segunda-feira, 30 de julho de 2018

O QUE SE PODE CHAMAR DE EXPERIÊNCIA DE VIDA

A vida deve ser vivida enquanto vimos estivermos... depois... complica...
E se bem a vivermos, certamente ela será bonita, mas bonita mesmo...
A vida sempre nos abre um leque de opções, e devemos saber onde buscar o melhor caminho...
Ósculos e amplexos,
Marcial
O QUE SE PODE CHAMAR DE EXPERIÊNCIA DE VIDA
Marcial Salaverry
O que se pode chamar de  um bom exemplo do que é experiência de vida, é o entendimento de que a melhor experiência que existe, é saber aproveitar e analisar os erros que outras pessoas cometem ou cometeram, e usar seu bom senso para não repeti-los.
Costumam os jovens dizer que a experiência dos mais velhos não serve para eles, o que certamente é um grande engano, uma vez que, se as experiências vividas tiveram bons resultados, por que não aproveitar a fórmula usada, claro que adequando a fórmula antiga aos tempos modernos? Se, pelo contrário, as experiências foram más, já se pode saber, ao menos, o que NÃO se deve fazer, pois alguém se já errou antes, não vale a pena insistir no erro cometido...
Para citar um exemplo, lembro que na minha infância, pude observar os efeitos altamente nocivos que o cigarro produzia para a saúde de meu pai. Ele tinha homéricos acessos de tosse, além de problemas cardíacos, e uma série de outros efeitos nocivos que todo fumante conhece de sobejo, e assim sendo, vendo isso na minha frente, a atitude mais lógica foi aquela que tomei. Decidi NUNCA fumar. Ainda mais que meu pai, em suas longas conversas comigo, sempre costumava dizer que, se alguém o houvesse alertado na juventude sobre os efeitos do cigarro no organismo, jamais teria fumado. Claro, se o cigarro era o responsável direto por todos os problemas de saúde que meu pai enfrentava, por que não aproveitar sua experiência infeliz, e tomar a decisão mais inteligente de minha vida?  Gosto de lembrar que tive que defender minha decisão com bravura, pois naquela época, eu fazia parte de uma "turminha da pesada", e para defender meu ponto de vista, fui obrigado muitas vezes a "sair no braço" com os outros moleques, que queriam me obrigar a fumar.
Eis aí um bom exemplo de que as experiências dos mais velhos sempre podem ser extremamente úteis, desde que devidamente analisadas, e certamente é preciso sabermos analisar corretamente a situação que se apresentar, sabendo usar convenientemente nosso livre arbítrio, e que, apesar de muitas pessoas justificarem certos erros, atribuindo-os às más companhias, mas na realidade quem poderá ser a melhor ou a pior companhia que poderemos ter, é aquela pessoa que toda manhã fica nos encarando fixamente quando nos olhamos no espelho.
Certamente devemos nos espelhar nos mais velhos, mas sempre sabendo discernir o que deveremos ou não copiar. Se o exemplo não é bom, por que segui-lo? Há que saber usar, e com ponderação, nosso livre arbítrio.

Fica aqui um alerta para todos, jovens e não tão jovens, ficando claro que os de maior vivencia, que procurem dar bons exemplos, e que procurem o caminho do diálogo, e outros, que saibam aproveitar, tanto os bons quanto os maus exemplos, para melhor direcionar seu caminho, sempre sabendo ponderar para analisar o que deve ser aproveitado, e como, abrindo assim a possibilidade para que seja possível viver e desejar UM LINDO DIA para todos, sendo este o melhor exemplo para bem viver este, e os demais dias de nossa vida...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O PORTAL DO POETA BRASILEIRO AGRADECE SEU COMENTÁRIO!