quarta-feira, 1 de junho de 2011

POR ALINE ROMARIZ ( MEUS CORDÉIS)

    



*"Entre lagoas

A minha Alagoas

Entoa os

Mais lindos cânticos...

Magna e pequenina

Estrela guerreira

Festeira criança

Embalando reis, marinheiros...

Chegança!(...)"





  Rescordação




É são joão nas Alagoa

e eu me boto a rescordá

das festa da  minha terra
coisa boa de alembrá.

Na rua nóis fazia um cercado

com paia pra decorá

bandeira pra todo lado

no chão, pó de serra pisado

pra ninguém escorregá

Ensaiava quadrilha bunita

pra ganhá primeiro lugá

as moça vestida de chita

 e os home de carça cumprida

pra nois pudê farreá...

Todo mundo se ajuntava

pra mode anganriá

uns troco pro sanfoneiro,

qui num podia cochilá .

Do lado de fora a fogueira

tão grande que doía, só de oiá

o cheiro do mio assando

e as bombinha estourando

eu me boto a rescordá

Tinha pinga lá da Bica

da casa de seu Vadico,

angú,pamonha ,mio cozido

pipoca e mungunzá

nóis forrozava a noite inteira

e num pense que essa festeira

tinha dia pra acabá

enquanto no calendáro

junho ainda existisse,

num tinha gente no mundo

que nos fizesse pará

era São João todo dia

e os amigo se reunia

pra mode comemorá.

Hoje o cheiro bom do mio

só selve pra alembrá

chora nêgo,chora nêga

qui o tempo num vai vortá.

Mas mesmo assim nóis se reune

numa farra de lascá

na porta uma fogueira

uma sanfona forrozeira

ninguém deixa de dançá

é que os amigo do peito

num pode se separá

quando chega são joão

nóis fica tudo ouriçado

nóis qué vê paia arribá

E já tem tudo montado
nóis tem qui se incontrá

qué pra matá a sardade

dos tempo da mocidade

da nossa terra querida

dos junhos da nossa vida

coisa boa de alembrá

Aline Romariz

Um comentário:

  1. Que delícia tudo isso Aline, dá vontade de lá estar também e é tão intenso, tão vivo, que é como se lá estivesse. Parabéns pela beleza desse seu poema.
    abs.
    Eunice R. de Pontes

    ResponderExcluir

O PORTAL DO POETA BRASILEIRO AGRADECE SEU COMENTÁRIO!