salaverry

O primeiro passo para amar e ser amado, é saber amar-se...
Sabendo, estará apto para amar a outrem...
Marcial Salaverry

Sempre existirão problemas...
Deles não poderemos fazer dilemas...
Apenas... Solucioná-los...
Justificando porque estamos aqui...
Marcial Salaverry

Se desejar ter UM LINDO DIA, faça algo
para merece-lo, e não se limite a ficar
esperando que ele aconteça...
Faça sua parte...

terça-feira, 19 de junho de 2018

TENTANDO ENTENDER O AMOR

 
TENTANDO ENTENDER O AMORMarcial Salaverry

Mergulhando em profunda reflexão,
sem temer alguma possível decepção,
tentando entender o que é o amor,
o que é esse viver, que à alma traz calor...
Que faz sentir quem não está presente,
como se presente estivesse...
Perde-se em pensamentos
que podem provocar lamentos...
Se o amor não foi perfeito,
pode-se tentar consertar o defeito...
Ao sentir a alma um pouco passiva,
tenta-se deixá-la mais ativa,
pedindo para coração placidez,
e que possa trazer mais lucidez...
Não se pode ser precipitado ou incoerente,
devendo agir sempre conscientemente...
É preciso mergulhar em reflexão,
consultando bem o coração,
e se descobrir que do amor não há como fugir,
é melhor entregar-se ao sentir,
para assim acabar com o tormento,
sem sequer pensar em lamento...
Assim, meditar e analisar,
vendo se é melhor ao amor se entregar,
e sentir do amor toda a emoção
que dá mais vida ao coração...
Olhando com o olhar da alma,
sentindo o sentir que acalma,
para entender sempre a realidade,
do que é esse amor, na verdade,
entregando-se aos doces sentimentos,
deixando esquecidos outros lamentos...
Sonhando com o amor finalmente,
e vivendo esse amor realmente,
para então entender
que com amor é melhor para viver...
 
Marcial Salaverry

SEMPRE EXISTE ALGO PARA NOS FAZER CHORAR

Nem sempre devemos chorar por alguém...
Temos que saber usar o bom senso,
pois nem sempre lágrimas são merecidas...
Osculos e amplexos,
Marcial

SEMPRE EXISTE ALGO PARA NOS FAZER CHORAR
Marcial Salaverry
                                                             
Certamente sempre existe algo que pode nos fazer chorar, pois quando nossos sentimentos são atingidos, certamente existem circunstâncias que podem nos fazer chorar.  Pode ser uma grande alegria, uma grande emoção, uma grande tristeza, uma dor profunda, tudo depende da sensibilidade da alma, e até mesmo do momento que estivermos vivendo, pois se estivermos melancólicos, propensos às lágrimas, até um por do sol muito lindo poderá nos fazer chorar. Ou uma música, ou um poema, algo que atinja nossa sensibilidade.

Podemos chorar por saudade.  Alguém muito querido que partiu. Mas nesse caso será melhor nos escudarmos nas boas lembranças, que poderão, se não evitar, pelo menos  minimizar a dor pela ausência.

Essa terapia faz muito efeito, pois lembrar momento felizes que foram vividos juntos, parece que nos faz sentir a presença de quem está ausente. O importante é não nos deixarmos dominar pela dor da partida, procurando substitui-la pela lembrança da alegria que um dia existiu. E como isso ajuda...  Pode não ser muito fácil faze-lo, mas é um excelente exercício mental.

Podemos igualmente chorar quando alguém nos faz sofrer.  Por exemplo alguém a quem amamos e que nos rejeita.  Seja um amor, um filho, um amigo, enfim, alguém que apreciamos, e que parece não retribuir esse sentimento, mas nesses casos, não vale a pena chorar. O melhor é devolver a mesma frieza, tendo sempre em mente que ninguém merece nossas lágrimas, pois as únicas pessoas que realmente  merecerem nossas lágrimas, nunca nos farão chorar. Pelo menos, não voluntariamente.

Um sentimento de amor, de amizade, de carinho, geralmente só provoca lágrimas de emoção, de alegria, nunca de tristeza.  Havendo essa reciprocidade, até mesmo eventuais ausências poderão ser superadas.

L’Inconnu mostrou-me uma mensagem interessante, que diz  o seguinte:
"Se você ama alguém, coloque seu nome em um círculo, ao invés de um coração. Corações podem se quebrar, mas círculos duram para sempre".
Quando estamos necessitando ser ouvidos, apenas os verdadeiros amigos nos ouvirão.  Apenas quem realmente nos aprecia será capaz de nos acudir em nossos maus momentos, sejam eles quais forem.  Muitas vezes, chegam a ouvir o que pensamos.  Essas são as reais amizades.

Não precisamos pedir socorro,  elas nos socorrem antes.  E dessa mesma maneira deveremos agir quando a situação for inversa.

Não deveremos demonstrar raiva, mesmo que a sintamos.  A raiva é má conselheira.  Antes de nos deixar levar por sua negatividade, deveremos ponderar bem a situação, procurando ameniza-la o mais possível.  Evitando uma explosão de momento, tudo parecerá menor depois.

Muitas amizades, muitos amores, são perdidos por uma explosão de ira num momento inadequado. Uma amizade assim perdida, dificilmente será recuperada, pois as sequelas provocadas nem sempre encontram lenitivo.

São essas perdas, cuja lembrança poderá provocar nossas lágrimas depois.  Principalmente ao chegar à conclusão de que aconteceram por um momento de destempero que tivemos, ao cortar bruscamente vínculos afetivos plantados durante muito tempo. 

Sofremos e fazemos sofrer, somente por uma questão de orgulho ferido que eventualmente pode ter provocado nossa ira.  Soltamos os “bichos” impensadamente, e depois não os conseguimos repor nas jaulas, perdendo uma amizade que nos era muito cara.

Enfim são muitos os motivos que podem nos fazer chorar.  E uma coisa é certa.  Seja qual motivo for, ao sentir aquele nozinho na garganta, não se segure, “deixe as águas rolar”, pois é muito melhor um desabafo do que segurar uma emoção que está lá dentro, doidinha pra sair.

Bem, para evitar tudo isso, o melhor mesmo é termos UM LINDO DIA, sempre lembrando que lágrimas são benvindas quando a alma sentir necessidade de soltá-las... 

segunda-feira, 18 de junho de 2018

AS QUALIDADES DE UM HOMEM

Nosso bom Diógenes cansou de procurar um homem honesto,
que preenchesse os requisitos para ser o "Homem Ideal"...
Não encontrou...
Será que não soube procurar, ou não existe mesmo?
Mas... nem em Brasilia?????

AS QUALIDADES DE UM HOMEM
Marcial Salaverry

O homem para ser homem na verdadeira acepção da palavra, deve ter certas qualidades que são indispensáveis para marcar favoravelmente sua passagem pelo mundo.
As qualidades mencionadas não devem ser encaradas como qualidades, mas apenas como inerente às obrigações de pessoas que se disponham a viver em Sociedade, sejam homens ou mulheres, ou qualquer outro dos sexos paralelos.
Acontece que o famoso "culto ao umbigo', faz com que o ser humano deixe de ser humano para se transformar em um ser egoísta, apenas pensando em si próprio, esquecendo-se de que os espaços e os direitos alheios devem ser respeitados, assim como os próprios.  Não podemos querer que o mundo gire em torno de nós. Não podemos querer que o mundo se adapte a nós, pois nós é que devemos nos adaptar a ele.
Tais desejos são quase utópicos, quando na verdade deveria ser a coisa mais fácil e normal encontrar alguém que se encaixe nesse modelo ideal, que é apenas o que poderia e deveria ser modelo padrão, produzido em série. Na realidade, é modelo de exceção...
Diógenes já tentou encontrar, mas não conseguiu... Espera-se que um dia seja encontrado, seja nesta, ou em outra passagem...
Para tanto basta que seja uma criatura capaz de deixar de lado inveja, prepotencia, preconceitos, orgulho, desonestidade, corrupção, negociatas, e comece a entender que a vida fica bem melhor se adotarmos coisas como amizade, humildade, respeito, consideração, bom senso, honestidade, solidariedade, respeito aos direitos alheios, algo mais difícil a cada dia que passa, principalmente nos altos escalões, onde as propinas correm à larga... Convenhamos que realmente é uma busca inútil, principalmente nos tempos atuais, onde prefere-se oPTar pela bandalheira generalizada...

 Pensem nisso, e as eleições estão próximas...

UMA PROPOSTA DE AMOR

UMA PROPOSTA DE AMOR
 Marcial Salaverry

É realmente interessante
uma proposta para  amar o bastante...
O desejo pode ser simplesmente,
querer apenas amor somente...
Algo que é preciso saber doar,
se a proposta resolver aceitar...
Deseja-se um carinho apaixonado,
e que se viva sempre ao lado
totalmente,  sem restrições,
aceitando todas as emoções
que o amor possa proporcionar,
na real maneira de amar...
Deseja-se um amor com liberdade,
e que só se pense na felicidade,
sem pensar com seriedade,
em exigir fidelidade...
Disso o amor não tem necessidade,
basta que seja um amor de qualidade...
Que existam ardentes carícias,
propiciando do amor todas as delícias...
A proposta real enfim,
que seja um amor sem fim...

Marcial Salaverry

MEDITANDO PARA UM LINDO DIA

Por vezes uma meditação se impõe,
para tentar acertar algumas arestas...
Sempre é bom pensar antes de agir...
Ósculos e amplexos,
Marcial

MEDITANDO PARA UM LINDO DIA
Marcial Salaverry

Alguns pensamentos esparsos por vezes podem nos ajudar a chegar a algumas conclusões...

A vida é uma eterna escola...
Devemos ser bons alunos, se a quisermos bem viver...
_______

A luz da Fé, é a luz que ilumina nosso caminho, afastando as trevas da descrença...
_______

Nada nem ninguém é tão importante, que possa parar o tempo...
Portanto... Ninguém é melhor do que ninguém...
Somos todos iguais para o Amigão...
Deveriamos se-lo para os homens tambem...
Mas não é o que acontece...
________

Por vezes vem aquela necessidade de abrir a alma, de soltar o que sentimos...
E faze-lo, poderá nos fazer muito bem...
E sempre é bom pensar antes de faze-lo...
_________
Existem certas decisões que um dia precisamos tomar...
Definir rumos... Pensar... Analisar... Decidir...
E é o que sempre deve ser feito, para evitar certas besteiras que fazemos...
______________

Saiba reconhecer a força de sua alma, e saiba usá-la convenientemente, para deixá-la feliz,
e assim nos ajudando a conseguir a felicidade, permitindo-nos aquela sequencia gostosa de LINDOS DIAS...

Osculos e amplexos,
Marcial

domingo, 17 de junho de 2018

COMO DEVE SER UMA VERDADEIRA MULHER

Temos que aprender a dar o devido valor à MULHER...
Osculos e amplexos,
Marcial
TEXTO PUBLICADO EM 14/11/2004, mas sempre atual...

COMO DEVE SER UMA VERDADEIRA MULHER
Marcial Salaverry

Vamos analisar com isenção de ânimo como deve ser uma mulher.  Como deve ser e agir uma verdadeira mulher.  Analisemo-la à luz das necessidades de um homem que saiba dar o devido  valor a uma mulher.  Sem preconceitos machistas ou feministas, apenas realistas.

Ela deverá ser forte. Poderosa.  Ao mesmo tempo, suave e delicada.  E elas sabem ser. Quando querem.
Comparativamente falando, podemos dizer que ela deverá ter a força e o calor do sol para aquecer o dia do homem, e ao mesmo tempo, deverá ter a suavidade da lua, das estrelas, para iluminar o amor, e permitir o repouso após o embate amoroso.

Deverá ser amena e benfazeja como a brisa que acaricia nosso corpo durante o dia.  Contudo, em certas ocasiões deverá ter a fúria   da tempestade, mostrando toda a força de seu amor, e seu valor, que deverá ser reconhecido por seu companheiro.
Deverá saber se impor com suavidade.  Fazer prevalecer sua vontade, fazendo com o que homem pense que é ele quem comanda.  Essa impressão de domínio masculino é importante para que a mulher prevaleça.  Não deve se apequenar, submeter-se, mas deixar essa impressão.
Embora ele ostente o poder, em seu íntimo sabe a grande companheira que tem.  E saberá escuta-la em seus momentos de duvida, se souber usar o bom senso para saber bem faze-lo.

Deverá ter a doçura de uma fruta madura, sem esquecer que por vezes a fruta pode ter um travo amargo mas devemos saber o momento de aproveitar a doçura, ou de entender os problemas que ela pode estar passando, saber aceitá-los, sabendo entender seu íntimo.
Deverá ser terna e suave como as pétalas das flores, mas sempre lembrando que flores também tem espinhos, e que devem ser tratadas com cuidado e carinho para não ferir as mãos de quem as toca sem a devida atenção.
Deverá ter a alegria encontrada no chilrear das avezinhas quando o dia começa.  Sempre é bom amanhecer com alegria, mas devemos fazer nossa parte, a alegria, a felicidade, exigem reciprocidade.

Podemos compara-las com os riachos que serpenteiam serra abaixo, acariciando as pedras que encontra, mas por vezes as leva de roldão.  Devemos saber receber as carícias, sem enfrenta-las com resistência, pois poderemos ser simplesmente deixados para trás.

Fala-se da fragilidade feminina. Que elas precisam sempre de nosso amparo e proteção. Sempre será uma falsa impressão.  Na realidade, quando parecem estar sendo amparadas, são  elas que nos dão o real apoio, fazendo-nos pensar que somos os mais fortes. Isso na realidade, é o que nos faz ficar fortes.  Não é à toa que existe aquele provérbio "Por trás de todo grande homem, sempre existe uma grande mulher." Permito-me acrescentar, “muito cansada.”

Na verdade, elas tem a coragem das leoas, não esquecendo que são as leoas que enfrentam os maiores perigos, e vão à caça para alimentar os leões. Assim são as mulheres que realmente merecem ser chamadas de mulheres.  Não hesitam em acompanhar e apoiar seus homens na grande aventura da vida.  Não hesitam em abandonar seus lares e famílias para estar ao lado de seus eleitos, quando isso for necessário.
O homem foi educado para desbravar o mundo, e a mulher existe para que isso seja possível.
A história nos apresenta milhares de exemplos de mulheres que foram o sustentáculo de grandes lideres mundiais.  Sem falar que muitas não apareceram, por preferir trabalhar à sombra.  Mas tenham a certeza de que existiram, pois esse apoio sempre será vital para suas realizações, algo que nem sempre é reconhecido...

Em troca dessa força toda, desse apoio todo, de serem nosso real sustentáculo, apenas pedem em troca, amor, carinho, atenção e, principalmente muito respeito.
Respeito pelo que ela faz, respeito pelo que ela vale, respeito pela sua condição de mulher, e principalmente, respeito pelo respeito, amor e carinho que ela nos devota.
Infelizmente muitos não reconhecem esse valor, e apenas vão notar sua falta quando as perderem.

Para as mulheres em geral, e para os homens que lhes sabem dar o devido valor, vai meu abraço especial, e os melhores desejos para UM LINDO DIA.

sábado, 16 de junho de 2018

O QUE CHAMAMOS DE AMOR

O QUE CHAMAMOS DE  AMOR
Marcial Salaverry

Para o amor conhecer,
é preciso algo entender

que coisa interessante que é amar...
Uma coisa que estimula a poetar,
que ensina o que é felicidade,
e também o que é saudade...
Ensina até mesmo o que é amor,
assim como ensina a dor...
Chega e até alegra o coração,
com uma quente emoção...
Mas pode entristece-lo também,
quando nosso amor não vem...
Por vezes, leva-nos ao riso,
e tambem nos leva ao siso...
A grande verdade diz que viver sem amor,
certamente é uma vida sem cor...
Assim sendo, certamente amar é preciso...
Amar é vital se quisermos alegrar a vida...

Marcial Salaverry

AMOR PARA SER AMOR VEM DA ALMA

O amor deve ser sentido com real sentimento, bem dentro
de nossa alma...
Osculos e amplexos,
Marcial

AMOR PARA SER AMOR VEM DA ALMA
Marcial Salaverry

Para entender e poder bem viver o amor, é preciso saber que é um sentimento sui generis, pois é uma eterna doação, e não uma fonte de cobranças, eis que é algo que brota espontaneamente no nosso coração, na nossa alma. Ele não deve ser imposto, como se fosse nossa obrigação amar a alguém.

Assim, o amor é resultado de um amálgama de sentimentos. Nele deve haver amizade, confiança, carinho, dedicação, doação, tudo menos obrigação. Nem sempre amamos a quem devemos amar, mas se esse sentimento surgiu, saibamos administrá-lo. É válido tentar a conquista do ser amado, mas ser amado por ele é outro papo, é algo que depende dos sentimentos que o dominarem.  Pode ou não haver a reciprocidade, ou, em havendo o retorno, pode haver ou não a possibilidade, e esses, são os fatores que devem ser analisados, e a grande verdade é que não se pode obrigar ninguém a amar ninguém.

Conquistar o amor de quem desejamos, ou pelo menos tentar faze-lo, é uma coisa, obrigá-lo a nos amar é outra, e a propósito, li um pensamento de Jonathan Swift, que mostra bem como pode e deve ser o amor:
"Amar é um jeito próprio de sentir...um jeitinho gostoso quando alguém nos ouve com paciência, e faz a gente sentir que não se cansou com a conversa da gente, um jeito feliz que fica dentro da gente... E surge assim, derepente, no silêncio, quando a gente troca confidências com alguém, quando ajuda a quem precisa de nós, quando, mesmo sem palavras, a gente sabe o que a outra pessoa sente, enfim, é um sentimento feliz que fica no coração da gente."(Jonatthan Swift)
Uma definição perfeita: "é um sentimento feliz que fica no coração da gente..." E para que seja feliz tem que ser sentido em liberdade, sem pressões e nem cobranças.
Não podemos exigir que sejamos amados na mesma intensidade de nosso amor.
Aliás, não existe isso de amar muito, ou pouco. Ou se ama, ou não se ama. A intensidade fica por conta de nosso emocional, e vai depender das afinidades, da amizade, da maneira como o amor pode se expressar.

Mostramos nosso amor quando ouvimos e damos atenção que nos dizem, quando procuramos ajudar de alguma maneira, seja com atos ou com palavras, quando nos interessamos por seus problemas, ou mesmo quando sabemos fazer um carinho, um afago, mesmo que à distancia.
O simples fato de se interessar pelos problemas, é uma demonstração inequívoca de amor, de amizade, de carinho.

Assim o amor é mostrado muito mais do que o simples fato de dizer "EU TE AMO" quinhentas vezes por dia, mas dito apenas da boca pra fora, sem um real sentimento de amor, apenas para atender a cobranças de quem nos ama, que somente poderá sentir o amor através dessa declaração, e assim, esquecendo-se de todo o carinho demonstrado de outra maneira.

Temos apenas que aprender a "sentir" o amor que nos é devotado. E saber receber o que nos é doado. Sabendo entender, saberemos corresponder. E cobranças não ajudam em nada, chegando mesmo a ser fator de inibição. É preciso entender que amor é um sentimento que brota espontaneamente.
Palavras de amor devem ser ditas nos momentos certos, quando as sentimos dentro de nós, e estão querendo sair, e não quando nos pedem que as falemos. Assim, deixará de ser natural, para ser algo forçado, podendo mesmo soar falso.
Muitas vezes um simples aperto de mão significa mais do que um apaixonado beijo.
Há que saber entender os sinais do amor, captando o "sentir" de quem desejamos.
E saber esperar pelos momentos em que tudo poderá acontecer.

Claro que é complicado administrar os sentimentos dessa maneira, mas é o caminho mais seguro para se conquistar, e principalmente, para se manter esse amor por muito tempo.  Para amar, temos que sentir e dar liberdade para nosso amor. Se ele permanecer a nosso lado, é porque realmente o deseja, e não porque é "obrigado" a isso. Assim, poderá haver a reciprocidade.
Assim, seremos amados, talvez não da maneira como desejaríamos sê-lo, mas da maneira como nosso amor nos ama. E saber aceitar esse amor é a melhor maneira de mante-lo, e torná-lo duradouro.

E com plena e total certeza, conseguir manter o amor a nosso lado num clima de total e sincera reciprocidade, é o melhor jeito para termos UM LINDO DIA, repetindo-o a cada dia de nossa vida...

sexta-feira, 15 de junho de 2018

É PRECISO ENTENDER UMA SINCERA AMIZADE

Existe uma tênue linha separando amizade de paquera...
E nem sempre é aconselhável transpo-la...
Saber manter uma amizade sempre será uma sábia atitude...
Osculos e amplexos,
Marcial
TEXTO PUBLICADO EM 06/06/2012.

É PRECISO ENTENDER UMA SINCERA AMIZADE
Marcial Salaverry

Embora muitos possam supor que entre pessoas de sexos diferentes não pode haver amizade, vamos entender que isso é um grande engano, pois essa amizade pode perfeitamente existir, e realmente existem grandes e leais amizades entre homens e mulheres, sem que haja desejo sexual de nenhuma parte.  Apenas aquele sólido e gostoso carinho que apenas uma grande amizade propicia, e isso acontece  tanto no virtual, como no real.  Apenas é preciso que se coloque bem as coisas, para evitar confusões.  Há que saber sentir bem até onde chega a amizade, e onde pode começar o amor. O limite entre o carinho e a carícia. Um toque de amizade, é dado com calor.  Um toque de amor provoca arrepios. Um beijo de amizade, é um beijinho, mas um beijo de amor, sempre será aquele beijo de amor, trocado com intensidade e desejo...

Para amizade, conversa-se, para amor, paquera-se, e portanto, é certo que amizade e paquera,  são duas coisas bem diferentes, mas que são muito confundidas, pois muitas vezes simpatizamos com alguém, gostamos de bater um papo amigo com essa pessoa, mas somos mal interpretados, e com consequencias nem sempre agradáveis.

Existem as duas faces da moeda, uma vez que podemos ser mal interpretados como por estar tentando uma paquera, quando na realidade apenas desejamos manter uma amizade sem qualquer outro interesse, além da amizade propriamente dita. E a pessoa se afasta, magoada por termos sido abusivos, na sua opinião, pois o que ela desejava era apenas uma amizade. Também podemos apenas desejar uma reação amigável do outro lado, e somos surpreendidos com uma cantada explícita, que por vezes nos coloca em uma posição desconfortável, e sempre será interessante aclarar bem a situação, pois boas amizades devem ser mantidas, e bom senso e compreensão ajudam essa manutenção.

Esta crônica foi inspirada por um e-mail recebido de uma nova amiga, L’Inconnue, que entre outras coisas me disse o seguinte:
"Ser sincera e verdadeira, é mesmo uma qualidade minha. Acho que a internet faz confusão entre amizade verdadeira (mesmo virtual) e "paquera". Não esqueça, isso de internet ser como digo, quem quiser muda isso. Como eu já mudei muita coisa. Incrível, a gente consegue obter respeito. Mulher é poderosa, sabia? Nós internautas inofensivos e puros nos ofendemos quando pensam que ficamos aqui apenas para trocar infidelidade ou pornografia, palavras e piadas de baixo calão. Moralizar a internet, isso sim. Sabe, a gente na vida, é o meu lema, consegue tudo querendo."
Destaquei este texto, justamente por exprimir a opinião de uma pessoa que já está meio cansada de ser mal interpretada pelos “paqueradores de plantão” que pululam na Internet, podendo incomodar como aconteceu com esta nossa amiga, que já se decepcionou bastante por ser mal entendida em seus desejos de amizade pura e simples.

Perfeitamente compreendido seu ponto de vista, amiga L’Inconnue. Existe realmente muita coisa errada, que precisaria ser moralizada, além dessas paqueras sem nexo. Há que se paquerar, quando existe a concordância tácita de ambas as partes, e nesse caso, a conversa toma outro rumo, saindo fora da simples amizade, para o amor. E, é claro, quando ambos sentem o mesmo desejo, sempre será gostoso manter um romance, ainda que virtual. Caso contrário, será assédio, e não paquera. Não podemos confundir amizade com romance. Mas se for o caso, um romance com amizade é o que pode haver de melhor, desde que com total reciprocidade, com mútua concordancia...

Não apenas nesse sentido precisa haver moralização, pois é preciso que se moralizem os sentimentos, no sentido mais amplo da palavra,  evitando-se certas perseguições e picuinhas com a tentativa de destruir pessoas, sites ou seja lá o que for. O céu nasceu para todos, e a Internet mais ainda.  Vamos respeitar o trabalho alheio, para que o nosso também o seja, e sempre procurando um clima de amizade e respeito. Muita gente já se afastou da In ternet por esse desagradável motivo...

Todos precisamos nos conscientizar de que não há nada melhor do que um trabalho de qualidade para ganhar a confiança e a assiduidade dos usuários.  Não se pode subestimar a inteligência de todos, tentando apenas destruir concorrências, questionando a capacidade de trabalho deste ou daquele.  Há que cada qual fazer sua parte com qualidade e competência, para assim, mercê de sua capacidade, “chamar” os usuários que, sabendo apreciar um trabalho bem feito poderão dar a preferência para quem melhor lhes aprouver. É fundamental provar que podemos apresentar um trabalho de qualidade, sem nos preocupar com o trabalho alheio.  Cada qual que faça sua parte.  O que precisa acontecer, é formar-se um ambiente de respeito, com todos respeitando todos, e sendo por todos respeitados, e isso, tanto no campo pessoal, como no profissional, seguindo o sábio lema de bem viver, que diz que
"O seu espaço termina onde começa o meu, e o meu, onde começa o seu..."
Nessa doce expectativa, começo minha parte, desejando a todos UM LINDO DIA, pleno de sincera amizade, que é o que está fazendo falta no mundo, mas "querendo tudo podemos mudar..."

"Vamos viver com amizade,
para atingir a felicidade,
de que temos necessidade...
Marcial Salaverry"



 

É BOM VIVER COM AMOR

 
É BOM VIVER COM AMOR
Marcial Salaverry
 
Para a vida ter calor,
é bom viver com amor,
melhor do que morrer por um amor...
Na verdsade, a morrer começamos,
quando para a vida entramos...
Se é bom de amor viver,
melhor será com amor reviver...
Principalmente com amor a Deus,
sem esquecer de quem te dá adeus,
seja a quem entra em sua vida,
ou a quem está de partida...
Com amor pela vida,
vivendo-a, enquanto puder ser vivida...
E, principalmente,
é preciso amar-se, simplesmente...
Com amor no coração,
a vida terá mais razão...
Pela vida, pense assim,
e viva a vida com amor enfim,
amando do princípio ao fim...
 

quinta-feira, 14 de junho de 2018

A DOCE CANÇÃO DA VIDA

 

 
 

A DOCE CANÇÃO DA VIDA

Marcial Salaverry
O amanhã está por vir,
esperemo-lo, pois é o nosso porvir...
Temos apenas que desfrutar nosso presente,
que estamos recebendo de presente,com minutos docemente saboreados,
em canticos de suspiros apaixonados...
Uma história para ser revivida,
será aquela que deixará lembranças por toda vida...Desfrutando na vida essa liberdade,
teremos tempo para a felicidade...
Cada obstáculo atravessado,
será algo diferente, sem ser renovado...
Apreciando o sol raiar,
sempre teremos o dia, a vida a recomeçar...Daquilo que para trás ficar,
o melhor será esquecer...
Para que lembrar
algo que te fez sofrer...
 
Marcial Salaverry

 

A VIDA SEMPRE OFERECE LIÇÕES PARA BEM VIVER

Para quem acha complicado apenas viver...
É bom saber que viver bem pode ser mais complicado ainda,
apesar da vida sempre nos oferecer excelentes lições de bem viver...
Osculos e amplexos,
Marcial
A VIDA SEMPRE OFERECE LIÇÕES PARA BEM VIVER
Marcial Salaverry

Para bem aproveitar essas lições, é preciso entender que uma aula de bem viver pode ser aquela que possa nos fazer entender que os relacionamentos humanos podem  ser complicados, enquanto que entre os animais é mais fácil, porque eles sabem como se comunicar. Já conosco a coisa é mais difícil apesar de termos o dom da palavra, pois nem sempre sabemos usar as palavras corretas. E assim, palavras por vezes  mal interpretadas, podem  gerar desentendimentos, da mesma maneira que coisas mal explicadas podem gerar confusão. E um bom entendimento sempre se torna difícil, pelas diferentes maneiras de se interpretar a mesma coisa. O que é uma piada para uns, pode ser interpretado como algo ofensivo por outros, sempre dependendo do estado de espírito de quem ouve.
Existem algumas regras, se é que assim podem ser chamadas, que podem minimizar os problemas, contudo, o difícil é sua observância. E ainda temos que pensar que muitas vezes temos que buscar entendimentos que facilitem nossa luta pela subsistência, sendo justamente quando a coisa pode se complicar. Nunca estamos prontos para ouvir, mas apenas para falar, para expor nosso ponto de vista. Para ouvir, geralmente não temos tempo, esquecendo-nos de que para ser ouvidos, temos que saber falar, e nem sempre isso é possível, porque por vezes nossos interlocutores se julgam donos da verdade, e mal permitem que expliquemos certos fatos. Isso nos aborrece, e acabamos agredindo a quem queremos bem. Então, o que deve haver é um diálogo. Devemos ouvir primeiro, e falar depois. Isso sempre facilitará nossa argumentação.
 
Saber ouvir é muito importante. Para ser compreendido, exponha claramente as suas idéias sem jamais abrir mão daquelas que julga fundamentais apenas para que outros o aceitem, e nem sempre isso é possível, pois muitas vezes nossas idéias não podem ser totalmente aceitas, e devemos saber ouvir o outro lado, e ceder nos pontos que se revelarem conflitantes. Não podemos nos esquecer de que tudo na vida tem dois lados, tem duas maneiras de interpretação, e nem sempre a nossa, só por ser nossa, é a exata. Pode parecer estranho, mas estamos sujeitos a erros de julgamento e de ações, e o fato é que a vida nos ensina que para viver bem, acima de tudo é preciso saber buscar o prazer antes do sucesso, a auto realização antes do dinheiro, fazer bem feito antes de pensar em obter qualquer recompensa.
Tal maneira de pensar, teoricamente está correta, mas existe algo chamado sobrevivência, e muitas vezes temos que pensar nesse outro lado da coisa, e, ao prazer de fazer bem feito, temos que ver a funcionalidade, uma vez que sempre será preciso pensar no retorno que poderemos ter. Salvo se nos estivermos dedicando a algo apenas por diletantismo. Mas sempre é necessário pensar-se igualmente nos benefícios que essa auto realização poderá gerar. Afinal, também temos que satisfazer o cruel vício da alimentação, da sobrevivência...
Nenhum reconhecimento externo vai substituir a alegria de poder ser você mesmo, e sempre devemos ter presente que manter um status, é entender o fato de que "precisamos" comprar coisas que nem sempre queremos, com  dinheiro que não temos, a fim de mostrar para gente de que não gostamos, alguém que não somos. E isso é algo que sempre machuca a personalidade...
Sem dúvida alguma, quando podemos ser e agir exatamente como queremos, como realmente somos,  é algo de muito bom. Procurar aparentar algo que não somos, obviamente é incrivelmente frustrante. Uma das atitudes que mais violenta personalidades é o tal de "manter as aparências". Não fazer determinadas coisas "porque não fica bem",  é o famoso "engolir sapos", porque precisamos ser assim. Não é muito agradável, além de ser incrivelmente indigesto para tentar digerir o batráquio em questão...
Na verdade, nada tem muita graça se não for bom para o corpo, leve para o espírito e também agradável para o coração, pois não nos sentiremos bem fazendo coisas forçadas. Dentro do possível, devemos procurar ser autênticos, desde que nossa autenticidade não seja agressiva.
Da mesma maneira que não gostamos de "engolir sapos", não deveremos querer que outros engulam os nossos. Ponderação e bom senso, sempre devem imperar.
Para conseguir as coisas, devemos ter paciência e determinação, pois nem sempre o êxito virá logo da primeira vez, portanto deveremos persistir, tentando atingir nossos objetivos, e se um caminho se fechou, poderemos tentar abrir outros, o que não se pode é entregar os pontos ante os primeiros obstáculos.
Mas, se percebermos que já se fez tudo o que pôde ou até mesmo um pouco além, há que se mudar de alvo para não se tornar, em vez de um vitorioso, apenas mais um teimoso. Persistir em algo viável é uma coisa. Insistir teimosamente em algo que se revela impraticável, não é sinal de bom senso, mas sim de sua ausência...
Para podermos recomeçar sempre, devemos nos perdoar pelos fracassos e erros que talvez tenhamos cometido, devemos aprender com eles e, a partir deles, programar as próximas ações, entendendo que nem sempre conseguimos tudo em curto prazo. Há que saber esperar a oportunidade. Analisando o que foi feito, deveremos saber ratificar os acertos e retificar os erros, evitando fazer o contrário...

Nem tampouco devemos ficar esperando que os recursos todos nos venham às mãos, deveremos saber procurá-los, temos que ir à luta, se quisermos conseguir algo nesta vida, e para nos mantermos motivados, precisamos sonhar. Com os pés no chão, mas sempre deveremos sonhar um pouco,  procurar objetivos, para poder alcançar metas, e para as conseguirmos realizar, devemos planejar, pensando grande e fazendo pequeno, um pouco a cada dia e todos os dias um pouco, porque são pequenas gotas d'água que fazem todo grande oceano. Essa é o pensamento correto, a passo e passo, devagar e sempre.
De imediato, temos um grande objetivo, que pode perfeitamente ser alcançável, que é ter UM LINDO DIA, e procurar fazer com os dias vindouros sejam iguais...