sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Poetas brasileiros contra o anonimato



Feliz por fazer parte desse portentoso portal, que faz a inclusão de muitos poetas brasileiros e os divulga em páginas abertas para o mundo não poderia deixar de fazer menção da grande necessidade de somarmos forças na WEB para levarmos a mensagem maior para o mundo de paz e solidariedade. Diante de situações caóticas como as que vemos tomar conta das cidades, dada a ocupação desorganizada do solo, a tomada de morros e destruição de florestas por falta de ética no planejamento do crescimento zona urbana, só podemos falar com abrangência, constância e coragem contra anti-poesia da vida, a destruição.
Não é só tocar a foca no trombone, mas investir em novas e boas idéias, que sejam sustentáveis para a vida, pois já dizia o poeta "é bonita, é bonita e é bonita!".
Antes mergulharmos no simples "assistencialismos", é preciso por a mão na consciência e refazermos o caminho da construção, do saneamento básico, do licenciamento das áreas urbanizáveis, da política de habitação, do plantio ordenado para controle da erosão. Precisamos saber que há posturas, leis, organizações competentes preparadas para fiscalizar e operar com prestimosidade. Não é só apontarmos os dedos, elegermos um bode expiatório, contudo é exigir o respeito à vida, à natureza e ao conhecimento sobre ela gerado para evitar o que é possível.

Poesia, às vezes, é dizer: tome vergonha povo brasileiro! Dar um jeito debaixo da terra é só com o cão!

Homenageio, por isso, os poetas que me trazem até aqui. Sem eles, não frutificariam as minhas palavras e os meus sonhos edênicos.

Entre esses :

Flávia Simplício, de Ponte Nova, MG. Garota que conduz nos versos o patriotismo engajado, o amor ao Brasil com o peso da consciência cidadã. Ela, que tão jovem representou os anseios dos poetas, criou projetos literários e expôs sua arte na mais tenra idade, é um exemplo de brasileirinha com palavras de gigante. A ela e sua mãe Maria Helena os agradecimentos pelo espaço cedido na divulgação da Nova Coletânea e pelo seu ardor civil e poético. Uma, com certeza, que trabalha contra o anonimato dos poetas e suas poesias.

Outro, o poeta Mariano Pereira, filósofo e cancioneiro do amor, o qual sempre dosou a sensibilidade na mesma medida dos valores do bem. Em São Paulo, além de poeta compositor, que cedeu à sua lírica a musicalidade dos poemas. Lançou seu primeiro livro recentemente denominado "Trajetos de uma estrada". A ele meus agradecimentos.




Relevo aqui ainda uma das maiores motivações para o escribato, Roberto Siuves, esse que em tenra idade mostrou-me o fascínio pela palavra em verso, declamando na grande BH os poemas que escrevia desde moço. É um poeta mineiro com raízes na emoção que gera a vida, no amor aos detalhes e na inspiração de versos que levam à reflexão.

A jovem que escondia o versado nas páginas do caderno de secundarista, imaginação intrépida e revolucionária que revelava desde jovem a vocação para o outro, a preocupação com a vida e o mundo que a cercava, uma vocação a fraternidade. Hoje RH em empresa florestal, Rafaela Ramos Generoso sabe o valor da sensibilidade e a importância do pulso forte de uma mulher que sabe o que quer... Com ideal e amor ela escreve e realiza o melhor para o bem de todos.

Inigualáveis companheiras nesse solo brasilis e em folhas de papel não poderiam me deixar perdido no caos das idéias. Desse modo, incumbiu-me as musas encontrar no caminho alguém que iria me apresentar a verdadeira luz do saber lírico; quem senão Rozimar Gomes, membro da Academia de Letras de Viçosa (ALV) surgiria como incentivo na hora mais difícil para não desanimar contra a opressão das adversidades. Um fenômeno pedagógico, uma voz inclusiva contra quem só o que há de pior nesse mundo ousaria lapidar a beleza interior

A Iasmine Zaidan, poetisa revelada nos concursos da Nova Coletânea e da Universidade Federal de Viçosa, uma sensibilidade cunhada pelo capricho dos pais e carinho de todos da família, pôde ela sair da escola com publicações em jornais pedagógicos e me deixar às mãos ricas pérolas de saber versado. Um estímulo em meu trabalho de escritor e editor de coletâneas.
Obrigado.
Zeltia Gaia ( Sandra Rey Mosteiro), por acreditar em meu projeto e dedicar poemas tão belos e incríveis às coletâneas mais uma contra o anonimato dos artistas.


A Diana Rios, mexicana, com dedicado estudo e amor à educação e ás letras, todo o meu carinho por ter trazido sua luta em favor do universso feminino às páginas de nossa coletânea "Livre pensar literário".

Assim, em nome de todos aqueles que ainda não realizaram seus sonhos, faço um convite para que saiam do anonimato e venham exercer sua cidadania com vez e voz no Portal de Poetas Brasileiros contra todo o anonimato que a mídia dos últimos anos gerou na opção por programas de pouco apelo à cultura e á inteligência dos bons brasileiros. Tenho dito!

Um comentário:

  1. Caro Bruno, é justamente este o nosso trabalho.Acreditamos que juntos podemos alçar grande voos.Nascemos em maio de 2010 e já em agosto realizamos o I encontro de Poetas Brasileiros na Bienal Internacional do Livro Em São Paulo,lançando nossa primeira Antologia.Em Outubro nos encontramos em Salto/Sp onde lançamos a Antologia Poesia e Encontro, no mesmo mês fomos convidados de honra do Sarau Sopa de letrinhas em São Paulo e em dezembro lançamos a Agenda Poética com quase cem escritores espalhados pelo Brasil. Aqui, acreditamos que juntos podemos alçar grandes voos.E ao contrário de outros Portais, temos todos uma única patente:o amor pela nossa arte.Em 2011 além dos livros solos já encomendados,temos o II Encontro na Bienal no Rio juntamente com o lançamento do livro POETAS CONTEMPORÂNEOS DO BRASIL Vol II, o resultado do Prêmio Azul de Poesia e o Projeto Cidade Lírica, onde o poeta e seus versos estarão em determinada cidade, expostos em out dors, num grande livro aberto,ao alcance dos olhos de todos.Parabéns pelo seu trabalho e dedicação a arte poética.A luta é árdua e cotidiana, porém gratificante.Aline Romariz

    ResponderExcluir

O PORTAL DO POETA BRASILEIRO AGRADECE SEU COMENTÁRIO!