sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

PODERÁ EXISTIR O AMOR IMPERFEITO

Existe algo que pode determinar a perfeição ou imperfeição do amor.
Vamos entender o que pode ser...
Osculos e amplexos,
Marcial

PODERÁ EXISTIR UM AMOR IMPERFEITO
Marcial Salaverry

Entre nós, seres humanos não exista a perfeição, e certamente a perfeição inexistirá mesmo no mais nobre dos sentimentos, que é o amor, e então, considerando que nem todo amor é perfeito, devemos entender que se existem amores que não o são, vamos tentar definir o que poderá ser definido como Amor Imperfeito, que à primeira vista, parece ser coisa de doido, e não deixa de se-lo, pois o amor já foi definido de muitas maneiras, mas é dificil aceitar que tambem possa existir um amor imperfeito.

Vamos procurar entender esse ponto de vista, socorrendo-nos de uma frase de autoria de Oscar Wilde, que coloca um pouco de luz no assunto:
 "A felicidade de um homem casado depende das mulheres com as quais não se casou."
Com certeza esse pensamento é muito interessante, pois dá margem a muitas interpretações.  Analisemo-las, para chegarmos a alguma conclusão.
Relembrando o passado, sabemos que antigamente era um expediente muito usado, essa "das mulheres com as quais não casou...". Os homens tinham suas esposas em casa, muito bem comportadas, perfeitas donas de casa e mantinham suas amantes fora de casa, as famosas "teúdas e manteúdas".  Tais fatos não são segredo, pois a história apresenta muitos casos desses.  A Marquesa de Santos que o diga...

A felicidade conjugal desses homens dependia sempre da satisfação sexual que obtinham fora de casa, pois suas esposas eram educadas somente para "servi-lo" quase como escravas de luxo.  Tomavam conta da casa, cuidavam de seus afazeres, e eventualmente eram chamadas a "servir o senhor".  Todavia, como haviam sido educadas apenas para tomar conta de seus lares, não conheciam as "artes do amor".  Isso ficava por conta das "damas da noite", como eram chamadas na época as atuais "garotas de programa..."

Certamente isso ocorria antigamente, em priscas eras.  Atualmente a situação é outra,  eis que as mulheres são mais participativas, não se submetem mais às humilhações de outrora, e assim, pode-se inferir que a frase de Oscar Wilde perdeu o sentido, o que não aconteceu totalmente, mas a conotação é outra.  E a frase pode ser um pouco modificada para : "A felicidade das pessoas casadas, depende das pessoas com as quais não se casou."
Com isso quero dizer que é muito válido que se viva antes de se casar, que se conheça outras pessoas.  Assim, quando encontrar "aquele alguém" com que se resolver unir os destinos, saiba-se o que está fazendo.

Assim, verificamos que nosso amigo Wilde sabia o que dizia, e que ainda agora suas palavras encerram uma verdade enorme, eis que certamente a felicidade de um casamento vai depender da vivência que ambos tiveram antes do casamento, e da certeza que os levaram a fazer a escolha certa. Vamos convir que nem sempre isso dá certo, mas é tema para outra crônica sobre o assunto...

Verdade seja dita, antigamente as pessoas quando se casavam mal se conheciam.  Mal conheciam a vida, os segredos da vida.  A educação era super rígida.  Para as mulheres então, o único objetivo era a educação doméstica.  Sexo, nem falar.  Era pecado.  Era vergonha.
Para os homens restava o "desafogo" fora de casa.  Daí nosso amigo Wilde ter citado esse fato com muita propriedade, aliás.
Hoje em dia, vocês hão de concordar comigo que, com a ligeira modificação feita, a frase continua tendo muito sentido, servindo mesmo para todos, e não apenas para os homens.

A felicidade de um casamento depende então, do que se viveu antes, e, com base nessas experiências pode-se saber que a escolha feita foi a certa, e tambem, por ter vivido e conhecido a vida, não precisa mais procurar fora de casa o que pode ter em casa e melhor ainda, pois será com real sentimento.

Então,  "a felicidade de um casamento depende das pessoas com quem não se casou", mas que passaram experiência suficiente que permita a um casal saber que fez a escolha certa, tendo perfeito conhecimento de que essa escolha foi realmente certa, não sentindo aquela necessidade de conhecer "como é a coisa com outras pessoas..." 

São essas experiências aliás, que vão permitir definir que conheça a diferença entre os amores vividos em que só houve atração física, em que só houve conjunção carnal, para aquele, em que há também e principalmente a união espiritual, que é o que realmente conta para  a felicidade do casamento, e pode fazer com que um relacionamento sobreviva aos desgastes do tempo vivido...

Bem, acredito que tenha ficado bem explicada a tal "imperfeição do amor", e assim sendo, vamos sempre procurar de cada dia, UM LINDO DIA, e se possível, ao lado do amor perfeito...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O PORTAL DO POETA BRASILEIRO AGRADECE SEU COMENTÁRIO!