(Imagem-acervo Edson Rossato)
LIVRO REÚNE NANOCONTOSCOM APENAS CEM TOQUES
Cem Toques Cravados, de Edson Rossatto, foiinspirado em obra de Mário Lago e em tiras de quadrinhos. O lançamento aconteceno próximo dia 4, na Livraria Martins Fontes, em São Paulo
Osnanocontos estão para a literatura assim como as tiras estão para osquadrinhos: uma mensagem rápida, de sentido completo e instantâneo, num espaçoreduzido. O escritor e roteirista Edson Rossatto vem se dedicando ao gênero nosúltimos meses e acaba de reunir sua produção no livro Cem Toques Cravados(Andross Editora, 128 páginas, R$ 19,90), que tem lançamento no dia 04 denovembro, em São Paulo.
Alguns dosnanocontos apresentados na obra são inéditos, enquanto outros foram publicadosoriginalmente no blog www.cemtoquescravados.com e no Twitter (@cemtoques). Desdesetembro, alguns deles vêm sendo veiculados nos vagões do metrô de São Paulopor meio da TV Minuto.
Aexperiência de Rossatto com textos curtos vem desde 2004, quando escreveu olivro Curta-Metragemexclusivamente com textos de até 600 caracteres, os chamados microcontos. Nos anos seguintes, editou duasantologias, Expresso600 e HistóriasLiliputianas, ambas demicrocontos.
Inspirado nolivro 16 Linhas Cravadas, do escritore ator Mário Lago, Rossatto impôs-se o desafio de escrever os nanocontos comexatos cem caracteres, como Mário se impôs escrever com exatas 16 linhas. Oautor lembra que outra inspiração foi o trabalho dos desenhistas de tiras dequadrinhos. “Como não sei desenhar, parti para um formato literário que tivesseo mesmo efeito das tiras”, explica.
Recheadosde fina ironia, os nanocontos de Rossatto assemelham-se a outro gêneroliterário, a crônica. Em sua maioria, são instantâneos do cotidiano, mas hátambém textos em forma de epitáfios, classificados e outros.
ALGUNS NANOCONTOS:
Triste, afogou as mágoas na bebida e acaboucom tudo: mandou chover quarenta dias e quarenta noites.
Queria que o pai comprasse um novo porque ooutro morreu. “Irmãos não são vendidos em lojas, filho”.
“Só acredito vendo”, disse Tomé. Então Jesusse deitou no chão e fez trezentas flexões em um minuto.
Mãos dadas pelas ruas. Ele conduzido porela. Coração apertado pela separação: primeiro dia de aula
LANÇAMENTO:
Cem ToquesCravados
Autor: Edson Rossatto
Data: 04 de novembro de 2010
Local: Livraria Martins Fontes
AvenidaPaulista, 509 – próximo à estação Brigadeiro do Metrô
Horário: das 18h30 às 21h30
Informações: (11) 2167-9900
Organização: Andross Editora
Realização: Livraria Martins Fontes
PRÉ-VENDA:
Livraria Cultura. Clique no link: http://tinyurl.com/cemtoques1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O PORTAL DO POETA BRASILEIRO AGRADECE SEU COMENTÁRIO!