quinta-feira, 21 de setembro de 2017

DEFININDO ATOS E PROPOSTAS INDECENTES

Definir o que é uma proposta indecente,
é mera questão de ponto de vista...
Osculos e amplexos,
Marcial

DEFININDO ATOS E PROPOSTAS INDECENTES
Marcial Salaverry

Certamente, quando se fala em "Proposta Indecente", logo se pensa no filme com Robert Redford, quando ele faz uma proposta de 1 milhão de dólares por uma noite de amor com uma mulher casada. Pelo valor em questão, muita gente pode achar que indecente seria recusar essa oferta. Afinal, dirão os menos interessados no aspecto moral da coisa, trata-se apenas de uma noite de amor. E, "lavou, tá novo..."

E quanto à moral das pessoas envolvidas? Isso tem dinheiro que pague?
Acontece que o valor da proposta em questão é o que menos deve ser levado em conta, eis que qualquer proposta que possa ser ofensivo à moral de uma pessoa, sempre será considerada uma proposta indecente. Seja de um real, ou de um mísero milhãozinho de dólares...

Então, fica no ar a pergunta qiue não se pode calar... O que pode ser considerado ofensivo à moral de uma pessoa? Ora, claro que tudo aquilo que ofenda a sua moral, e assim, oferecer-se suborno a alguém habituado a recebê-lo, como a determinados políticos ou certos líderes influentes, será algo normal, contudo, se oferecermos esse mesmo suborno a uma pessoa honesta, será ofensa grave. Se for uma autoridade então, pode-se arranjar grossa confusão. Considera-se tão imoral quem aceita, como quem oferece uma propina para fugir de alguma situação embaraçosa.

Solicitar-se a uma stripper uma fotografia nua, será algo normal, e que logicamente terá atendimento sem qualquer problema, principalmente se for pago. Afinal, ela vive disso, de tirar a roupa e aparecer nua para quem queira vê-la. Se contudo, esse mesmo pedido for feito a uma pessoa que não tenha essa atividade profissional, forçosamente será considerado como proposta indecente, e altamente desrespeitosa, pois estará ofendendo a moral. Principalmente se for alguém conhecido e, nesse caso, a ofensa será mais grave ainda, pois o autor dessa proposta estará extrapolando os limites da amizade e mostrando não ter qualquer consideração pela pessoa em questão.

Atitude muito corriqueira, é aquela adotada por certos diretores de empresa, que tentam obter favores sexuais de suas funcionárias para promovê-las, ou mesmo mantê-las no emprego. Esta atitude inclusive extrapola os limites do que seja a tal da proposta indecente, e já começa a ser considerada como crime, desde que devidamente denunciado e provado. Assédio sexual é proposta mais do que indecente.

Tentar conseguir certos favores apenas porque somos parentes de diretores de empresa, ou de políticos, também podem receber a mesma qualificação, pois estaremos pleiteando cargos para o qual não estaremos qualificados, abusando do grau de parentesco. Esse é um hábito muito corriqueiro e apoiado por quem deveria observar melhor a concessão de favores. Principalmente em época de eleições.

Assim sendo, é necessário que se aprenda a medir a consequencia de nossos atos, e sempre devemos entender que sempre se deve pensar muito bem quando e a quem fazer-se tal tipo de proposta, já que nada se ganha ofendendo a moral alheia, pois o arrependimento sempre acompanha uma atitude irrefletida, e que por vezes chega tarde demais.

Há que se pensar muito naquilo que vamos dizer ou propor a outrem. Se não vamos ofender a moral de alguém, se não vamos prejudicar a vida de um semelhante, pois a realidade nos mostra que propostas indecentes sempre devem ficar guardadas para momentos íntimos, e feitas quando na certeza absoluta de que serão bem recebidas. Não vale a pena arriscar-se a receber uma sonora bofetada, ou uma punição adequada a uma atitude irrefletida.

Em tudo e por tudo, ponderação é a palavra de ordem. Vamos aprender a pensar em nossas atitudes, evitando colocar em risco, seja nossa integridade física e moral, como também certas amizades.

Agora, faço a todos uma proposta bem decente: Vamos ter UM LINDO DIA, procurando sempre repeti-lo, pautando nossa vida por uma conduta sempre decente...

Atos de corrupção SEMPRE devem ser adequadamente punidos, seja ativa ou passiva, pois sempre serão atos INDECENTES...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O PORTAL DO POETA BRASILEIRO AGRADECE SEU COMENTÁRIO!