sexta-feira, 17 de novembro de 2017

AMOR É A CHAVE QUE ABRE O CORAÇAO

O amor é melhor chave para entrar num coração...
Com e por amor, faz-se milagres...
Quando o coração se abre para o amor,
a vida fica mais bela...
Osculos e amplexos,
Marcial

AMOR É A CHAVE QUE ABRE O CORAÇÃO
Marcial Salaverry

Com certeza, o amor é a chave que abre o coração para as belezas da vida, e para que o amor chegue ao coração e possa abri-lo, temos que entender que na realidade, a chave que começa a abrir o coração, chama-se Namoro, que é o ponto de partida para o amor. Pelo menos antigamente era assim, começava-se com o namoro, depois o noivado e assim chegava-se ao casamento. Tudo regido pelo amor.

Hoje em dia começa-se "ficando", mas nem sempre fica bem "ficar", então, ao invés de "ficar", fica-se namorando mesmo.
O namoro evoluiu muito com o tempo.  Já houve tempo em que a jovem ficava romanticamente na janela, e seu enamorado (lindo o termo) ficava fazendo lindas serenatas. Sem duvida, uma época essencialmente romântica, quando se amava platonicamente até o casamento. O namoro sempre era vigiado, pois não eram permitidas "certas liberdades" antes de se firmar o compromisso matrimonial (ou seja, o casamento), e sob tais circunstâncias, quando o rapaz conseguia tocar nas mãos da jovem, era uma glória. O beijo vinha depois de algum tempo, após a aprovação familiar, certamente...

Depois, veio aquele namoro, em que já era permitido mão na mão, e até se conseguia-se roubar um beijinho logo no inicio do namoro, o que era uma emoção suprema.  Um beijinho roubado, sempre era uma delicia, uma doce emoção, mas se o papai ou a mamãe visse, seria reprimenda na certa. Onde já se viu beijar se ainda nem se conheciam direito (depois de três anos namorando).

Com a evolução rápida do tempo, principalmente no após-guerra, houve uma mudança de costumes, e logo se chegou a um estágio mais avançado.  Já se permitia que o romântico casalzinho saísse sem ter de levar o irmão menor para ir ao cinema. Ou mesmo um passeio diferente. Por exemplo, ao Zoológico.

Ainda não existiam os motéis. Quando muito um drive-in onde alguns amassos podiam ser feitos, mas agora a coisa mudou um tanto. Quando um rapaz e uma moça se conhecem, ao dizer muito prazer, vem a pergunta, no meu ou no seu apartamento?

Contudo, se o modernismo acabou com o romantismo de antigamente, não acabou com o amor, e nem com o namoro, que continua sendo a chave que abre a porta, seja do coração, seja do quarto do motel, e, modernismos à parte, o amor sempre será o principal objetivo de todos, sempre na procura da famosa alma gêmea, ou como se dizia antigamente, a "outra metade da laranja"

Para que o amor seja perfeito, é preciso haver reciprocidade nos sentimentos, será necessário que a mesma chave abra dois corações, permitindo uma interação perfeita entre ambos, consumando o que pode ser chamado de um amor perfeito.

Mas, se o namoro é a chave que abre a porta para o coração, é preciso que também abra a  porta para o cérebro, pois a razão deverá controlar a paixão, ditando as normas necessárias para o amor seja duradouro. Deve-se abrir também a porta para o entendimento, o diálogo, permitindo que haja harmonia nesse amor, e assim sendo, vamos então namorar, mas com consciência, não apenas seguindo os impulsos do coração, cuja porta foi aberta e escancarada. É preciso controlar, usando bom senso, para que a porta não seja fechada com a chave da separação, portanto, para que essa chave seja bem usada, vamos controlar a abertura da porta, com entendimento, diálogo, respeito, e assim ela não será jamais trancada, e acima de tudo, a chave deve ser feita com muito bom material, para que não se desgaste com o tempo.

E agora, vamos usar a chave que abre sempre a porta de UM LINDO DIA, e que possamos sempre repetir esse lindo dia, sabendo bem usar essa "chavinha mágica..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O PORTAL DO POETA BRASILEIRO AGRADECE SEU COMENTÁRIO!