quinta-feira, 13 de outubro de 2011

BEM VINDOS: ANTONIO JORGE DANTAS E ROSANA MONTERO CAPPI

Antonio Jorge Dantas-*31/03/1954 Salvador-BA  A. J. Cardias, como gosta de ser chamado no meio literário, escreve desde pequeno. Fazia pequenas historinhas e quadras para brincadeiras de roda, quando nem imaginava que quadra era poesia. Oficialmente considera seu envolvimento com a Poesia, a partir de 25 de outubro de 1981,quando  participou do evento "Nossos Momentos e Poesias", declamando o poema "Solfonia". A partir dai fez parte de vários grupos: Movimento Poético da Bahia, Cooperativa de Poetas e Escritores, Academia Castro Alves de Letras, Centro de Arte e Cultura Deraldo Lima... Hoje, faz parte de várias comunidades na internet: Recanto das Letras, Poetas teimosos, Pequenos Grandes Poetas, O Melhor da Web...  Está sempre procurando estar, onde a poesia está.



Poesia engajada




Eu quero uma poesia

Engajada.

Eu quero uma poesia

Que, na sua fantasia de poesia,

Procure apontar

Para um novo dia.



Eu quero uma poesia

Que além de rimar,

Procure esclarecer,

Procure ajudar.



Eu quero uma poesia

Do ato de viver,

Do modo de ser

E de olhar a vida.



Eu quero uma poesia assumida:

Enquanto ser poesia,

Seguir o formato.

Enquanto ser mensagem,

Transmitir o fato.



A. J. Cardiais
 
 
 


Rosana Montero Cappi-* Campinas-SP    Rosana é Diretora da Casa do Poeta de Campinas, autora dos romances:“Estão Voltando as Flores”; com prefácio de Francisco Fernandes de Araújo,editado em 2010, Editora Biblioteca 24 x 7;“Ema”, editado em 2007, com patrocínio do “FICC, Fundo de Investimentos Culturais, da Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Campinas.Participou das seguintes coletâneas:A Voz da Inspiração V; da Casa do Poeta de Campinas; editado em 2011;Antologia Trilingue- Português; Espanhol e Inglês “ Encontro das Artes”de Hermélio Silva e Renata Sunega, da Prefeitura Municipal de Campinas,editado em 2010;Campinas de Todas as Artes - CPAC- Centro de Poesia e Arte de Campinas,editado em 2008;Quarta colocada no XXIII Concurso Internacional de Literatura da Editora AG, na categoria Crônicas; com as crônicas “ O Jaleco da Professora e “Naquela Mesa”;Quarta colocada no Concurso Internacional de Literatura, da Editora AG,ano 2010 na categoria poesia com o poema “Notas Afetivas”.Durante o ano de 2007, escreveu para a Coluna “Idéias Crônicas”, do site Campinas Total.Livros prontos a serem editados:Juvenil: “ Grimiling, Uma Gatinha Especial”;“Idéias Crônicas”; Crônicas e Poesias.Atualmente escrevendo os livros:“Cerimônia do chá” e “ O Caminhante”Atividade profissional: secretária jurídicaInstrutora de Tai Chi Chuan e Chi Kung.


POEMA DA MANHÃ




Abro a janela,como se fosse a do coração,

Olho para o alto e na mente vem uma canção.

Ao ver o lindo céu azul, sem nuvens,

Meu peito se enche de emoção.



Como sentir tristeza diante dessa imensidão!

Ao sair de casa, o brilho da luz solar

Acompanha meu caminhar,

E suas inúmeras formas, passa a demonstrar.



Chegando no bosque,um sabiá está a me esperar

Ouço seu trinar, vindo de uma árvore tão alta

Que meus olhos nem conseguem alcançar.



Tento a ave vislumbrar,

E me deparo com o imenso bambuzal

Que outro espetáculo quer me apresentar.



Por entre seus grossos e enormes galhos,

Os raios do sol insistem em passar,

Fazendo a bruma da manhã aos feixes de luz se misturar.



Paro sob esse holofote colossal,

A me iluminar no palco desse show natural.

Que privilégio ser eu, o foco desta encenação!



Então, com humildade,

Imito o bambu que me ensinou virtuosa lição,

Com generosidade, diante à gratuita demonstração,

Eu me curvo, com cerimônia e gratidão!



Rosana Montero Cappi
 
 
 
* SEJAM MUITO BEM VINDOS!!! RECEBAM O CARINHO DE TODOS NÓS QUE FAZEMOS O PORTAL DO POETA BRASILEIRO!!!
 ALINE ROMARIZ

7 comentários:

  1. Sejam muito bem vindos A. J. Cardias e Rosana Cappi. Delícia tê-los conosco.
    Abraços
    Teresa Azevedo

    ResponderExcluir
  2. Boas vindas p/ vcs, é muito bom poder tê-los conosco na mesma jornada.
    Abs.
    Eunice R. de Pontes

    ResponderExcluir
  3. Sejam bem-vindos ao Portal, que cada vez mais se completa com ternura e poesia!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Gosto de poesias e, amei encontrar este cantinho.

    Como posso postar aqui ???

    ABRAÇO CARINHOSO E FRATERNAL ...

    GIOVANA

    ResponderExcluir
  5. Giovana, que bom que gostou!!!
    Mande-nos para contato@poetasbrasileiros.com.br
    foto, biografia resumida e dois textos poéticos
    Aline Romariz

    ResponderExcluir
  6. Rosana e A.J. Cardias; sejam bem-vindos ai Portal! É sempre prazeroso compartilhar esse espaço, e fazê-lo cada vez melhor.
    Recebam o fraterno abraço do Zé Carlos Batalhafam.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Antonio Jorge Dantas! Parabéns Rosana Cappi que além da magnífica biografia citada, ainda é a administradora do blog www.casadopoetacampinas.blogspot.com e uma das autoras do blog www.literaturaeartecampinas.blogspot.com
    Sejam bem-vindos ao
    PORTAL DO POETA BRASILEIRO!

    ResponderExcluir

O PORTAL DO POETA BRASILEIRO AGRADECE SEU COMENTÁRIO!