quinta-feira, 22 de agosto de 2019

EXISTEM DIVERSOS CONCEITOS DE BELEZA

EXISTEM DIVERSOS CONCEITOS DE BELEZA
Marcial  Salaverry
Uma pergunta que sempre terá muitas respostas é esta: Exatamente o que será a Beleza?  A dúvida sempre existirá, já que existem muitos Conceitos de Beleza, pois o que alguns julgam ser muito belo, outros não enxergam dessa maneira.
Para muitos, a natureza é bela, para outros, o que expressa a beleza são obras arquitetônicas.  Alguns acham bela a arte de Van Gogh, porém muitos acham que a beleza está nas obras de Picasso.  Música clássica para muitos é a coisa mais linda que existe, outros já apreciam mais um pagode. Há quem aprecie o silêncio, e outros preferem o barulho. Há quem ame poesia, existe quem a abomine.
Como se pode ver, em todos os sentidos, os conceitos são variados, e já se diz que "sobre gosto não há nada escrito...".O que é uma grande verdade.
Nem sobre nomes consagrados existe unanimidade.  Tem gente que não gosta de Charles Chaplin, e tem quem o idolatre.  Pertenço ao segundo grupo, e recebi    de uma amiga uma citação chapliniana que é linda, e que é uma bela definição sobre Beleza:
"A beleza existe em tudo: tanto no bem como no mal. Mas somente os artistas e poetas sabem encontrá-la".
Realmente, segundo os diversos conceitos, existe beleza em tudo. Cada qual a vê de um jeito.  Contudo, os artistas sabem extrair a beleza de tudo que lhes atrai a atenção.
Por exemplo, para qualquer um de nós, uma grande pedra, por mais bonita que nos possa parecer, será sempre... uma pedra grande. Porém, um escultor a verá como um corpo de mulher que será esculpido, por exemplo. O artista já verá naquele bloco de pedra, a obra de arte que de lá sairá.
Um por do sol, as ondas do mar, o verde das matas, para nossos olhos sempre constituirão uma fonte de beleza (embora muitas pessoas não apreciem as coisas da Natureza), mas um pintor saberá eternizar esses momentos numa linda tela, um poeta saberá descreve-los numa folha de papel, ou usando o teclado do computador.
Como disse nosso querido Chaplin, os artistas e poetas sempre saberão encontrar a beleza onde ela estiver.  Até mesmo em uma mesa de botequim.
Vejam por exemplo que lindas telas representam certos momentos terríveis de guerra, como Picasso fez com "Guernica", transformando os horrores da guerra numa obra de arte. Um artista até da guerra consegue extrair beleza.
Quantas telas exibem a morte, e são belas.
Os exemplos são muitos, e bem conhecidos, e deles todos podemos chegar mesmo a essa conclusão, ou seja, que a beleza realmente está dentro de nós.  Somos nós mesmos que temos a capacidade de descobrir onde está a beleza da vida, onde está a beleza do amor, da amizade, da fraternidade, da humanidade enfim.  O belo e o feio não existem. Tudo depende da maneira como vemos o mundo. Existem pessoas que são taxadas de feias e até mesmo discriminadas por seu aspecto exterior, mas que internamente tem grande beleza. É preciso saber ver essa beleza interior.
Se estivermos de mau humor, se nos deixarmos dominar pelo desespero, pela tristeza, nada nos parecerá belo, se, contudo estivermos com o espírito alegre, as coisas se transformam.
Nossos problemas, os dramas de nossa vida, podem ser vistos de uma outra maneira, se não nos deixarmos dominar pelo desespero. Se algo não pode ser evitado, pelo menos poderemos minimizar seus efeitos, procurando aceitar, procurando meditar.  Apesar de tudo de mau que acontece, apesar do mal que existe no mundo, ainda estamos vivos e devemos aproveitar esse benefício.
Sempre haverá algo de belo nos esperando depois da próxima curva do caminho.
Está em nós, portanto descobrir o artista que existe lá dentro, e que poderá transformar o feio em belo...
Existem ocasiões em que se torna muito difícil dar esse enfoque à vida, mas, possivelmente nosso artista interior, com alguma ajuda vinda de algum lugar, possa transformar um momento mau em um momento bom. Transformar o mal em bem...
De um acontecimento que a princípio possa parecer extremamente desagradável e frustrante, poderemos extrair algo de bom, possibilitando uma mudança na vida, mostrando que uma possível tragédia pode ser revertida em algo até muito bom.
Temos é que saber encontrar o belo no feio...  Sir Charles Chaplin rendo-lhe minhas homenagens. Aceite um grande abraço.
Falando-se em beleza, desejo a todos UM LINDO DIA, sabendo desfrutar as belezas da vida, vivendo-as a cada dia de nossa vida...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O PORTAL DO POETA BRASILEIRO AGRADECE SEU COMENTÁRIO!