segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

SABER AMAR É UMA ARTE

Amar um amor com amor...
Todos querem, nem todos conseguem...
Dizer que ama é fácil, mas saber amar é uma arte...
E não podemos esquecer o amor pela humanidade...
Osculos e amplexos,
Marcial

SABER AMAR É UMA ARTE
Marcial Salaverry

Efetivamente é uma verdade incontestável, aquela que afirma que saber amar é uma arte, e acredito mesmo que seja, pois na verdade, não se pode afirmar que seja fácil amar, já que exige um certo espírito de compreensão e renúncia, o que não é muito fácil de ser encontrado, e ainda mais existe um tal de orgulho, que  muitas vezes atrapalha tudo.

Na verdade fácil, pode se afirmar que não é, pois se assim fosse, não haveria ninguém reclamando de desamor, por estar sendo mal amada.  Diz-se de mal amada, uma pessoa que ama a alguém, e não consegue ter seu amor retribuído na mesma proporção em que é doado.  E isso sempre gera uma grande insatisfação interior.

Aliás, quando se fala de amor, não se pode ficar restrito ao amor físico entre pessoas, sejam de sexo diferente, ou de mesmo sexo.  Fala-se de amor no sentido mais amplo da palavra.  Fala-se principalmente no chamado amor solidariedade.  E esse então, é muito mais difícil de ser encontrado.  Se não o fosse,  não haveria tanta fome, nem tantas guerras, nem tampouco encontraríamos tantas crianças nas ruas sem ter ninguém, entregues aos piores vícios.   São crianças que nasceram de alguém, tiveram família.  As razões para esse estado de abandono, são as mais diversas possíveis, e já são do conhecimento de todos.  Não nos cabe discuti-las, pois para solucionar esse estado de coisas, muita coisa deveria ser modificada, desde a mentalidade dos dirigentes, até nossa própria maneira de encarar a vida.

Nesse mundo utópico,que poderia ser real se o ser humano conseguisse ser humano de fato,  não haveria orfanatos, pois as famílias de melhores possibilidades, poderiam adotar as crianças abandonadas que, aliás, não deveriam existir, pois haveria um melhor planejamento, e as famílias seriam formadas de uma maneira mais equilibrada, mas verdade seja dita, esse mundo é um lindo sonho, e temos que cair na real. Não dá para imaginar como poderia ser, mas sim conviver com o que existe, já que consertar tudo, por mais boa vontade que se tenha é coisa de doido.

E em nosso mundo real, onde ainda impera o desamor, encontramos casais que se separam, sem conseguir manter a palavra dada quando se uniram, união que passa a ser considerada como um erro, e para conserta-lo, existe o desquite, divórcio, ou o adeus puro e simples.  Assim, anos de convivência são jogados fora.  Pergunta-se, por que?  Responde-se porque, pois dificilmente sabem-se os reais porquês que podem determinar o fim de um amor. 

Muitas vezes tais separações poderiam ser evitadas com um simples diálogo esclarecedor. Um definir de posições, esclarecendo qualquer mal entendido, que muitas vezes começa pequeno, e vai crescendo sem que se saiba realmente porque. Por que será? Orgulho, incompreensão, teimosia, estão entre os "porquês"... Mas a grande verdade é que tais criaturas não aprenderam a arte de amar, que é o fator preponderante para a manutenção de relacionamentos duradouros e felizes...

Pode-se mesmo dizer que se houvesse mais amor e compreensão no mundo, não haveriam tantos abortos.  Embora se possa dizer que para alguns casos existem justificativas. E pode-se acreditar que realmente haja.  Mas melhores cuidados deveriam ser tomados, para evitar uma gravidez indesejada.

Se houvesse um tantico que fosse de amor pela humanidade, não existiriam tantas guerras, pois os homens não sentiriam essa fúria assassina, matando-se uns aos outros da maneira irracional com que o fazem.

Em nosso mundo utópico, nem soldados haveria, para que? Para que armas?  Sempre seria mais difícil então para alguém matar alguém, e os problemas seriam resolvidos de outra maneira.

O que salta aos olhos, é que a grande dificuldade para amar, encontra-se em nosso interior.  Em nosso egoísmo, que só nos permite enxergar a dimensão de nossos problemas, para os quais queremos solução, sem nos atermos ao fato dos problemas alheios.  Falta-nos compreensão.  Falta-nos aquela dose de amor interno, que poderia nos levar para um melhor entendimento.

Meu amigo L’Inconnu brindou-me com mais uma pérola, e, citando-a, só posso esperar, com muito amor no coração, que todos possamos fazer em clima de paz e amor,  de cada dia, sempre UM LINDO DIA.
"Jesus Cristo não brincava quando nos mandou amar. E, quando morreu amando, deu-nos  a suprema lição. Não se ama por ser fácil... Ama-se porque é preciso para viver"
Vamos deixar que essas palavras tão sábias, calem fundo em nossa alma...

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O PORTAL DO POETA BRASILEIRO AGRADECE SEU COMENTÁRIO!