domingo, 27 de outubro de 2019

RECONHECENDO OS ENCANTOS DA MULHER MADURA

O incomparável charme da mulher madura,
aliando sensualidade e "savoir faire",
podem ser a felicidade de quem souber
dar-lhe o devido valor, sabendo reconhecer
seus encantos, seu charme...
Osculos e amplexos,
Marcial
RECONHECENDO OS ENCANTOS DA MULHER MADURA
Marcial Salaverry

Para falar sobre o incomparável charme de mulher madura, e seus encantos sedutores é preciso lembrar que existe algo de novo acontecendo, que é  um despertar para a vida que já não se esperava observar, ou seja, algo que está acontecendo com as encantadoras componentes do sexo feminino atualmente, e assim, vamos falar das charmosas "mulheres maduras".

Simplesmente resolveram de vez despertar para a vida, e estão indo à luta, buscando desencavar sonhos antigos que viviam sufocados pelas "obrigações" de sua lida doméstica, e estão encantando a todos que tem o bom gosto de apreciar o fruto desse sonho agora realizado.

A propósito, li uma quadrinha de  autoria de Maria Carpi. Vejam:
 "Aos 13 anos,
 julguei-me semente antiga.
 Agora, madura,
Não passo dos treze,
Árvore menina".

É exatamente esse o ponto. Árvore menina, eis que  não encontro melhor definição para a mulher madura de hoje.   Tem a força e a garra de uma "árvore menina", ao mesmo tempo em que tem a condição de dar sombra, proteção e amparo para quem dela depender.

É preciso lembrar que essa mulher madura de hoje, quando estava  em seus treze anos tinha perspectivas sombrias de vida, pois era preparada apenas para ser "dona de casa".  Então já se julgava semente antiga, pois tudo já estava traçado. Crescer. Casar. Cuidar da casa, dos filhos e do marido.  Ponto final.

Contudo, estão agora descobrindo que são "árvore menina". Que ainda podem e devem fazer muita coisa.  Que tem todo o direito de descobrir que são poetas, escritoras, pintoras, artistas enfim. Se a maturidade lhes corta de certa forma um eventual progresso profissional, só lhes falta descobrir os pendores artísticos.  Para a arte não existe idade, e assim, sempre serão "árvore menina" desde que descubram isso em seu interior.

Enfim, esse "despertar para a vida" tem apresentado resultados simplesmente maravilhosos.

Que talentos estavam deitados eternamente em berço esplendido.  Quanta beleza guardada em "fundo de baú", mas felizmente as "árvores menina" estão desabrochando e nos brindando com seus frutos, e que frutos deliciosos... 
Também estão descobrindo algo que ficou muito tempo sufocado, ou seja, sua sexualidade.

Uma coisa que parece estranho para as jovens de hoje, era a coisa mais comum algumas décadas atrás. O grande tabu chamado SEXO.

As jovens da época desconheciam o prazer sexual.  Era-lhes passada a idéia pura e simples de que o sexo era pecado, e só deveria ser usado com a finalidade reprodutiva.

Tal educação (ou seria melhor dizer "deseducação") provocou inibições que perduram até hoje.  Só que agora elas estão descobrindo e cobrando sua parte.  Sabem que tem direito a isso que lhes foi proibido por muito tempo, e estão descobrindo a sensualidade e a sexualidade que ficou adormecida tanto tempo, e em alguns casos, essa nova tomada de posição assusta os companheiros, podendo  causar alguns problemas de relacionamento. 

Eles que estavam acostumados a ver suas companheiras apenas como donas de casa assexuadas, não sabem como proceder, e por causa disso, surgem alguns desentendimentos, que podem ser acertados com um bom diálogo.  Se houver interesse e possibilidade de ambas as partes para esse diálogo, é claro.

Para encerrar, uma palavra especialmente  dedicada às poetas que me tem enviado suas poesias, igualmente às artistas que fazem obras de arte com suas formatações, às amigas que empenham-se em repassar o que de belo lhes cai nas mãos. A elas,  meu muito obrigado e a certeza de que as palavras com que comento seu trabalho são absolutamente sinceras. 

Adoro degustar o sabor dos frutos dessas "árvores menina".

A todas as "árvores menina" que estiverem lendo esta mensagem, quero dedicar um beijo no coração todo especial, e que todas, sem exceção, tenham UM LINDO DIA, e que continuam encantando a vida de todos aqueles que lhes souberem dar o devido valor...

sexta-feira, 25 de outubro de 2019

TENHAM UM ÓTIMO DIA

Depois de uma noite de sono,
ao despertar, comece o dia sorrindo,
 para de cada dia, sempre fazer
UM LINDO DIA...
Sorrindo para a vida,
para que a vida sorria para voce...

TENHAM UM ÓTIMO DIA
Marcial Salaverry

De qualquer dia,
podemos fazer um lindo dia,
chova ou faça sol,
do nascer até o arrebol...
Se é sexta-feira,
pegue a cesta, e vá à feira...
Se é qualquer outro dia,
siga alguma mania...
Ou fuja da rotina
se ela lhe desatina...
Se está chovendo,
pegue o guarda-chuva,
e guarde a chuva pra quando ela parar...
E se estiver com sol,
pegue o guarda-sol,
e faça o mesmo...
Um ótimo dia com muita rima,
jogando a alma pra cima,
é algo que o coração acalma,
e faz bem para a alma...
E uma sugestão
para alegrar o coração...
Esqueça a maldade,
e tenha uma linda felicidade...
Sorria sempre com vontade,
e sempre com muita sinceridade,
trate bem suas amizades...
 

ALGUMAS NOTÍCIAS DESAGRADÁVEIS

Sempre é melhor procurar ler as páginas sobre esportes, sobre eventos artísticos,
do que acompanhar o noticiário internacional.
E se formos falar das notícias locais... Dá pra sair correndo....
"Pare o mundo, que quero descer..."
Osculos e amplexos,
Marcial

ALGUMAS NOTICIAS DESAGRADÁVEIS
Marcial Salaverry

Causa muita tristeza, muita dor falar sobre tais fatos, mas a grande verdade nos mostra que acompanhar através do noticiário o que vem acontecendo pelo mundo, é algo que causa perplexidade, e que nos entristece profundamente, ao ver a que ponto pode chegar a irresponsabilidade do bicho gente, cada vez mais empenhado no soturno desejo de acabar com o mundo...

Realmente, as notícias são as mais desalentadoras possíveis...
É um tal de acontecer uma chamada maré negra no mar, quando um vazamento de óleo pode provocar danos irreparáveis para o meio ambiente, causando uma mortandade da fauna marinha, num fato já muitas vezes repetido pelo mundo, e a repetição de tais fatos faz parecer que estão querendo acabar com a Natureza, começando pela vida marinha.  É um espetáculo que corta o coração, ver a agonia de aves, peixes, o que nos leva a pensar se esses cenas não tocam o coração dos responsáveis, e podemos acreditar realmente que não, pois para ser tocado, seria necessário que um coração existisse, e os responsáveis por coisas assim certamente não o tem.  Além dos danos incalculáveis causados à fauna, há que se pensar na vida dos pescadores, que assim ficam privados dos meios de subsistência.

Depois, outros ditos acidentes, como os incêndios florestais, sempre provocados pela incúria dos homens, que deliberada ou acidentalmente são responsáveis pela morte de milhares de animais, além da destruição das já carentes reservas florestais do mundo. É inacreditável que, apenas para "limpar" terreno, promova-se queimadas, que geralmente se descontrolam. Mais incrível são aqueles incêndios provocados pela falta de cuidado de pessoas que, ou apagam mal suas fogueiras de acampamento, ou, pior ainda, dedicam-se a jogar suas bitucas de cigarro pela janela de seus carros, sobre as folhas secas.

Marés negras, incêndios florestais, assim como tragédias provocadas pela falta de responsabilidade e de humanidade de certas Empresas, provocado rompimento de barragens que  acabam destruindo não só a Natureza, como a vida de muita gente, são desgraças que  provocam prejuizos para muitas pessoas, causam muitas mortes, mas são desgraças de âmbito restrito.

Mas a maior prova da imbecilidade humana, vemos nos noticiários que passam notícias de muitas e possíveis guerras, tais como o que aconteceu no Iraque, na Coréia, no Afeganistão, na Chechenia, no Congo, e sei lá mais onde. Dá prá entender? O que pode levar as pessoas a tomar essas atitudes? Que coisas soturnas povoam suas cabeças? Certas mentes doentias que, a exemplo do que faziam os moleques de rua de antigamente, ficam se provocando com foguetes e insultos, esquecendo de que hoje em dia, uma guerra total vai acabar com tudo, inclusive com eles mesmos...

Sinceramente não consigo atinar com o que está ocorrendo atualmente. Uns atiram-se sobre os outros quais bestas ferozes, sem que consiga saber a razão exata disso tudo.  Realmente, não dá para entender o porque de procurar invadir países, numa autêntica caça às bruxas, sem razão nem motivo.  Será que estão realmente tentando provar algo acerca das tão decantadas Profecias de Nostradamus? Será que esses que estão criando a possibilidade dessas guerras ainda não pensaram nas implicações que fatalmente ocorrerão caso tais invasões sejam concretizadas? Caso as coisas atinjam aquele limite fatal?

Oremos, pois. É o que nos resta fazer... Oremos para que um pouco de luz entre nessas cabeças doentes e doentias.

Ainda que meio desalentado, desejo UM LINDO DIA, enquanto ainda o tivermos...
 

quinta-feira, 24 de outubro de 2019

TI VOGLIO TANTO BENE - italiano/português/espanhol

TI VOGLIO TANTO BENE
Marcial Salaverry
Ti voglio tanto bene,
amore mio...
Puó dirte che sei la mia vita...
Sei il sogno delle miei notte
in solitudine...
Ti voglio tanto bene,
amore mio...
Voglio bacciarte adesso
ed per tutta la mia vita...
Senti carina,
il mio cuore sei vivo per te...
Abbracciame, bacciame,
non ti voglio perdere...
Non ho nessuno nel mondo
per me...
Voglio estare per sempre con te...
amandote...bacciandote...
vivendo solo per te...
Sei tu il mio grande amore,
la vita del mio cuore,
sei tu il piú bello sogno della mia vita...
Non cappisco la vita senza te...
Vieni, t'aspetto qui, per sempre innamorato da te...

Poema inspirado na música Ti voglio tanto bene...
Marcial Salaverry

QUERO-TE TANTO BEM
Marcial Salaverry
Te amo tanto, meu amor...
Posso dizer-te que és minha vida...
És o sonho das minhas noites de solidão...
Te amo tanto, meu amor...
Quero beijar-te agora,
e por toda minha vida...
Ouça querida,
meu coração está vivo por ti...
Abraça-me... Beija-me...
Não quero te perder...
Não existe ninguém no mundo para mim...
Quero estar sempre contigo,
amando-te... beijando-te..
És meu grande amor,
a vida do meu coração...
És o mais belo sonho da minha vida...
Não entendo minha vida sem tua presença...
Vem, espero-te, para sempre apaixonado por ti...
 
Poema inspirado na música Ti Voglio Tanto Bene
Marcial Salaverry

TE AMO TANTO,MI AMOR
Marcial Salaverry

Te amo tanto, mi amor...
Puedo decirte que eres mi vida...
Eres el sueño de las  noches mías de soledad...
Te amo tanto, mi amor...
Quiero besarte ahora,
Y por toda mi vida...
Oye  querida,
Mi corazón está vivo por ti...
Abrazame... Bésame...
No quiero  perderte...
No existe nadie en el mundo para mi...
Quiero estar siempre contigo,
Amandote... Besandote..
Eres mi gran amor,
La vida de mi corazón...
Eres lo más bello sueño de mi vida...
No entiendo mi vida sin tu presencia...
Ven, te espero, para siempre apasionado por ti...
 
Marcial Salaverry

Poema inspirado en la musica Ti Voglio Tanto Bene
20/09/2004

A VAIDADE MASCULINA EXISTE SIM

Operações plásticas... lipoaspiração...
implantes... transplantes... Apenas em casos de real necessidade...
Não são apenas as mulheres que usam esses recursos para satisfazer
a vaidade, pois a ala masculina também tem sua vaidade, e usa tais recursos...
Osculos e amplexos,
Marcial

 A VAIDADE MASCULINA EXISTE SIM
Marcial Salaverry

Existe sim, e com certeza a vaidade masculina tem como objetivo parecer com Adonis, o deus grego que representa o ponto máximo da beleza masculina.
O que mais mexe com o ego, certamente é o  sonho dourado de 12 em cada 10 homens, ou seja, despertar o fascínio e a adoração das mulheres, e assim buscam por ostentar um físico belo e privilegiado, como se esse fosse o desejo secreto de todas as mulheres, e alguns homens também...

Vamos entender o que pode ser considerado belo, pois existem controvérsias. Um índio, ou um aborígine australiano, evidentemente não irá considerar Richard Gere como um modelo de beleza masculina. Então, como ficamos? O que pode ser considerado belo? E para quem?

Certamente este é um tema muito interessante para ser abordado, qual seja a vaidade masculina, também chamda de  "Complexo de Adonis", que está atacando os representantes do chamado sexo forte que estão atualmente imitando as mulheres, e assim estão partindo para operações plásticas, lipoaspirações, implantes siliconados, bem como outros implantes, apesar dos muitos  contratempos sofridos em diversas dessas operações, digamos, recautchutórias, que nem sempre apresentam os resultados sonhados...

Sobre esse assunto, tenho uma opinião formada, qual seja: só se deve fazer qualquer tipo de cirurgia, em caso de extrema necessidade. Sou visceralmente contra faze-la desnecessariamente, apenas por vaidade, uma vez que parece claro que não vale a pena submeter-se aos riscos inerentes a uma operação, quais sejam: choque anafilático ou então infecção hospitalar, sem falar da possível rejeição do organismo, apenas para melhorar um pouco o aspecto exterior, para parecer mais jovem do que o RG indica.  A vaidade pode ter um preço muito alto. Os riscos são muitos. Recomenda-se pensar muito antes de se decidir por algo assim. Que tal separar o dinheiro a ser gasto com essa operação, e doa-lo a uma instituição beneficente? Talvez assim não embeleze o físico, mas a alma vai se sentir muito mais bela.

Mas, como desviei um pouco do assunto, vamos falar dos homens que procuram tais meios só para "melhorar a fachada", para parecer mais belos do que realmente o são. 
Isto é algo que não se explica bem,  considerando que as mulheres desejam melhorar seu aspecto para atrair os homens, e pode ficar a dúvida de quem sabe esse seja o
objetivo desses candidatos a operações plásticas...

Sinceramente, gozações à parte, a passagem do tempo deixa marcas no corpo, que estão em correlação com a faixa etária.  Parece implícito que não  pode haver nada mais bonito do que uma pessoa que se assume com o tempo vivido, sabendo usar sua beleza interior para seduzir e conquistar. O principal requisito, é amar-se.  Amar-se como é, com o que a Mãe Natureza lhe propiciou, e se ele soube cuidar-se na mocidade...

Até mesmo as rugas, as pelancas (que podem ser tratadas com o uso de cremes, sem necessidade de cirurgias) dão mostra de que as pessoas se assumem e se gostam,
da maneira com que o tempo as trata.  No caso da famosa “protuberância abdominal ligeiramente acentuada”, também conhecida como barriga, para quem sente algum complexo por te-la adquirido, recomenda-se algumas horas de ginástica diária, e um certo controle alimentar, além de uma redução na cota diária de cerveja, e se isso pode ser cansativo ou frustrante, na verdade são métodos mais seguros.  Ou então, assumam-na. Fazer o que? Considerem-se como confortavelmente fofos.

É lógico que certos cuidados com a aparência são louváveis, tais como exercícios, dietas balanceadas, educação alimentar, cremes, etc... e devem ser empregados. 
Mas cirurgias, implantes, próteses, só mesmo em caso de real necessidade.  São muitos os riscos, tantos, que só a vaidade não justifica. Basta analisar quantas pessoas tem tido complicações seríssimas por causa de lipoaspirações, e algumas cirurgias plásticas.

Já está provado que a grande maioria das mulheres busca outros atrativos nos homens, e nem sempre se interessam apenas por uma bela fachada. Geralmente procuram
enxergar um outro tipo de beleza, que se encontra lá dentro, no interior. A sensibilidade feminina se interessa mais por homens que saibam faze-la feliz, através de seus atos, de sua atenção, e porque não dizer, de sua delicadeza ao tratar com elas. Procurem saber desse pequeno detalhe. E se alguém considerar que elas buscam também a beleza de uma sólida conta bancária, entendam que nesse caso, pouco importa a beleza física...

Enquanto isso, uma das maneiras de melhorar o aspecto, é ter UM LINDO DIA, procurando saber como esse lindo dia pode se perpetuar sem prazo de validade...

quarta-feira, 23 de outubro de 2019

COM ESTRELAS AO LUAR

Veja o luar...
As estrelas brilhando...
E os amantes... desejando amar...
Amar com desejo,
com um doce e ardente beijo...

COM ESTRELAS AO LUAR
Marcial Salaverry
Em noites enluaradas,
inspirando almas apaixonadas,
até o brilho das estrelas é maior...
Noites quentes de luar,
incitam-nos a mais amar...
Uma lição que todos sabemos de cór...
Inspiração para os apaixonados,
deixando-os mais enamorados...
O luar acende os corações,
despertando doces emoções...
Em noites estreladas,
as almas apaixonadas,
ficam as estrelas a contar...
Uma gostosa maneira de amar...
Ora direis, contar estrelas...
parafraseando Bilac que as ouvia...
Contá-las, para melhor o amor viver...
Contá-las para melhor as saber...
Contá-las,
Observá-las...
Ao lado da pessoa que amamos,
ou então, se perto não estamos,
pensando em sua imagem querida,
numa maneira dela ser sentida...

Marcial Salaverry

ACERTANDO COISAS NA VIDA

Para acertar certas coisas que acontecem,
por vezes precisamos "fechar para balanço",
e ver se precisamos mudar algo em nossa vida...
Osculos e amplexos,
Marcial
ACERTANDO COISAS NA VIDA
Marcial Salaverry

A medida que o tempo vai passando, por diversas circunstâncias, existem fatos que forçosamente devem fazer com que se repense na vida, exigindo mesmo uma mudança radical em certas atitudes, e assim será preciso "fechar para balanço" para ver como as coisas podem ficar, e se existe algo que possa precisar de algum acerto...

Ocorrem muitos desentendimentos, quando os parceiros, ou um deles não consegue separar as coisas, e acaba descarregando dentro de casa as frustrações e aborrecimentos que traz da rua, esquecendo-se de que a família não tem nada a ver com o que lhe ocorreu lá fora, mas acaba pagando o pato, isso acontece quando por vezes o marido chega em casa, aborrecido com uma série de problemas vividos na rua, e já começa agredindo, avisando que “está cheio de problemas e não quer saber de nada”, e sequer tenta escutar os problemas domésticos de toda dona de casa tem durante o dia.

Ora, fica muito difícil para qualquer esposa aguentar calada uma patada dessas. E já serve de motivo para iniciar uma discussão, sem duvida alguma. Coisas assim complicam demais um relacionamento, atrapalhando inclusive a vida sexual do casal, pois isso sempre acaba provocando um esfriamento conjugal.  É fundamental usar-se muita ponderação em casos assim, uma vez que sempre será necessário  pesar bem as coisas e não tomar decisões no aceso de discussões, para evitar aborrecimentos maiores.

É importante saber separar as coisas.  Problemas exteriores, devem ser resolvidos lá fora, e se não o forem, não devem ser descarregados sobre os familiares.  O certo a fazer, em caso de aborrecimentos externos, conversar sobre eles, e talvez até se encontre alguma luz, pois muitas vezes uma troca de idéias  traz alguma solução, e assim evitam-se muitos problemas. Nunca devemos nos esquecer de que dialogar é muito melhor do que discutir.  

Mas dialogar, claro quando as coisas estão em paz, para deixar claro que os aborrecimentos com as coisas externas, devem ficar no lado de fora, pois deve ser evitado trazer para dentro os problemas vividos na rua. Mas isso pode ser abordado não na hora da briga,  mas depois, quando tudo estiver calmo, quando poderá ser a hora do diálogo, e esse diálogo deverá ser feito com isenção de animo. Deve-se tentar  conversar.  Para iniciar, pode-se dizer que quer trocar idéias sobre sua vida. Mas isso deve ser feito num sábado a tarde, num domingo, quando ambos estiverem de cuca fresca.

É importante mostrar que os problemas devem ser divididos.  Se o marido tem problemas fora de casa, a esposa os tem dentro de casa, com filhos, com empregada, com fornecedores, com vizinhos.  Enfim, ambos tem problemas, e numa troca de idéias, ao invés de brigas e acusações, podem ser encontradas soluções.  Ou não.  Mas mesmo assim, houve o desabafo mútuo. E num desabafo amigável, aliviam-se as tensões sem brigas nem discussões.

Tal situação, sempre acarreta problemas na vida sexual.  E isso também deve ser conversado sem acusações, sem culpas.  Para haver acerto, não adianta buscar quem é culpado, quem começou o que.  Basta que cada qual exponha ponderadamente seu ponto de vista, e as coisas podem se resolver, tomando um rumo favorável.
Salvo se não houver mais entendimento possível.  Nesse caso... para que continuar juntos?

Ponderadamente, espero que todos tenhamos UM LINDO DIA, que em clima de diálogo e compreensão mútua poderá repetir-se sempre, pois não há nada melhor do que viver em clima de LUZ, PAZ, AMOR, AMIZADE, e com muito diálogo...

terça-feira, 22 de outubro de 2019

PARA ESCREVER UM POEMA

Na verdade, para escrever um poema,
o poeta apenas precisa saber escutar o que sua
alma quer dizer...

PARA ESCREVER UM POEMA
Marcial Salaverry

Para escrever um poema,
eis aqui um dilema...
É preciso sentir a inspiração,
vinda lá do coração...
É preciso alegria de viver,
é preciso não pensar em sofrer,
para sentir aquela alegria,
que é o nascer de um novo dia...
Não é preciso ter tema,
para escrever um poema...
Basta ter amor no coração,
e sentir pela vida satisfação...
É preciso sentir a felicidade,
em ter dentro de si aquela saudade...
É preciso saber amar,
sem insanamente se apaixonar...
Amar a vida,
e vive-la como ela deve ser vivida...
Amar-se e amar alguém,
que nos ame também...
Assim nasce um poema,
quando não fazemos da vida um dilema...

Marcial Salaverry. 

QUANDO ACONTECE A INS...PIRAÇÃO POETAL


A Inspiração Poetal, sempre atiça a imaginação de quem  lê...
Por vezes é ins...piração, sempre mostrando a alma poetal...
E nada ins...pira mais, do que ter um dia da poesia, além dos outros 364 do ano...
Osculos e amplexos,
Marcial
QUANDO ACONTECE  A INS...PIRAÇÃO POETAL
Marcial Salaverry

Algo que já foi tentado definir muitas e muitas vezes, mas existe uma certeza certa, ou seja, a inspiração do poeta nasce em sua imaginação, o que pode responder a uma pergunta que sempre domina a cabeça de quem lê uma poesia, algo que diz respeito à veracidade ou não do texto, ou seja, se é apenas a inspiração do poeta, ou se tem algo de real no texto escrito, alguma vivencia ou algum desejo secreto, ou se é mera ins...piração...

Ao lermos uma poesia de amor, logo julgamos que quem a escreveu, está apaixonado, e a está dedicando a alguém a quem ama muito.  Sempre procuramos ligar a poesia a um personagem real, e invariavelmente encontramos a musa ou muso a quem ela é dedicada, por vezes colocando-nos no lugar da fonte inspiradora...

Dificilmente atribuímos aquelas lindas palavras à imaginação poetal de quem escreveu, à sua inspiração apenas.

Então se suas poesias falam de amor sensual, o (a) poeta surge a nossos olhos como alguém que conhece todas as artes do amor, e que conhece mil leitos de amor. E que todas as cenas de amor que escreve, são aventuras realmente vividas, e pode até ser, ou não...Quem sabe... A dúvida incita e excita...

Esquecemo-nos de louvar o talento criativo do autor.  Sua imaginação sempre fértil, que pode criar as mais sensuais situações, e que ao invés de um (a) amante insaciável, é simplesmente alguém que gosta de escrever, e que vai buscar em seu imaginário, ou em seus desejos secretos, todas aquelas cenas de paixão ardente.

De mesma forma quem escreve poemas amargos, relatando tristezas da vida, pode ser alguém cuja imaginação trabalha nesse sentido.  E é uma pessoa feliz, e apenas procura minimizar eventuais sofrimentos que alguém possa levar em seu íntimo...

Palavras de um poeta, colhidas por meu guru L’Inconnu:
"Pois, nossa imaginação faz trabalhar a imaginação de quem lê, que sempre fica imaginando que as situações e os amores criados em nossa imaginação não são imaginados... São reais."
Imagine só como seria se fossem reais todas as cenas de amor em poemas descritas... Haja imaginação, e sem imaginação, nós poetas, não seríamos nada, eis que sempre falamos do amor, da amizade ou de coisas que são belas e que gostaríamos que pudessem ser reais, e é lógico que podemos sempre levar a nossa imaginação para o lado bom, de sonhos que podem ser realizados, pelo menos no imaginativo.

Na realidade, a imaginação poetal reflete a alma do poeta, e não necessariamente sua vida pessoal. Nem sempre aquele que escreve sobre amor é um grande amante.  Nem sempre aquele que exalta a felicidade e  a alegria da vida é uma pessoa feliz.  Nem sempre aquele que escreve sobre loucuras da vida é um insano.  Nem sempre aquele que fala muito de tristezas, de dramas da vida, é uma pessoa triste e infeliz.  Nem sempre aquele que escreve sobre dor de cotovelo é um desencantado da vida, pode ser uma pessoa muito feliz. Como também aquele que escreve sobre a Natureza e suas belezas pode ser um chamado “rato de arranha-céu”. Vai lá saber. São os mistérios da ins...piração poetal...

É o interior do poeta que fala. É sua alma, e sua criatividade.  Ele cria as situações, e seu grande mérito reside no fato de que suas palavras conseguem trabalhar o imaginário dos leitores, levando-os a sentir como reais todas aquelas palavras, chegando mesmo a sentir que são a si destinadas. E não deixam de sê-lo.  É a imaginação poetal, despertando a imaginação “leitoral”.

Mas é claro que muitas vezes não é apenas a imaginação.  Claro que existem musas e musos. Claro que existem situações vividas.  E é exatamente aí o gostoso da coisa toda.  Onde estará apenas a imaginação poetal, a sua inspiração, ou apenas piração?  Onde estará sua vida sendo contada? A quem tal poesia será dedicada? A mim?  A você?
A alguém? A ninguém?  Sabe-se lá...

E nesse imaginário conflito de imaginações, vamos trabalhar nossa imaginação, imaginando para nós UM LINDO DIA, ainda que seja apenas imaginativo... Dá pra imaginar?

segunda-feira, 21 de outubro de 2019

É IMPORTANTE AMAR E RESPEITAR A NATUREZA

Certamente amar e respeitar a Natureza é algo vital para nós, pois dela dependemos para tudo...
Vamos pensar melhor antes de devastar nossas matas, antes de matar animais apenas por prazer...
Antes de promover queimadas criminosas...
Pensem em como vai ficar o mundo se tudo isso entrar em fase de extinção...
Osculos e amplexos,
Marcial

É IMPORTANTE AMAR E RESPEITAR A NATUREZA
Marcial Salaverry

Infelizmente constatamos que uma coisa que não passa na cabeça de muita gente, é que o bem estar da Natureza é sumamente importante para nosso bem estar, e então, temos apenas que entender que a Natureza é a real natureza de nossa vida, e por isso, devemos saber entende-la e preserva-la, cuidando-a com amor e carinho.

Falar sobre a Natureza, sempre será um tema inesgotável, tantas são as facetas que apresenta, pois ela, em todas suas manifestações sempre tem o condão de nos surpreender por sua perfeição. Se a deixarmos subsistir naturalmente, não tratando de modificar sua natureza, a Natureza jamais apresentaria transtornos. Mas, a  ação do homem, sempre a devastando e a alterando, é a real  origem de muitos dos problemas que acontecem.

A grande verdade nos mostra que tudo na Natureza tem seu equilíbrio perfeito.  Até mesmo a cadeia alimentar é bem dosada, colocando presas e predadores em estado de equilíbrio.  A prova, é que os animais caçam apenas para comer.  Em seu habitat natural os animais vivem em perfeito equilíbrio.  A Natureza faz as coisas à perfeição.  Os animais de menor porte, que servem de alimentação para os maiores, sempre se reproduzem em quantidade muito superior que seus predadores.
Assim a cadeia alimentar nunca será quebrada.
O único bicho que caça por prazer, é o homem,   sempre iniciando algum desequilíbrio ecológico, pois é responsável pela extinção de diversos espécimes de nossa fauna.

Contudo, apesar do  natural espírito destrutivo, sempre mantemos estreitas ligações com a Mãe Natureza, principalmente quando precisamos aliviar nossa mente urbana.

A Natureza é cantada em prosa e verso por poetas e prosadores, que a apreciam e a defendem em seus escritos. Alguns, nascidos no barulho ensurdecedor de  alguma rua  movimentada da cidade grande, são como que produtos do asfalto puro. Assim, claro, amam tudo que tem no asfalto, mas não dispensam as benesses de uma praia ou de um passeio no campo. Sabem apreciar tudo que se refere à vida, e embora não vivam em estreito contato com a Natureza, sabem defende-la em seus escritos, e assim, embora vivendo na cidade grande, aproveitam os momentos de lazer para vivenciar as maravilhas que a Natureza nos oferece. O mar, com suas ondas, seus perigos e belezas, um bosque verdejante, com seus animais em liberdade, ouvindo o cricrilar das avezinhas, sentindo o suave aroma da flora natural. A montanha com a vista majestosa que nos oferece. Os rios em seu caminho em busca do mar... Enfim, a Natureza em sua natureza natural...

Para defini-la, basta dizer que a Natureza em sua  natureza pura,  é o símbolo de Deus ou Ele  próprio, pois lá se encontra a energia, que é a fonte de vida e de vigor que nos  transmite.

O testemunho de todos que a defendem,  vem confirmar a tese de que, mesmo para as mais urbanas  pessoas, a fuga para a Natureza é fundamental.  Faz reviver o organismo. É imprescindível um contato com  a Natureza. 
Experimentem abraçar uma árvore, mas abraçá-la com vontade, como se fosse o amor de sua vida (não deixa de sê-lo).  Vão sentir uma estranha energia entrando em seu organismo.
É o agradecimento da árvore, pela demonstração de carinho.

Seja na praia, no campo, nas montanhas, ou mesmo no fundo do mar, um período de férias após um ano de labuta é fundamental.  É vivificante.  Restaura o organismo, dando-lhe condições de suportar mais um ano de trabalho, por vezes estressante.

Alguns poderão argumentar que a Natureza tem suas falhas, pois existem alguns fenômenos naturais que provocam grande destruição.  Se analisarmos bem, uma grande parte desses cataclismas é provocado pelo homem, e o faz, quando represa um rio, quando explode suas bombas, e até mesmo quando constrói suas cidades, pois tudo isso quebra o equilíbrio ecológico imaginado por nossa querida Natureza. 
São coisas necessárias para a nossa sobrevivência?  Nem todas o são, mas concordo com elas, pois delas precisamos.  Mas de qualquer maneira, nós somos os estranhos no Reino da Natureza.  Somos nós que provocamos as grandes modificações que causam alguns desses problemas.
Não desejo levantar nenhuma bandeira ecologista querendo dizer que devemos voltar a habitar as cavernas (até que não seria má idéia, embora possa ser um tanto desconfortável, talvez... ) Epa,  onde iríamos ligar o computador? Pensando nisso,  é melhor esquecer essa história de voltar para as cavernas, apenas poderíamos cuidar um pouco melhor da coitadinha da Natureza, não a maltratando tanto. 
Lembrando de que não devem esquecer de abraçar também uma árvore, desejo-lhes UM LINDO DIA, naturalmente...

sábado, 19 de outubro de 2019

TEMOS TEMPO PARA CURTIR A NATUREZA

Mesmo que haja algum contratempo,
sempre se encontra tempo para curtir
as belezas da Natureza e da vida, que realmente é bonita,
é bonita e é bonita, desde se saiba vive-la...

TEMOS TEMPO PARA CURTIR A NATUREZA
Marcial Salaverry

Se gosta de curtir a Natureza,
de aproveitar da vida sua beleza,
venha dê-me tua mão,
ponha alegria em teu coração,
e juntos caminharemos...
Temos tempo para fazer
e a oportunidade veio acontecer...
Se gosta de coisas simples,
dessas coisinhas que estão por aí
pra quem quiser aproveitar,
se souber, e gostar de amar,
venha, dê-me tua mão,
e juntos caminharemos...
Tempo e oportunidade não nos falta,
e a Natureza está em alta...
Se para ti, tudo é bom como que,
se um passarinho cantando,
ou mesmo um cão ladrando,
tudo isso tem sempre encanto,
se um por do sol provoca teu pranto,
se essas emoções corriqueiras,
que muitos acham besteiras,
fazem bem pra tua alma,
e ainda mais, te acalma,
venha dê-me tua mão,
e juntos caminharemos pela aí,
sem predeterminar o destino,
e sem cometer nenhum desatino...
Que tal um mergulho à meia noite?
Ou uma feijoada ao meio dia?
Ou ao contrário?
Ou um chopinho às seis e meia?
Ou um five o'clock tea?
Venha, dê-me tua mão e vamos sair por aí...
Vamos curtir a Natureza,
e fazer da vida uma beleza...
Tu e eu, sem destino,
sem como e nem porque...
Venha, estou te esperando...
E assim estamos há 60 anos...
Eis o segredo de uma gostosa vida a dois...
 

"NÃO ESTÁ MORTO QUEM PELEJA..."

Por vezes, chegamos quase a ponto de "entregar os pontos",
mas algo lá dentro nos faz persistir, não nos deixando entregar os pontos,
embora estejamos quase em nosso limite, mas,

como diz um antigo bordão gaúcho: "Não está morto quem peleja..."
Osculos e amplexos, Marcial

"NÃO ESTÁ MORTO QUEM PELEJA..."
Marcial Salaverry

Este é um velho bordão gaúcho, que procura dar forças a quem não quer entregar os pontos, eis que em nossa vida, muitas vezes vemo-nos na contingência de testar nossos limites, seja de tolerância, seja de resistência, por estarmos quase entregando os pontos, no limite de nosso limite. 

Não é apenas da resistência física que se fala, pois para testar estes limites, basta fazer exercícios físicos até nos cansarmos. E ela, com treinamento adequado, poderá ter seus limites ampliados até o organismo tolerar a novos limites.

Contudo, a resistência de nossa alma, de nossos sentimentos, é algo meio utópico para se definir.  Dificilmente poderemos aquilatar seus limites, pois sempre estamos sendo chamados a novos testes, a cada acontecimento importante em nossa vida, mormente nos momentos de dor ou tristeza...

Muitas vezes as feridas de nossa alma começam a latejar, e a coragem parece estar se esvaindo. Que fazer? Entregar-se à dor e ficar esperando as coisas acontecerem? É um desses momentos em que somos chamados a mostrar nosso valor, reagindo aos contratempos, e pelo menos tentar continuar vivendo, entendendo que jamais devemos simplesmente entregar os pontos, esperando que o fim chegue, e assim, de alguma maneira, em algum lugar, precisamos buscar as forças necessárias para reagir, ampliando nossa capacidade de resistência, pois a grande verdade é que "não está morto quem peleja", e assim, vamos à luta, continuar vivendo...

Se conseguirmos resistir sem baixar a guarda mais um pouco, poderemos retomar o fôlego, e continuar a caminhada, mesmo que a derrota pareça estar nos chamando, e estejamos perto da desilusão total.

Sempre haverá quem nos estimule a parar e entregar os pontos.  São os derrotistas, invejosos e maus amigos, aqueles incapazes de uma palavra de estímulo, aqueles que preferem subir à custa da desgraça alheia, do que por capacidade própria.  A esses, é que nos cabe mostrar de que material somos feitos.

Deveremos procurar ouvir aqueles que tentam nos incentivar, injetando aquela coragem necessária, aquele gás que nossa resistência está pedindo.

Muitas vezes, precisamos reagir contra nosso inimigo interior, que é aquele pessimismo que tenta nos abater, aumentando a distância aonde estão nossos objetivos. Precisamos sempre acreditar que a linha de chegada está próxima, ou seja, que nosso objetivo está a nosso alcance, mesmo que ainda falte muito para lá chegarmos, quando sentimos o fôlego no fim, as asas quebradas, as pernas fraquejando, mas algo em nosso interior nos manda resistir, e é nessa força que precisamos buscar o que nos falta para conseguir a vitória.

Na verdade, podemos representar metaforicamente como a passagem da noite para o dia, quando a escuridão de nosso desanimo nos empurra para a desistência, para a escuridão, e vamos buscar na luz difusa da madrugada raiando, as forças de que precisamos para que o sol da felicidade pelo sonho realizado, pelo objetivo alcançado comece a brilhar novamente em nossa vida.

São essas provas a que somos submetidos, para testar nossos limites. Se entregarmos os pontos, se não tivermos ânimo para enfrentar as adversidades, é porque realmente não reunimos méritos para receber o sol da manhã, e deveremos mesmo permanecer na escuridão.

Vamos sempre ampliar nossos horizontes, extrapolar nossos limites, sempre sabendo “puxar” de nosso interior aquela dose extra de força de vontade, que é o apanágio dos vencedores, daqueles que conseguem traçar seus objetivos, e chegar ao ponto final. Se dificuldades surgirem, podemos atrasar um pouco.  Podemos recuar algumas vezes, fazendo um recuo estratégico, apenas  para ganhar novo impulso e não esmorecer jamais.

E certamente o melhor dos objetivos a ser alcançado, é ter sempre diante de nós,  UM LINDO DIA a nossa espera, e sempre lembrando que "não está morto quem peleja", vamos procurar repeti-lo a cada dia de nossa vida... 

sexta-feira, 18 de outubro de 2019

APENAS UMA QUESTÃO DE VAIDADE

APENAS UMA QUESTÃO DE VAIDADE
Marcial Salaverry
 
Coisa interessante é a vaidade...
E como dela muitos tem necessidade... 
Enquanto alguns procuram chamar a atenção
usando sua beleza física,
como se atributos físicos
fossem a coisa mais importante,
outros procuram exaltar sua inteligência,
usando de sua ciência,
e procurando mostrar
que por terem mais conhecimentos,
são melhores que os outros mortais...
Finalmente, existem aqueles que,
mostrando apenas a beleza de sua alma
e de seus sentimentos,
realmente alcançam o carinho e a admiração
de quase todos, pois tem a beleza da alma,
que é a que realmente prevalece,
e que não conhece a vaidade,
por ser apenas um dom natural...
 
Marcial Salaverry
 
 

COMO SÃO ALMAS ROMANTICAS

COMO SÃO ALMAS ROMANTICAS
Marcial Salaverry

Almas românticas, trazem em si
o dom especial de colorir
a vida com belos momentos
de delicados sentimentos,
de raro perfume de Amor,
suavizando a passagem
de quantos, por toda paisagem
da vida puderem olhar...
Com doçura e delicadeza,
na expressão e gentileza
de um carinho sem par...


Marcial Salaverry

NÃO VAMOS DEIXAR A ÁGUA SECAR


É importante entender a sabedoria da Natureza...
Entender a importancia da água em nossa vida,
não permitindo que todas as recomendações sobre
seu bom uso, vão por água abaixo...
Como é um dos 365 dias do ano, hoje tambem
é Dia da Água, pois dela necessitamos em todos
os dias e horas de nossa vida...
Osculos e amplexos,
Marcial
TEXTO PUBLICADO EM 08/07/2012, mas como a água
é SEMPRE necessária, sempre vale a pena reeditar para
servir lembrete para os incautos...

 NÃO VAMOS DEIXAR A ÁGUA SECAR                               
 Marcial Salaverry

Lembrando que foi criado o Dia da Água, vamos lembrar que a sabedoria da Natureza sempre inspirou os homens em suas descobertas. Podemos facilmente concluir que todas as grandes invenções, foram fruto da curiosidade e da mente inventiva de alguns iluminados que, observando a Natureza com a curiosidade de uma criança, conseguiram descobrir os meios para desenvolver seus inventos.

Senão vejamos. Foi observando os pássaros em suas evoluções que surgiu a idéia de que poderíamos também voar. E Ícaro foi o precursor dos jatos de hoje. Foi observando o castor a represar a água, que o homem descobriu que poderia usar a força da água em seu benefício.

E não podemos nos esquecer de que a calma da tartaruga nos ensina o segredo de uma longa vida, e que o espírito de organização das formigas ensina como viver em mundo global, com cada qual cuidando de sua parte. Nem tudo é bem entendido, pois a história do galo mandar no galinheiro, foi mal assimilada pelos homens, provando que nem tudo é perfeito.

É importante sabermos nos harmonizar com os elementos da Natureza, como a terra, o fogo, a água e o ar, pois sabemos que o desequilíbrio de um deles pode destruir todo o sistema. A Natureza tem seus meios de controle, e se o homem não souber usa-los pode por tudo a perder, no que, aliás, tem se mostrado muito (in)competente...

Uma das maiores forças da Natureza, senão a maior de todas, é a água, e é justamente ela que nos dá as maiores lições de vida, e que deveríamos muito bem assimilar.

Vejam como a água enfrenta os obstáculos que encontra em seu caminho, analisando o percurso de um rio. Em sua nascente, um fiozinho de água, correndo placidamente, saltando sobre pedras, pulando obstáculos, e não tem medo de dar grandes saltos para prosseguir em sua caminhada. Sabe aliar-se a outros que vão surgindo. Não se preocupa em saber quem é o mais forte, pois sabe que é a união que faz a força, e aproveita bem todo o seu poder, e se unifica ao encontrar qualquer porção semelhante.

Sabe receber mais água, seja vinda do céu ou das terras distantes. Não tem preconceito com este ou aquele tipo de água. Seja da chuva, seja de rios barrentos, seja de rios poluídos, as águas se encontram e se diluem, movimentando-se pela terra em perfeita harmonia. É capaz de se amoldar a qualquer ambiente, congelando-se para suportar o frio, ou gaseificando-se quando o calor for muito forte. É capaz de enfrentar e dominar o fogo. E finalmente quando chega até o mar, não cria barreiras pela diferença “racial” existente. Apenas une-se ao mar, formando a grande massa líquida que domina o mundo.

Já está mais do que na hora de sermos como a água, aprendendo a grande lição que ela nos oferece, esquecendo preconceitos e diferenças raciais, sociais ou sejam quais forem, pois somente com uma boa e sólida união poderemos realmente descobrir como bem viver, e sobreviver. Precisamos aprender a deixar passar certas coisas, ao invés de sempre querer provar que somos os melhores em alguma coisa, precisamos aprender a mudar de rumo e contornar obstáculos, sem permitir que o desespero e o desalento nos dominem. Quando preciso for, adquirir a dureza de um iceberg, ou então saber subir ao céu para uma eventual purificação, e voltar como uma chuva benfazeja.
O importante é aprender a grande lição, seguir em frente, até chegar ao grande objetivo da vida, até o nosso “mar particular”. Obstáculos existem para serem transpostos.

Tristezas que nos congelem a alma, poderão ser vencidas quando de novo o sol raiar, provocando seu degelo. Raiva que nos faça ferver, acaba se evaporando, e poderá voltar ao caminho antes trilhado. E além de tudo, sacia nossa sede, e realmente nos dá a vida. Por vezes ela se excede e causa desgraças com suas enchentes? Basta buscar as reais causas, e veremos que algo feito pelo homem provocou essa tragédia.

A água apenas quer ser respeitada e bem tratada, sempre reagindo aos maus tratos a que constantemente é submetida, e dela precisamos cuidar, não permitido que seque de vez, porque se isso acontecer, será nosso fim tambem...

E diante de um belo copo de água, desejo a todos UM LINDO DIA, e que todos saibam manter a sede de saber, sabendo como saciá-la, e vamos bem viver, sempre com um belo copo d'água...

quinta-feira, 17 de outubro de 2019

A VERDADE DE NOSSO POR DO SOL

Vamos acompanhar o sol de nossa vida...
Vivendo-a com a luminosidade do sol, até que se ponha...
Osculos e amplexos,
Marcial

A VERDADE DE NOSSO POR DO SOL
Marcial Salaverry

Realmente, devemos considerar o por do sol como sendo um dos mais belos espetáculos que o Amigão nos proporciona, e ele nada nos custa, podendo ser apreciado por todos, desde que se disponham a bem apreciar uma verdadeira obra de arte, feita pelo nosso Arquiteto do Universo.  O incrível colorido que o céu assume no arrebol é algo que extasia qualquer pessoa com um mínimo de sensibilidade.

Também é a hora em que as aves voltam para os ninhais,  sempre fazendo belíssimas evoluções no céu, como que se despedindo do dia. Quem já apreciou as revoadas das aves no cair da tarde, sabe bem do que estou falando, pois é algo deslumbrante.

É quando nos preparamos para o descanso, embora alguns comecem a se preparar para mais uma noite de trabalho, ou de diversão.  É apenas uma questão de opção de vida, ou de adequação às suas necessidades.

Li  uma mensagem muito interessante sobre o por do sol, de autoria de L’Inconnu. Vejam:
“Contemplar, com os olhos da alma a plenitude do por do sol qualquer um pode fazê-lo, mas poucos, porém, voltam-se para a grandeza divina ali manifestada.”
Realmente, todos podemos apreciar a beleza do astro-rei se pondo, basta que tenhamos a disposição para encher nossos olhos e nossa alma com o espetáculo, e que saibamos apreciar o que na realidade é uma obra de arte.  Basta nos quedarmos em silêncio, apreciando a descida do sol na linha do horizonte, sendo substituído pela escuridão da noite, e nossa alma poderá sentir como Deus sabe das coisas.

Basta imaginarmos o que realmente pode representar essa noite surgindo.  Podemos meditar e pensar que pode ser algo como um pequeno filme de nossa vida, representada pelo dia que está findando.  Nesse dia de sol, tivemos a parte da manhã, algo como que nossa infância, pois temos mais energia, sempre fazemos mais coisas e temos mais disposição na parte da manhã.  Na parte da tarde, podemos considerar como sendo nossa juventude, pois ainda temos boa disposição para as atividades do dia a dia, mas a energia já é um pouco menor, e  já começamos a pensar no repouso que a noite nos trará.  O por do sol, é como a divisão entre a juventude e a maturidade, a energia já é menor. Nossa atividade normalmente se reduz no fim do dia.

Quando os últimos raios do sol cedem lugar para a noite, normalmente estamos cansados das intensas atividades do dia, e já nos encontramos em preparativos para descansar, como acontece com nossa vida.

Após todas as atividades que exercemos durante nossa existencia, queremos aproveitar a noite para fazer coisas que nos tragam mais prazer, como se buscássemos uma compensação por tudo aquilo que fizemos durante o dia de nossa vida.  Então é lícito esperar que possamos ter uma noite tranquila. Afinal, por tudo o que fizemos durante o dia todo, merecemos um certo repouso. Nosso corpo pede por isso.

A noite avança, e vai terminar na madrugada, para tudo recomeçar quando o sol nascer de novo, como se voltássemos em outra vida.  É exatamente por isso que devemos aproveitar bem o dia de nossa vida, e como melhor passarmos esse dia, evitando certos vícios que poderão abreviá-lo, trazendo mais cedo a escuridão total da noite.

O ideal é sempre arranjarmos um “horário de verão”, prolongando o dia o mais possível.

Claro que  isto é uma analogia, pois  existem pessoas que exercem suas atividades na parte da noite, apenas provocando uma inversão das coisas.  Para elas, o que é visto como o nascer do sol, será por do sol... Simples questão de ponto de vista, e não precisamos criar polêmica a este respeito.

Então, exatamente por isto, e em todos os sentidos, desejo a todos UM LINDO DIA, desejando que cada qual tenha um lindo por do sol na vida...

 

quarta-feira, 16 de outubro de 2019

UM MENINO ARTEIRO

Assim se conta a história de um menino muito arteiro,
que cresceu e será que mudou seu espírito?

UM MENINO ARTEIRO
Marcial Salaverry

Um menino arteiro,
de espírito aventureiro,
que adorava as histórias do Zorro,
na base do mato ou morro...
Viveu venturas e desventuras,
em imaginárias aventuras...
Aventuras de tão imaginadas,
que acabaram realizadas...
Elaborava mil roteiros,
e aconteceram quase por inteiro...
E como foi duro,
esperar pelo futuro,
para realizá-las...
Enquanto estava a sonhá-las,
eram outras suas aventuras...
Sempre dizia, "de cachorro,
jamais corro"...
E em sua lembrança,
vêm os pomares da vizinhança...
E eram as goiabas,
e também as jaboticabas...
Assim "conquistadas", tão deliciosas...
Como eram saborosas...
"Ai que saudade que tenho",
quando disso a lembrar-me venho...
São lembranças tão vividas,
"da aurora da minha vida"...
Adorava roubar flores,
encantado por suas cores,
e à minha mãe oferecia,
quase todo dia...
E ela me beijava agradecida,
pelas flores que recebia comovida,
mesmo sabendo como as conseguia,
mas o vizinho nunca me via...
E das vidraças, sequer imaginava
quem as quebrava...
Meu espírito aventureiro,
sempre livre por inteiro,
levou-me a lugares distantes,
numa experiência de vida,
jamais esquecida...
Mudei rumo, descobri novos caminhos,
vivi, viajei, o mundo conheci...
Muita experiência adquiri...
Eis-me de volta ao meu cantinho...
Mais vivido, mais experiente,
disposto a viver, simplesmente...
Amores vividos, amores tidos,
amores igualmente perdidos...
Sempre muitos amores,
dando à vida novas cores...
Mas um espírito assim aventureiro,
quer um amor total, por inteiro...
O importante é viver a vida,
vivendo-a como deve ser vivida,
ao lado de quem a companhia desejar,
alguém para muito amar...
Quem diz a verdade não mente,
bom é viver para um amor somente,
pela vida toda, na mocidade, na idosidade,
sempre com felicidade...

A IMPORTÂNCIA DE SABER USAR O BOM SENSO


Bom senso... Eis um artigo em extinção e que deve ser ressuscitado...
Sabendo usá-lo, evitamos muitas coisas desagradáveis...
Ósculos e amplexos,
Marcial

A IMPORTANCIA DE SABER USAR O BOM SENSO
Marcial Salaverry

O que mostra de maneira irrefutável a importancia de saber usar o bom senso, é entender que em nossa caminhada por este mundo, estamos sujeitos a diversos acidentes e incidentes, algo que faz parte das coisas da vida, e, dentre as coisas que corriqueiramente nos acontecem, as que mais incomodam, é quando sofremos alguma agressão, seja ela física ou verbal. Principalmente se os motivos forem irrelevantes, ou mesmo inexistentes.

Aliás, penso que esse tipo de atitude sempre é condenável. Se temos alguma mágoa contra uma pessoa, ao invés de a ofendermos ou agredirmos, deveremos procurar explicações. Se estas não forem convincentes, será suficiente a afastarmos de nosso círculo de amizades, pois a troca de agressões apenas levará a um agravamento de situação. E para que isso?

Li um pensamento de autoria de Pedro Ornelas, que define bem a questão:
"Tem de amor a vida cheia,
Quem, prezando bons valores,
Grava as ofensas na areia,
Porém na pedra os favores."
Realmente é um pensamento excelente, sendo essa a melhor maneira de se encarar a vida, pois nunca deveremos ficar remoendo as ofensas recebidas. O melhor é esquece-las, pois para aqueles que tem o mau gosto de não nos apreciar, o silêncio é a melhor resposta.

Penso que deveremos receber de bom grado críticas construtivas, que nos sejam dirigidas diretamente. Ouvindo-as, poderemos melhorar nossa linha de conduta, seja ela pessoal ou profissional. Mudando o que deverá ser mudado, ratificando os acertos, e retificando os erros, entendendo que ninguém é senhor da verdade a ponto de não querer ouvir opiniões alheias só por serem desfavoráveis. Analisemo-las. Quem sabe algo possa ser aproveitado.

Se alguém não nos aprecia e nos critica, não considero interessante revidar a crítica, pois sempre deverão existir opiniões divergentes. Respeitemo-las, para que as nossas também o sejam. Nesses casos, o melhor para nós é torcer para quem nos ataca tenha muito êxito na vida, pois quanto maior for seu sucesso, menos tempo terá para nos desejar mal. Não existe nada mais negativo do que desejar o mal, seja a quem for, muito pelo contrário, devemos desejar que ele sempre vá em frente. Nunca devemos desejar o mal a ninguém, pois o feitiço pode virar contra o feiticeiro, igualmente entendendo que sempre devemos ter pensamentos positivos, que ajudam a melhorar o astral. Sempre devemos encarar o lado positivo da coisa.

Entendo que devemos também dedicar um pensamento positivo a quem tenta nos prejudicar. Pois se alguém tenta nos fazer mal, essa pessoa é que fica amargurando sua vida, procurando um jeito de nos ferrar, e vendo que não obtem êxito em suas tentativas de nos desestabilizar, acabará desistindo.

É inegável que sempre é triste ter apenas pensamentos negativos. Deve provocar um grande mal estar interior para quem age assim, e assim sendo, o segredo é desejar que essa pessoa tenha todo o sucesso na vida. Por que desejar-lhe o mal? Nada lucraremos com isso, e quem sabe, se ela tiver bastante êxito vai estar tão ocupada comemorando que se esquecerá de nós... Parece que os pensamentos positivos emitem uma espécie de raios que espalham luz sobre todos, e sempre melhoram o ambiente.

Jamais deveremos esquecer os favores recebidos, sejam ajudas morais ou materiais, essas sim, deveremos levar sempre na memória. Principalmente as desinteressadas, eis que uma pessoa só ajuda outra quando acha que esse alguém merece um apoio. Então, se conseguirmos despertar tal tipo de consideração, isso sim, é algo que nunca deve ser esquecido, além do que, é muito bom saber que conseguimos atrair simpatias e isso sempre se consegue se, ao invés de espalharmos negatividade, espalharmos positividade. Se, ao invés de desejarmos que determinadas pessoas "se ferrem", desejarmos que elas tenham sucesso, pois esse sucesso poderá recair sobre nós também.

Assim, se encontrarmos alguém que precise, e que mereça nosso amparo, sempre estaremos prontos para tanto. É para isso que estamos no mundo, jamais esquecendo de que o melhor é não ter inimizades. Se não podemos ser amigos, pelo menos que não sejamos inimigos. O bom da questão é vivermos em paz. O mundo é tão grande, e sempre há espaço para todos. Nosso êxito não precisa ser conseguido à custa do fracasso de outrem, pelo contrário, deve sim, ser batalhado, para ser conseguido por nossos próprios méritos.

Bem crianças, positivamente, espero que todos tenhamos UM LINDO DIA, e certamente este desejo é extensivo a todos aqueles que apreciarem viver esse lindo dia...

terça-feira, 15 de outubro de 2019

ALGUMAS MENSAGENS PARA O DIA DO PROFESSOR

Pelo Dia do Professor, desejo consignar
esta homenagem para PROFESSORES E PROFESSORAS
que sempre representaram marco importante na vida de todos nós...
Osculos e amplexos,
Marcial
ALGUMAS MENSAGENS PARA O DIA DO PROFESSOR
Marcial Salaverry

Professor(a), é aquela  criatura, que sempre nos desperta para a vida...
Seja como for, sua lembrança para sempre perdura, sendo sempre uma recordação querida...
Receba esta homenagem tão merecida...

________________________________________________

Professor(a), quem não tem no escaninho da memória, uma doce lembrança de um gesto de carinho, aquele apoio num momento de incerteza...
aquele aplauso por um trabalho bem feito...
aquela bronca dada na hora certa... Muitas vezes um autentico segundo pai, uma segunda mãe...
Quanto devemos aos professores que passaram por nossa vida...

____________________________________________

Professor(a), doces lembranças de um tempo feliz...
Doces recordações de nossos mestres queridos...
Lembranças de um passado... para toda a vida...
Neste Dia do Professor, registro minha saudade sentida...
__________________________________________________

Lembrando de meus professores(as), dos mestres que tanto me incentivaram,
deixo registrado meu carinho a todos os professores(as) que não conhecem
limites para levar a cabo sua nobre missão.
__________________________________________________

Dia do Professor... Tudo que se fizer para homenageá-los, pouco será..
Mais que uma profissão, é uma missão, realizada com devoção...
São eles que nos preparam para a vida, muitas vezes nos indicando
o rumo certo, quando queremos entrar por algum desvio....
E quantas vezes nos tiraram desse desvio, mudando algo em nossa vida...
_________________________________________

Aos abnegados professores(as), meu desejo de UM LINDO DIA DO PROFESSOR,
e que possa ser repetido ad perpetuam...

  

segunda-feira, 14 de outubro de 2019

A BUSCA DO AMOR

 


A BUSCA DO AMOR
 Marcial Salaverry

Quando a ansiedade vem nos procurar,
 Nos instantes da doce entrega,
Nem percebemos o que a vida encerra,
 e olhar para o amor é a única coisa certa,
 na paixão que nos consome intensamente.
A luz vem da nossa própria alma,
concentrada em sentimentos profundos,
dominada e quase cega em sua loucura,
exaurida de um calor mágico e inesquecível.
Assim é o amor... doce sentimento,
que não fala em sofrimento.
Quando em nossa alma o amor é realidade,
é o caminho da felicidade...
Se não estamos perto,
vem uma doce saudade,
só queremos, na verdade,
a querida presença a nosso lado ter...
Mas se isso não acontecer,
sempre nos restará sonhar,
e com doces lembranças nos enlevar...
Amor... busca incessante...

Marcial Salaverry 

COMO É A VIDA DOS PROFESSORES

Professores... Nada fácil é sua vida...
Tanto é exigido deles, e tão pouco é o reconhecimento...
Osculos e amplexos,
Marcial

COMO É A VIDA DOS PROFESSORES  Marcial Salaverry

Estamos quase chegando ao tão falado Dia dos Professores. Então, vamos falar sobre o  drama dos professores brasileiros, como é sua vida, pois são mal remunerados, mal compreendidos, tendo que dar um duro danado, matando alguns leões por dia (com vontade de substituir os leões por alunos...) para poder sobreviver.

São eles  realmente  o elo que liga as gerações, entre Pais e Filhos. São os incompreendidos e abnegados professores e professoras.  Ainda me lembro do que aprontei em meus tempos de estudante, e a eles peço que me perdoem, tá? Na época não sabia que a vida de vocês era essa batalha, porque se soubesse, teria sido um pouco mais bem comportado, claro que sem fanatismo, porque sempre tive um espírito, digamos muito brincalhão, embora eles dissessem que era de porco.

Muita gente acha que é muito fácil ser professor. É só decorar as aulas, e despejar matéria em cima dos alunos.  Depois, corrigir as provas, dar as notas, e pronto. É verdadeiramente uma maravilha ser professor.  Beleza pura.  Se voce acha isso, vai lá.  Experimenta. Tente sobreviver com alguma dignidade...

Agora, esqueçamos as utopias, e vamos para a realidade.  É uma das classes mais mal remuneradas que existe.  Se não tiver outras fontes de renda, tem que correr feito doido atrás da bola, em 3 e 4 empregos, para tentar morrer de fome com dignidade, e nem sempre o consegue.

Não podemos esquecer os longos anos de estudo para chegar ao Magistério.  Realmente, Professor não é uma profissão, é um estado de espírito.  É uma vocação. É masoquismo. É vontade de procurar melhorar algo na vida da juventude que não sabe entender o benefício que eles podem trazer para a vida...

Agora entra em pauta a parte mais delicada do que é ser Professor, ou seja, o que deveria ser a complementação da educação iniciada nos lares.  Deveria, mas na maior parte dos casos (principalmente no curso primário), as crianças chegam para as salas de aula sem a mínima orientação de vida, sem sequer saber com exatidão o que foram fazer na escola. 

Nesses casos, o Professor tem que fazer a coisa desde o início.  Precisa burilar a criança. Trabalhar a cabecinha, “trazendo-a” para o ambiente escolar.  Esse trabalho nem sempre é compreendido pelos pais, que acham ser uma “interferência” na educação familiar, que inexiste.

E quando numa sala de aula existe um ou mais “adolescentes rebeldes”, fruto de uma “deseducação familiar” total e completa, a coisa fica complicada.  Os professores, em casos como esse tem que fazer “das tripas coração” para não deixar que o mau aluno deteriore o ambiente da sala de aula.
Procura os pais que nem sempre colaboram (nunca tem tempo para ir às reuniões).  Enfim, não é fácil lidar com esse tipo de adolescentes.

É preciso muita psicologia para lidar com crianças, dada a heterogeneidade que se encontra em uma sala de aula, mas as crianças pequenas são, por vezes,  mais maleáveis, embora existam aqueles crianças mimadas e "vítimas" da super proteção familiar.

O problema principal são os adolescentes, que já trazem mais arraigados os problemas domésticos, são por natureza revoltados contra alguma coisa, que nem mesmo eles sabem definir, são os "rebeldes sem causa",  e que os professores procuram “consertar”.  Sempre procuram cativar os líderes da turma, que muitas vezes colaboram para “acertar” a classe.  Enfim, haja paciência, e muita sabedoria para contornar certas situações.

Enfim, temos que registrar aqui uma homenagem a estes que são a verdadeira ligação “intergeracional”.  É um trabalho de “sapa”, nem sempre compreendido, mal remunerado e super sacrificado.  Afinal, estão lidando com o futuro das crianças.  Muitas vezes crianças-problema são “consertadas” na sala de aula, graças ao trabalho psicológico lá desenvolvido pelos professores.  Muitas vezes o trabalho dos professores é estragado pela falta de uma complementação doméstica.

Claro que existem exceções,mas isso já é outro papo...

Terminando, sigam o conselho deste seu mestre: TENHAM UM LINDO DIA, e desejando o mesmo a TODOS os professores e professoras, deixo AQUELE ABRAÇO...
 

domingo, 13 de outubro de 2019

HOMENAGEM AO SAUDOSO PROF. PINA

AO SAUDOSO PROFESSOR PINA
Marcial Salaverry

"Ora direis, ouvir estrelas..."Agora você está a vê-las,
querido professor...
Tantas vezes me fizestes
ler Bilac e outros mestres,
e cá estou agora a poetar...
E nessas lembranças a me inspirar...
Lembro-me de sua figura,
sua presença forte e segura,
com pulso firme nos controlando,
e pelo português nos puxando...
O que hoje sei, a ti eu devo,
e por isso me atrevo,
a com estes toscos versos homenagear-te...
"Deixá-lo jovem... objetos inanimados
não caem ao solo por vontade própria..."
E ninguém se atrevia a erguer
a inanimada caneta, tombada ao solo...

Marcial Salaverry, ex-aluno do Colégio Estadual
Pres. Roosevelt - São Paulo-SP - Anos 1956/57/58.

Por vezes temos que voltar ao passado...
O que sou em termos de gente, devo muito à Professora Rosina Pastore,
dos últimos anos do primário, e o que sei de português,

devo ao Prof. Pina, que sabia como ninguém ensinar sua matéria...

MINHA PROFESSORA INESQUECÍVEL

MINHA PROFESSORA INESQUECÍVEL
Marcial Salaverry

Durante toda nossa existência sempre encontramos pessoas que de uma maneira ou de outra marcaram nossa vida. Algumas por terem sido aquele alguém que julgávamos ser quem amaríamos até o fim, mas que foram apenas breves episódios, e mesmo assim, deixaram marcas realmente marcantes. Outras, que por nos terem prestado alguma ajuda decisiva em certos momentos de nossa vida, ficaram para sempre registradas em nossa memória naquele cantinho das boas recordações.

Certamente houve algumas que nos fizeram algum mal, prejudicando nossa vida de uma forma qualquer. Quanto a essas, melhor esquece-las, porque não vale a pena rememorar certas personagens desagradáveis. Más lembranças, com certeza melhor olvidá-las ...
Obviamente cruzei com todo tipo de pessoas em minha vida. De muitas, sequer recordo. Para que?  Talvez para lembrar de algo a nunca ser repetido, ou sequer recordado...
Contudo, de muitas outras, guardo lembranças muito agradáveis. São o que se pode chamar de "Tipos Inesquecíveis". Dentre essas, quero destacar uma figura, que posso dizer sem ferir quaisquer suscetibilidades, ter sido a grande responsável por eu ser hoje quem sou, e desejo prestar-lhe esta homenagem. Peço que me entendam.

Seu nome é Rosina Pastore.
Foi minha professora no então "Quarto Ano Primário", e depois no "Curso de Admissão ao Ginásio". Anos de 1950 e 1951. Uma fase muito turbulenta de minha vida.
Por razões que não vale a pena lembrar, minha família estava desagregada. Cada qual estava por um lado. Morava com minha mãe e uma irmã 2 anos mais velha, num quarto de pensão na Rua Martim Francisco, em São Paulo, e estudava no Grupo Escolar Arthur Guimarães, na Rua Jaguaribe. Eu fazia parte de uma turminha "da pesada", com tudo encaminhado para cair na marginalidade. Como sempre fui grande e bom de briga, era o líder de uma turminha de micromarginais. Entre outras façanhas, costumávamos praticar pequenos roubos nas lojas do Largo do Arouche e adjacências.
Numa dessas incursões, Dna. Rosina nos viu e, usando de sua autoridade, convenceu-nos a devolver as coisas para o lojista, e resolveu iniciar um longo trabalho comigo, por ter acreditado que meu futuro poderia ser bem melhor do que aquele que se estava delineando.
Jamais poderei esquecer as conversas que ela fazia questão de manter comigo após as aulas, pois foi essa a condição para não me expulsar da escola pelo que eu vinha fazendo. Nessas conversas, ela me mostrava a diferença entre ser uma pessoa de bem, e ser um malandro otário.  Fez-me entender que as possibilidades que se abririam com minha mudança de atitude, poderiam me proporcionar um futuro melhor. Teve, enfim, toda a paciência e discernimento para me explicar uma série de coisas, dando-me lições de vida que jamais esqueci, cumprindo com sabedoria enorme o que ela resolveu se propor, ou seja, transformar-me em alguém na vida.

Aproveitei todos os seus ensinamentos. Devo a ela ser o que sou, pois naquela época, não poderia contar com minha família. Praticamente vivia por minha conta. Já estava pensando em parar com os estudos para ficar apenas "com a turminha". Num ligeiro preâmbulo, apenas acrescento que nenhum daqueles rapazes escapou. Todos viraram bandidos. Possivelmente esse seria meu caminho, não fosse a paciência e pertinácia de Dna Rosina Pastore.
Jamais esquecerei sua figura, seu rosto doce e severo ao mesmo tempo, e nem tampouco de seus ensinamentos, e aproveito esta oportunidade para aqui render meu preito de homenagem a ela, e através dela a todos os professores e professoras que sempre procuram suprir junto aos alunos em que percebem algum potencial, as carências familiares, que por uma razão ou outra quase todas as crianças sentem, e que a sensibilidade e o carinho com que forem orientadas poderá traçar novos rumos em sua vida.

E se, por acaso, algum descendente da mestra Rosina Pastore, ler este artigo, apenas digo que sinta muito orgulho dessa figura para mim INESQUECÍVEL. Obrigado, querida Professora Dna. Rosina Pastore. Onde você estiver querida Mestra, receba os mais sinceros agradecimentos deste seu eterno aluno...Não esquecendo que foram muitos os Mestres que deixaram lembranças especiais, e num rápido pincelar, cito Prof. Pina, Prof. Diniz, Prof. Panadés, Prof. Kleber, e foram muitos e a todos e a cada um, meu agradecimento especial...

Aos abnegados professores, meu desejo de UM LINDO DIA, que possa ser repetido e confirmado a cada dia de vida...

sexta-feira, 11 de outubro de 2019

SORRIR PARA BEM COMEÇAR O DIA



Que tal um sorriso para bem começar o dia?
Com certeza ele será mais feliz...

SORRIR PARA BEM COMEÇAR O DIA
Marcial Salaverry

Um sorriso aberto e sincero,
não há nada melhor
para começar o dia,
do que ver à sua frente
um simpático sorriso amigo,
para o seu dia alegrar,
e também o de quem amar...
Portanto, logo de manhã,
dê um gostoso e franco sorriso
para nosso querido Amigão,
e também para aquela pessoa
que ainda cheia de sono te olha
do outro lado do espelho,
esperando teu sorriso aparecer,
para assim um lindo dia merecer...
Portanto, para ter um lindo dia,
sorria, apenas sorria,
sorria com amizade,
espalhando felicidade...

Marcial Salaverry
                                                                  

INFELIZMENTE NÃO EXISTE VIDA FAMILIAR COMO ANTIGAMENTE

Não existe vida familiar como antigamente, o que torna a familia artigo em extinção,
lembrando que antigamente a familia consistia numa reunião de pessoas pertencentes a uma mesma clã.
Geralmente morando juntos. E agora, cada um vive numa parte do mundo...
E só se comunicam VIA SMARTPHONE... Tecla-se ao invés de falar...
Osculos e amplexos,
Marcial

NÃO EXISTE VIDA FAMILIAR COMO ANTIGAMENTE
Marcial Salaverry

Por certas exigências da vida moderna, a vida familiar vem caindo em desuso.  Antigamente havia um culto às famílias. Morava-se em amplos casarões. As refeições sempre eram feitas em alegres reuniões familiares. As grandes datas sempre eram comemoradas com todos reunidos.  Eram outros tempos.

O que se nota atualmente, é que  houve uma certa desagregação nas famílias. Cada qual vai  em busca de sua vida. Antigamente os filhos iam casando, e morando na mesma casa.  Atualmente, o que impera é o “quem casa, quer casa”.  E de uma maneira ou de outra, vão se rompendo os laços familiares, e constituindo-se sempre novas famílias, sempre formando novos núcleos, por vezes cortando vínculos, por razões as mais diversas, que nem vale a pena enumerar, pois penso que todas as famílias tem histórias de rusgas entre sogros, sogras, genros e noras, tanto que até já faz parte do anedotário...

Mas, o que mais se nota é que além dessa separação física quase natural, o que ocorre também é uma grande falta de comunicação, pois além de viverem separados, também pouco se falam, quase se desconhecem.

São cada vez menos frequentes as reuniões familiares. Escasseiam as conversas, e por que? O porquê pode ser o desenvolvimento tecnológico, pois hoje em dia até mesmo dentro de csa, usam o "zapzap" para se comunicar... Ao invés das conversas d'antanho, tecla-se e pronto...

Pode parecer estranho, mas o que vem ocorrendo, é uma total falta de comunicação entre as pessoas.  Apesar da Internet, das ondas do rádio, dos programas de televisão, do celular barato, ou talvez justamente por causa disso tudo, a falta de comunicação pessoal é enorme. Usam-se as máquinas, usa-se a tecnologia, esquecendo-se do contato pessoal, do abraço, do cheiro, do contato físico, ou até mesmo da voz, ou do tão necessário beijo de amizade carinhosa. Daquele tão gostoso "de mãos dadas..."

Ao invés de uma visita, passa-se um e-mail, telefona-se, e pronto. Está cumprida a obrigação.

A vida familiar também fica seriamente prejudicada, pois está cada mais frio e distante o diálogo entre pais e filhos, tudo fica para depois. É preciso apenas suprir os meios para subsistência, e assim, pensa-se na matéria, esquecendo-se da alma.  Pensa-se na propriedade, e não no amor, e assim, a principal preocupação são os bens materiais, em tudo aquilo que o dinheiro pode comprar.

E nessa preocupação, sempre procuramos manter os filhos ocupados com alguma coisa, para que eles “não possam reclamar” de não merecer a devida atenção.  Ao invés da prática do amor familiar, de um saudável batepapo. tome  a escola particular, os cursos de línguas, de informática, balé, jazz, as academias para cuidar do físico.  Assim, dá-se tudo para os filhos, e para nós mesmos.  Tudo? E onde fica o convívio familiar, o amor, o carinho, o diálogo, onde poderemos passar para nossos filhos aquilo que já vivemos, ao menos para que eles tenham parâmetros para melhor poder analisar o que querem fazer na vida.  O convívio familiar, pode evitar o convívio com o traficante, com amizades perniciosas, onde, talvez apenas por falta de diálogo em casa,  eles possam buscar o calor de uma amizade.

A nova forma de amor que foi descoberta,  é a de cercar as pessoas que amamos de bens materiais, como se isso pudesse suprir aquele amor que deveríamos estar praticando, e do qual jamais deveremos fugir.

Uma reunião para um bate papo amistoso é fundamental, para que os filhos possam sentir que estão tendo atenção e carinho de seus pais, para que eles possam perceber que seus pais não são apenas aqueles que os sustentam, pagam suas contas, e tem a “obrigação” de lhes dar tudo.  Mas sim, são aqueles que por amor também os castigam, também os fazem sentir que tem obrigações para com a vida, e para com eles, pais. É tudo uma troca, deve haver uma reciprocidade de sentimentos.  O amor deve ser doado e recebido. Assim como o reconhecimento pelo que se faz, e o carinho recebido pela vida toda pode e deve ser retribuido...

 Muitas vezes, em uma palmada, em um castigo, existe mais amor do que na condescendência para tudo que os filhos fazem. 

Pais e filhos precisam entender que o diálogo é a base de tudo. É o que pode manter o amor familiar, e para que isso seja possível, é necessária uma boa dose de compreensão, e de saber viver, assim como é algo vital o reconhecimento dos filhos pelo que os pais já fizeram para que ele possa usufruir de toda essa modernidade. E tudo se resume numa palavra mágica... AMIZADE...

Vamos começar tendo UM LINDO DIA, e se possível, com um abraço físico, deixando o celular de lado...

quinta-feira, 10 de outubro de 2019

BRINCADEIRAS DE CRIANÇA

BRINCADEIRAS DE CRIANÇA
Marcial Salaverry

Brincadeiras de criança,
algo que minh'alma balança...
Uma na mula, rodar pião,
faz bem ao coração,
futebol, voleibol, melhora o físico,
não deixa ficar tísico...
Ver o rabinho do vagalume piscando,
enquanto estamos brincando,
e idéias vão surgindo,
e as nuvens vão a lua encobrindo...
Vai ficando escurinho... Cadê lua?
Tá brincando de dono da rua...
Vem menininha,
vamos pular amarelinha...
Pego minha peteca,
e você sua boneca...
E quando a gente se cansar,
vamos por aqui parar,
e começar a brincar de namorar...
Deixeu na tua mãozinha pegar...
Posso te beijar?
Ah... Só unzinho...
Vai um selinho...

Marcial Salaverry

QUE TAL UM DIA DAS CRIANÇAS DIFERENTE?

Para dizer a verdade, o Dia das  Crianças deve ser encarado de uma maneira diferente...
Ósculos e amplexos,
Marcial

QUE TAL UM DIA DA CRIANÇA DIFERENTE?
Marcial Salaverry

Chegou o Dia da Criança,  que é uma data em que todos se lembram dos presentes que devem ser dados às crianças. E tome brinquedos, roupas, doces, e coisas assim.  Na realidade, não são esses os verdadeiros presentes que as crianças precisam receber. Vamos entender do que realmente elas necessitam...

Vamos falar do que é importante para as crianças receberem de seus pais, e do que é necessário para ser um pai de verdade...
Realmente, biologicamente é fácil ser pai, para tanto basta fazer a parte correspondente ao homem no ato sexual, e pronto, já se está capacitado a ser pai. Além disso, é dar a ajuda material que a mulher necessita para que nada lhe falte durante esse período tão lindo e importante de sua vida, e até mesmo alguns carinhos, pois  a futura mamãe não tem a mesma atração, pois começa a engordar...

Também faz parte de suas funções cuidar do sustento do filho, provindo-o materialmente de tudo que ele precisa, não deixando faltar nada,  para que ele nunca possa reclamar de que o pai falhou em seu sustento material, bem como procurar atender aos caprichos de seus filhos, atendendo-os em seus mínimos desejos, para que eles vejam que beleza de pai tem, que dá para ele tudo o que quer, mas talvez não dê o que precisa...

Para suprir a parte de carinho, de atenção, e principalmente daquelas conversas tão necessárias entre pais e filhos, é suficiente dar  um cheque e pronto, e para poder sempre dispor desses cheques, claro que se deve sempre pensar no trabalho, mesmo que isso implique em não acompanhar  direito as atividades dos filhos (afinal eles tem a mãe e a babá para isso...). E muito bem pagas, diga-se de passagem...

Se por acaso descobrir que seu filho faz um monte de coisas erradas,  procura entender tudo, e sempre aceita, passando a mão na cabeça dos filhos, dizendo que são coisas da vida, e que basta pagar os prejuízos que eles causaram a outras pessoas, e pagar suas fianças na policia. Afinal, pai é para cobrir todas as despesas dos filhos... Pra que orientar no que deve ou não fazer? Isso é perda de tempo, e afinal das contas,  ele precisa viver, precisa aproveitar a juventude.

Bem, infelizmente tem muita gente que pensa realmente assim, e que realmente assim age. E depois, quando vê o filho enveredando por caminhos perigosos,  pergunta-se desesperado: "Onde foi que errei? Deus não existe, porque permite que um pai passe por essas coisas, apesar de tudo ter feito por seus filhos..."  Na realidade, o que foi que esse pai fez? Simplesmente ele se esqueceu das verdadeiras funções de um pai.

As verdadeiras e reais obrigações assumidas por quem resolve ter filhos, não são apenas as acima descritas.... Claro que a parte material é importante, claro que deve trabalhar para provir o sustento da família, pois para isso resolveu ter filhos...

Antes de tomar a decisão, deve-se pensar, meditar e ver se ambos, pai e mãe estão prontos para tanto.  Se realmente sabem a quanto deverão renunciar de suas vidas para poder dar uma boa e sadia educação aos filhos que pretendem ter, e ainda mais, saber que deverão passar noites em claro, saber que deverão reformular suas vidas, por causa dessa vida nova que resolveram criar.  Saber, enfim, das reais obrigação paternas, que são bem outras, bem diferentes daquelas descritas acima....

Além de suprir materialmente as necessidades, deverá sempre dar um suporte de fundo espiritual, emocional, pessoal. Deverá saber acompanhar as diversas fases da educação e da vida dos filhos.  Deverá saber orientá-los para a vida.  Deverá saber acompanhar sua vida escolar.  Deverá estar sempre pronto para dialogar com eles. Mesmo que esteja ocupado, deverá saber como é importante para os filhos saber que tem um canal aberto em casa para a orientação e aconselhamento tão necessário algumas vezes, deverá saber como é importante para os filhos, reconhecer algum erro cometido, e saber pedir desculpas quando isso acontecer, eis que, afinal, ser Pai, não é ser Deus, também é sujeito a erros.

É complicado pensar em tudo isso? Então pense antes de colocar filhos no mundo, já que, se não estiver perfeitamente cônscio de suas reais obrigação, não os tenha.

Filhos nunca podem ser considerados um estorvo pelos pais, afinal, não pediram para nascer, portanto, se os tiver, saiba deles cuidar.

Principalmente, não queira realizar-se através deles.  Não espere que os filhos realizem seus sonhos de vida. Espere que eles realizem os deles.  Apenas oriente-os, se estiverem em duvida.  Saiba o que dizer nessas ocasiões. 

Seria esse o real presente que as crianças deveriam receber em seu Dia da Criança, que na realidade, são os 365 dias e seis horas do ano. A devida atenção e o carinho de seus pais. Muito mais que presentes materiais, carinho e atenção são os verdadeiros presentes que as crianças precisam ganhar.

E que finalmente, todos, pais e filhos, tenham sempre UM LINDO DIA.
 

quarta-feira, 9 de outubro de 2019

A ALEGRIA DE VIVER

A ALEGRIA DE VIVER                      
Marcial Salaverry

Alegria de viver, que coisa mais linda,
algo que nos faz bem,
nos dá uma felicidade infinda...
faz bem à alma e ao corpo também.
A vida é como um jardim,
que devemos regar com amor e carinho,
para que possamos enfim,
ver florido nosso caminho...
A alegria de viver está na alma,
é uma sensação de felicidade,
que sempre nos acalma,
e nos dá tranqüilidade.
Sabiamente já se dizia que a felicidade
pode ser sempre encontrada,
não tem credo, cor, nem idade,
e tampouco deve ser procurada.
A felicidade está na nossa frente,
só depende, essa é a verdade,
de que realmente, minha gente,
seja essa a nossa vontade.
A felicidade está no amor,
está na paz, está na amizade,
devemos sempre ter n'alma o calor
do amor, e assim, a felicidade.
A felicidade, nós a encontramos,
ao sentir toda essa ternura,
quando juntos estamos,
vivendo esta ventura,
regando nosso jardim com amor,
para assim colhermos,
a beleza da flor
que por nosso amor merecermos...

NÓS NOS PERDEMOS NOS NÓS DO PROGRESSO TECNOLÓGICO

Com a constante evolução tecnológica,
a novidade de hoje,
será a velhidade de amanhã...
São esses os nós do progresso tecnológico,
que anda rápido demais, deixando-nos perdidos em seus nós...
Osculos e amplexos,
Marcial

NÓS NOS PERDEMOS NOS NÓS DO PROGRESSO TECNOLÓGICO
Marcial Salaverry
                   
 À medida que o tempo vai passando e vamos vivendo, constatamos com plena e total certeza, que o mundo anda em constante evolução, e assim, o que parecia utopia há pouco tempo atrás, hoje já é coisa superada, tão rapidamente anda o progresso da tecnologia, cada vez mais difícil de ser acompanhado, e dessa maneira, embora possa parecer incrível, muita gente ainda está ferrenhamente presa ao passado, e se recusa peremptoriamente a aceitar inovações.

São criaturas que custam demais a acompanhar o progresso tecnológico da atualidade, recusando-se a acreditar que certas máquinas vieram para beneficiar o progresso da humanidade, agilizando as comunicações, facilitando o desenvolvimento da ciência, mas por mais que a elas se mostre os incríveis benefícios dessa evolução tecnológica, eles  fecham os olhos para o que está à mostra, e usam argumentos, para eles irrefutáveis, segundo os quais “antigamente não havia nada disso e se vivia bem melhor”.

Na verdade, pode-se entender tal resistência, em se tratando de pessoas de pouca cultura e que teriam naturais dificuldades para entender por exemplo que um forno de microondas é bem mais ágil do que um fogão a lenha. Nesse caso, existe um contra argumento, pois também devemos reconhecer que o sabor da comida preparada num arcaico fogão à lenha é bem melhor.  Mas isso não é um detalhe tecnológico, é meramente uma questão de paladar, e estamos falando da praticidade da coisa, e é o que exige a atualidade de nossa vida.

Atualmente o grande pivô de discussões, é o novo monstro que veio destruir a paz e a tranquilidade dos lares, criando uma série de atritos familiares. Estou falando do tal do COMPUTADOR, que trouxe na bagagem o CELULAR que támbém é motivo de controvérsias.

Vamos lembrar que há alguns anos, foi a televisão que causou estragos. Muitas pessoas recusavam-se a sequer cogitar da idéia de colocar um aparelho desses em casa, eis que diziam mil e uma coisas contra ela, pobre vítima inocente de uma série de calúnias levantadas por seus detratores, pessoas que se recusavam a aceitar a evolução das comunicações, e alguns até imaginavam que poderia tirar as pessoas de onde estavam,  colocando-as em nossas casas. Chegavam mesmo a imaginar isso.  Não entendiam como poderiam ver quem não estava lá. E continuavam a escutar seus rádios. Enfim, desde que o mundo é mundo, sempre houve esse tipo de resistência contra tudo que representasse uma evolução, uma mudança, e não custa lembrar que o infeliz do automóvel chegou a ser apedrejado em praça pública, pois era inconcebível que algo se movesse sem a tração animal, embora houvesse um montão de cavalos lá dentro, que muita gente queria ver a todo custo.

E chega agora a vez do computador. Já começa a ser um pouco mais aceito. Mas para muita gente, ainda é “coisa do demônio”. Essa coisa de se falar com o mundo todo em questão de segundos, de se fazer as mais complicadas operações matemáticas num piscar d’olhos, é um autentico absurdo. E então, como será possível falar com alguém do outro lado do mundo, e olho no olho, graças a um tal de Skype, e como uma coisinha tão pequena como o celular pode conter tantas coisas lá dentro, e até as pessoas com quem falamos aparecem lá... Como é que pode?  E claro, que quanto mais evolui, mais as dificuldades para o aprendizado de se lidar com essa “Coisa” são aumentadas.  E toca a dizer-se que existem radiações perigosas, que podem cegar as pessoas, que o computador provoca câncer...(aliás, o microondas também foi vítima dessas calúnias...).

Enfim, essa resistência ao progresso é algo inerente às pessoas acomodadas, que não querem evoluir, pois qualquer evolução, sempre exigirá algum esforço a mais, algum estudo para poder acompanhar a coisa, e pessoas com uma certa preguiça mental, preferem combater do que aderir.

Se essa mentalidade tivesse prevalecido, ainda estaríamos na fase da pedra lascada... (talvez mais felizes, quem sabe?), mas não estaríamos vivendo com o conforto que temos agora.

Mas, pensando bem, será que realmente todo esse conforto, todo esse bem estar que o progresso nos trouxe  é realmente benéfico? Antigamente fazíamos as coisas com maior esforço físico, e não precisávamos correr nas Academias.... Enfim, uma volta ao passado talvez não seja tão ruim assim, e vai aqui a pergunta que não quer calar: "Será que os detratores do progresso estavam mesmo tão errados assim?"  Ou errado foi o progresso.  Aumentou a qualidade de vida, mas nos obriga a fazer ginástica... Bem, a grande verdade é que temos de acompanhar a evolução tecnológica, sem dúvida, se não quisermos perder o bonde da História, (hoje, seria o foguete...)

Nunca esquecendo de uma coisa. O computador surgiu para resolver uma série de problemas,  que não existiam antes que ele fosse inventado...

E pensando nisso, aproveito a rapidez do computador, pra desejar a muita gente, em diversas partes do Brasil e do mundo, (de outros planetas, quem sabe?) UM LINDO DIA. Não é muito bacana isso?