sexta-feira, 28 de outubro de 2016

SEMPRE ALGO SE PODE FALAR SOBRE O AMOR

É certo que sempre algo se pode falar sobre amor,
pois sempre haverá alguém para dizer algo sobre o amor...
A verdade é que o amor é o básico para nossa vida...
Osculos e amplexos,
Marcial

SEMPRE ALGO SE PODE FALAR SOBRE O AMOR
Marcial Salaverry

Eis um assunto certamente inesgotável, pois, sem qualquer sombra de dúvida, quanto mais se fala sobre o amor, mais é necessário falar-se sobre um tema tão apaixonante, sobre o qual não se teme falar...

Alguns chegam a afirmar que existe carência de amor, algo em que é difícil de acreditar, pois as pessoas continuam se encontrando e se amando como sempre foi feito desde que existem homens e mulheres, ou melhor, desde que existem machos e fêmeas, pois entre os animais ditos  irracionais, tenho a certeza de que também existe amor.  Um amor meio animal, na base do instinto, mas que existe, existe. Já assisti a cenas de ciúme caninas.

O que realmente existe, e é fácil de constatar, são pessoas que tem medo de assumir um amor.  Amam, e fecham-se com esse amor em uma redoma. Falta-lhes coragem para se declarar.  Por que esse medo? Ora, sabe-se lá porque.  Questão de “cuca” mal resolvida, talvez.

Assim, jamais se poderá dizer que foi dito tudo sobre o amor. Sempre haverá alguma coisa a ser dita. Ama-se de diversas maneiras. Ama-se alguém por sua beleza física, mas também se ama por sua beleza interior. Ama-se por sua bondade, e até apesar de sua maldade. É verdadeiramente incoerente esse tal de amor. Muitas vezes não sabemos dizer porque amamos alguém. Simplesmente, amamos, sem procurar saber o porque desse amor.  Os “porquês”, é o que menos importa, na verdade, pois nossa capacidade de amar não tem medida, nem explicação.

Meu querido L’Inconnu deixou-me um pensamento muito interessante a esse respeito. Vejam:
"Saber admirar o belo na pessoa amada, é saber amar... Saber perdoar os erros, é saber amar ainda mais."
Verdadeiramente é fácil admirar o belo. O importante, contudo, é saber descobrir o que a pessoa amada tem realmente de belo. Algumas pessoas têm o físico belo. Nesse caso, é fácil descobrir qual a beleza a ser admirada. Porém só o físico não conta. Para que o relacionamento perdure tem que haver "aquele algo a mais". E é essa a beleza a ser descoberta. É necessário que haja afinidades. Não se pode sedimentar o amor calcado apenas na atração física. Tem que haver a chamada "atração interior", pois a verdade é que o físico se deteriora com o passar do tempo, e a alma, ao contrário, pode se tornar cada vez mais bela, e assim, é necessário que se descubra e que se ame o interior da parceria. Assim, o relacionamento poderá e deverá  ser duradouro..

Os parceiros tendo a sensibilidade de "descobrir-se" estarão sedimentando o futuro. A descoberta da verdadeira beleza de quem temos a nosso lado, é algo muito importante. E isso, é o saber amar de nosso pensador misterioso. Temos que descobrir as qualidades, cultivá-las, admirá-las. Não se esqueçam de que a vida a dois não é uma competição. Não devemos "concorrer" com o parceiro (a) para ver quem é o melhor. O que deve haver é um mútuo apoio. Cada um com suas virtudes, com suas belezas interiores ou exteriores, completando-se ao outro. Sempre devemos elogiar suas qualidades. Isso serve de estímulo. É muito bom sentir-se admirado por quem vive a nosso lado.

Também há que se considerar o reverso da medalha. Quando surgem os erros, as adversidades. É exatamente nessa situação que o amor pode dizer a que veio, uma vez que a força da união está diretamente ligada à capacidade de absorção e superação dos momentos de crise, seja ela emotiva, financeira, ou de saúde.

Se formos condenar, criticar com severidade os erros de nossa parceria, sem sequer dar-lhe a oportunidade de defesa, estaremos ajudando a matar o amor, o respeito. Os erros sempre existirão. Para minimizá-los, deve sempre existir o diálogo e muito respeito.

Claro que por vezes existem erros mais graves, como a traição, por exemplo.
Estes erros, quando surgem, denotam a falta de amor de um dos dois lados. Perdoar-se ou não uma traição, é algo que depende muito das circunstâncias em que ela ocorreu, além da capacidade de amar e perdoar que a parte ofendida tiver. Caso contrário, o amor já acabou.

Contudo, é na compreensão que conseguimos superar nossas falhas. E é a força do amor que pode ajudar a nos levantar, quando caímos, aliás nunca podemos esquecer de que a vida não é feita só de belezas e sucessos. Temos que estar preparados para superar as intempéries, da mesma maneira que encaramos um dia de sol ou de chuva. Com muita serenidade. E é nessa capacidade de compreensão, é nesse perdão que se solidifica um verdadeiro amor, complementando o acerto de nosso pensador misterioso.

Finalizando, quero apenas, com muito amor, desejar a todos, que possam fazer de cada dia, sempre UM LINDO DIA.

"Para realmente amar,
há que perdoar,         
e os erros entender e relevar...
Marcial Salaverry"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O PORTAL DO POETA BRASILEIRO AGRADECE SEU COMENTÁRIO!