sábado, 20 de outubro de 2018

SEMPRE DEVEMOS PROCURAR A VERDADE


Uma grande verdade diz que não temos o direito de julgar nada nem ninguém,
antes de ter perfeito conhecimento do que se passa...
Sempre será preciso procurar a verdade para tomar pé da situação...
Osculos e amplexos,
Marcial

SEMPRE DEVEMOS PROCURAR A VERDADE
Marcial Salaverry

Uma verdade verdadeira nos diz que é importante bem procurar a verdade, antes de nos manifestarmos, condenando ou discriminando alguém, apenas  por sua aparência, ou por uma primeira impressão. 
Muitas vezes o fazemos erroneamente e, com base nesse primeiro julgamento, chegamos a formar idéias preconcebidas, que nos poderão levar a erros terríveis. Pode ser perigoso condenar ou aplaudir algo ou alguém, apenas com base numa primeira impressão, antes de conhecer a verdade total.

É preciso sempre  dar tempo ao tempo,  pois a famosa “primeira impressão”, poderá  nos induzir a um julgamento errado sobre alguém, e assim, não devemos nos guiar sempre pelo primeiro impulso, que nos leva a rejeitar ou a adotar um certo alguém, classificando-o de bom ou mau à primeira vista, antes de que possamos verificar se essa pessoa fará bem ou mal para nossa vida...

Assim como o amor à primeira vista pode ser perigoso se a ele nos entregarmos por inteiro logo de início, também a “rejeição à primeira vista”, poderá nos levar a perder boas amizades.

Meu inefável guru L’Inconnu, me repassou  um pensamento muito interessante sobre o assunto, ou seja, 

"Se julgares as pessoas não terás tempo para ama-las"
É uma realidade, e é algo para ser muito bem analisado e assim, nunca devemos julgar apressadamente as pessoas, classificando-as sumariamente, eis que  sempre será necessário que as conheçamos melhor, reunindo assim, condições para poder defini-las e classificá-las.  E mesmo assim, com os devidos cuidados, pois nem sempre acertamos, o que aliás é uma característica dos seres humanos a tal da falibilidade, pois sempre estamos sujeitos a erros, principalmente de julgamento.

Para julgamentos,  existem os Juizes,  e assim mesmo, por uma razão ou outra cometem falhas incríveis, como temos oportunidade de ver através de relatos de grandes e grosseiros “Erros Judiciários”, que sempre causam danos muitas vezes irreparáveis, mormente quando certos Juizes se deixam levar por circunstancias para soltar quem deeveria continuar preso...

Sempre é  preciso haver um melhor conhecimento, para que se possa saber se determinadas pessoas realmente merecem nosso amor, nossa amizade, ou nosso repúdio. É preciso que as deixemos mostrar suas qualidades e defeitos (quem não os tem?), para que assim as possamos considerar como merecedoras de nosso afeto, ou não... Ao mesmo tempo, estaremos sendo objeto do mesmo estudo, e, da mesma maneira que não apreciaríamos sofrer um julgamento precipitado, ou sermos pré-classificados por outro alguém, num sempre acontecível reverso da medalha. Devemos sempre adotar a mesma linha de conduta que para nós desejarmos.

Ao fazer um julgamento sobre o caráter de alguém, estamos assumindo uma postura que dificilmente se modificará, e isso sempre é perigoso, pois se for errado, nem sempre saberemos modificá-lo antes que alguém seja magoado ou ofendido. 

Sempre deveremos dar a outrem, e a nós mesmos, o direito a uma segunda ou terceira opinião, pois tanto julgamentos como atos precipitados, sempre podem dar margem para arrependimentos, levando-nos a alguns pedidos de desculpas, que nem sempre serão aceitos, por termos sido por demais grosseiros em nossas atitudes precipitadas.

Assim, é fundamental usar ponderação e bom senso, pois penso que não vale a pena perder boas amizades, por certas atitudes errôneas, a que fomos levados por julgamentos precipitados...

Esperando não ser prejulgado por ninguém, desejo cordatamente a todos UM LINDO DIA, e que este dia possa ser repetido ad perpetuam...

"O maior prazer de um homem inteligente é bancar o idiota diante de um idiota que banca o inteligente"
  Confúcio
Meu jovem amigo Confúcio realmente matou a pau a questão de julgamentos precipitados...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O PORTAL DO POETA BRASILEIRO AGRADECE SEU COMENTÁRIO!