terça-feira, 24 de maio de 2011



ESTUDO BIBLICO
MULHER PORQUE NÃO ENTRAS NA ARCA?



ELEN VIANA



AMERICANA-SP



Querida irmã, temos feito inúmeras visitas em lares onde o inimigo de nossa alma tem entrado de uma maneira devastadora, acabando com casamentos que antes eram bem sucedidos e hoje estão em ruínas. No livro de Gênesis podemos ler que o primeiro projeto de Deus é à família; e neste mesmo livro podemos observar também que o primeiro projeto de Satanás é o de destruir a família. Desde então muitas famílias não estão em estado de alerta, e o inimigo tem achado lugar nos lares para a sua morada.
O Senhor Jesus despertou-me para orar na madrugada, pelos lares que estão passando por este problema, e colocou no meu coração que escrevesse inspirada pelo Espírito Santo de Deus, algumas linhas, para que você querida irmã, possa estar se revestindo com a armadura de Deus, que, aliás, no Livro de Provérbios, 14, o rei Salomão escreve: “Toda a mulher sábia edifica a sua casa, más a tola derruba-a com suas mãos”.
Sabemos que a mulher tem um papel significativo dentro do lar, todavia, algumas esposas não desempenham este papel com sabedoria, sendo este, um dos pontos para os desentendimentos que resultam muitas das vezes em separação.
Conhecemos inúmeras mulheres que a Bíblia nos revela que se destacaram pelos seus atos de heroísmo, sabedoria, autoridade e bravura. Mulheres destemidas como Débora, profetisa e juíza de Israel.
Ao lermos suas histórias, de como foram vitoriosas, sentimos uma imensa vontade de ser como elas; mas esquecemo-nos de que para serem bem sucedidas, tiveram que ser obedientes à voz do Espírito Santo de Deus.
Quero-vos falar de uma mulher que através da sua obediência e humildade, abençoou o ministério do marido, e que pela sua perseverança a benção estendeu-se para nós também. Existe um ditado popular que diz: Atrás de um grande homem, existe uma grande mulher. Pois bem; a mulher bem-aventurada que vos falo é a esposa do nosso amado Noé. Esta mulher nos faz lembrar de algumas virtudes que cobramos a cada dia de nossos maridos, mas que nós muitas das vezes não fazemos uso delas.Escreverei de uma maneira bem objetiva para que você amada possa entender.1. CONFIANÇA:Deus faz um pacto com Noé, e ordena-lhe que faça uma arca de maneira que caiba sua família, e um casal de cada animal, réptil e ave, pois o homem se havia corrompido e Deus iria mandar um dilúvio sobre a terra e tudo que estivesse fora da arca seria consumido pelas águas.
Vejamos então que Deus falou com Noé e não com sua esposa. O que eu observo é que sua mulher ainda que não escutasse o diálogo de Deus com Noé; ela deu um voto de confiança ao esposo. Mesmo sem nunca ter ouvido falar de que havia chovido em algum lugar ou simplesmente visto. Esta credibilidade de sua esposa incentivou-o ainda mais a continuar avante a realizar o plano de Deus. Conhecemos a história de uma mulher em que Deus tinha uma promessa, ainda que para o homem fosse absurda. Sara mulher de Abraão, homem escolhido por Deus para ser o Pai de muitas nações. Sua mulher não crê na promessa de Deus e dá sua serva egípcia, para que seu esposo tivesse filhos com ela.
Como Sara não creu que Deus havia falado com seu esposo, o Senhor envia três anjos para falar-lhe diretamente. Sara hospedou-os em sua casa, coseu para eles, escutou a promessa de que iria conceber um filho, e mesmo assim riu-se do fato ocorrido. Devido sua desobediência hoje podemos assistir pelos meios de comunicação, tamanho ódio que há entre os árabes e judeus, e tudo deu início através da desobediência de uma mulher.
Noé tinha como esposa uma mulher que confiou em suas palavras e atos, não precisando Deus falar com ela ou enviar um mensageiro, pois ela deu crédito naquilo que seu marido havia falado, e por este motivo o que Deus colocou no coração de Noé para fazer teve um bom êxito.

2. COMPANHEIRISMO:

Demorou 120 anos para que Noé concluísse a construção da arca. E o que me chama a atenção é que a Bíblia relata que Noé construiu em meio a zombarias; pois muitos não criam nele. O livro de Eclesiastes nos ensina que: Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro o levanta. E se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão. Então, podemos concluir que sua esposa estava no mesmo propósito que Noé. Muitas pedradas Noé deve ter levado! Creio que muitos o chamavam de louco ou velho gagá.
Quantas vezes Noé sentiu-se cansado, triste, até com vontade de desistir durante estes 120 anos...; Creio que quando ele estava nesta situação sua mulher estava ali para confortá-lo e dizer-lhe: - Não pare, continue, pois estou contigo nesta peleja!
Podemos ler que Jó, não teve a mesma sorte que Noé. No momento em que Jó mais precisava do apoio de sua esposa, pois já tinha perdido todos seus bens e também seus filhos e os únicos que ficaram perto dele e se diziam amigos, estavam ali para culpá-lo pelo seu sofrimento. Então sua mulher não hesita em dizer para que ele amaldiçoasse a Deus e por fim morresse. Podemos imaginar que fé, companheirismo, e compreensão estavam bem longe de seu vocabulário e se ficasse viúva também não importaria, desde que o problema fosse solucionado.

3. OBEDIÊNCIA: Quantas vezes a mulher de Noé deve ter molhado o travesseiro de tanto chorar! Calada, sofria vendo seus vizinhos e familiares zombarem de seu esposo, duvidando de que Deus havia falado com ele a respeito da arca. Tenho certeza que esta mulher somente orava a Deus pedindo graça para continuar a ajudar seu esposo. Sem falar que quando seu marido comunicou-a sobre a construção da arca, ele disse que somente ela, seus filhos e noras seriam poupados. E seus pais? Seus irmãos? Seus entes queridos? Você pode imaginar o sentimento desta mulher, que pensou que se casando somente iria ter alegrias e que nunca iria ficar longe de seus pais? Mas a Bíblia sagrada nos diz que os pensamentos de Deus não são os nossos, e Deus conhece o homem pelo seu interior, e o que Deus tinha para aquela família era algo totalmente diferente do que sua esposa imaginava. Quem sabe ela pensou que nunca teria problemas para enfrentar e que nunca necessitaria de ter que tomar uma atitude de escolha entre acatar o que seu marido lhe disse ficando com ele e seus filhos, ou ficar com sua família, jogando tudo para cima: casamento, filhos...
Na carta de Paulo em 1º aos Corintíos, o amado apóstolo escreve: Todavia, aos casados, mando não eu, mas o Senhor, que a mulher se não aparte do marido.
Também no livro aos Colossenses, Paulo escreve: Vós, mulheres, estai sujeitas aos vossos próprios maridos, como convêm no Senhor. Que momento difícil... A arca ficou pronta! É chegada à hora de sua mulher entrar na arca com seu marido, filhos e noras. A partir daquele momento não seria mais a mesma coisa para ela. Sua mãe não estaria mais ali para ajudar sua filha a criar os filhos, nos afazeres de casa, ou quem sabe, nunca mais teria sua mãe e família para protegê-la.Más era preciso crescer! E o amado apóstolo Paulo em uma de suas cartas escreve que a tribulação gera a paciência, a paciência a experiência, e a experiência a esperança, e a esperança não trás confusão.
Obediente a Deus e ao marido, ela entrou na arca, deixando para trás um passado, que nunca mais voltaria. Na esperança de um dia melhor. Após entrarem na arca a mão do Senhor fecha à porta. Pois Deus sabia que quando aquela mulher escutasse as águas rugindo e seus parentes e amigos agonizando lá fora, ela iria querer abrir a porta da arca; pois sabemos que coração de mãe sempre cabe mais um, principalmente uma mulher benevolente como a esposa de Noé. Mas Deus já havia avisado o povo através de Noé, e eles não quiseram escutá-lo.

4. AMOR:

Somente o amor para fazer com que suportemos os gostos e anseios de nosso cônjuge. Sua esposa durante os 40 dias e 40 noites esteve com seu marido e família dividindo o mesmo teto e alimentos com os animais. Creio que você gosta de tudo limpo, não é? Imagine aquela mulher tendo que limpar durante todo aquele tempo às sujeiras daqueles animais? Tenho certeza que não foi fácil para ela, mas o amor nos fortalece nos amadurece e nos encoraja para seguirmos em frente.
Querida irmã; imagine aquela mulher durante todo este tempo que esteve na arca, tendo que conviver com suas noras?O apostolo Paulo escreve ao seu fiel amigo Tito: As mulheres mais velhas ensinem as mais novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas aos seus maridos...
Creio que no começo foi difícil para ela, pois estava deixando de ter alguém que lhe ensinava para agora ter que ensinar.
Os primeiros dias devem ter parecido uma eternidade para ambas as partes, só Deus para nos dizer como elas procediam-se dentro da arca. Quem sabe uma queria poder abrir à porta e jogar a outra para fora da arca? Será que foi este um dos motivos pelo qual Deus não deu a chave da porta da arca para sua esposa?
Acontecem certas situações que parece que tudo está perdido, e que não vamos suportar a prova. Mas creiam que do nada Deus faz tudo. E que certas situações que nos batem a porta, são para nos alicerçar e nos unir, como foi no caso da família de Noé. Tenho absoluta certeza que o tempo se encarregou de mudar todo o sentimento que a sogra tinha da nora ou vice-versa. E que ao saírem da arca, elas já estavam pensando diferente e unidas num só propósito.

5. FÉ E ESPERANÇA:

Você pode vivenciar a saída da família de Noé saindo da arca e pisando em terra seca? Que alegria deve ter sido! Para quem entrou angustiada, deve ter saído cantando ao Senhor abraçada com suas noras, esposo e filhos. Mas... E agora como seria? E seus filhos, netos e futuros amigos e parentes, teriam que passar por mais um dilúvio? Tantas perguntas àquela mulher, teria para falar com Deus. Mas ela jamais se esqueceu de que Deus havia falado ao seu marido que faria uma nova aliança com eles. Ela teve fé e esperança de um dia melhor.
E Deus, como nunca se esquece de suas promessas, responde a mulher de Noé com um belo sinal no céu. Um arco maravilhoso que somente Deus poderia dar cores belíssimas, formando então um arco íris, respondendo a aquela mulher bem-aventurada:
-Filha minha, valeu a pena tudo o que você passou, nunca deixei de está contigo, quando você chorava, eu secava suas lágrimas, quando estava triste, eu alegrava o teu coração, e só uma mulher sábia como tu, poderia crer naquilo que você não via, más naquilo que você acreditava... de um mundo melhor!
Acredito que você a partir de agora irá mudar sua maneira de pensar, agir e falar.
Quem sabe você deve estar pensando: Irmã, Noé era íntegro, dava bom testemunho, por isso sua mulher acreditou nele. Mas se eu entrar numa arca com meu esposo, tenho certeza que afundaremos juntos e não verei meus sonhos sendo realizados. Querida irmã, posso testemunhar a você, que vale a pena entrar na arca da tolerância, paciência, amor e ter esperança que um dia, através de muita oração e determinação, você terá um Noé em sua arca, e dirás... Valeu a pena!






Segue-se em outra apostila, um estudo sucinto sobre o tema: “Andarão dois juntos, se não estiverem de acordo? ( Amós 3:3).






Agradeço a Deus, pela sua infinita misericórdia em minha vida. Por me amar pelo que sou, e me afagar em suas mãos, me guardando de todo mal deste século. Sua comiseração e amor trouxeram-me novamente a Sua casa. È mister, que eu fique e testemunhe para todos quantos querem ouvir que os dons que Ele nos agracia são irrefutáveis e Seu amor é inestimável.
Elen Viana.




*RESPEITE OS DIREITOS AUTORAIS*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O PORTAL DO POETA BRASILEIRO AGRADECE SEU COMENTÁRIO!