terça-feira, 22 de agosto de 2017

COM UM OLHAR POÉTICO, MUDAMOS A VISÃO DE TUDO

Por mais feias que sejam as coisas, elas poderão modificar,
se as olharmos com um olhar poético, se soubermos ter uma
nova maneira de ver a vida...
É preciso procurar o lado bom das coisas...
Osculos e amplexos, poéticos, claro...
Marcial

COM UM OLHAR POÉTICO, MUDAMOS A VISÃO DE TUDO                                          
Marcial Salaverry

Para que se possa ter uma visão melhor das coisas que acontecem no mundo, e assim ter uma nova maneira de ver a vida, teremos que saber usar nosso "Olhar Poetico", que na verdade não é apenas o olhar que um poeta dá para o mundo e para as pessoas, pois isso seria o "Olhar do Poeta", mas na verdade, o olhar poetico, é uma maneira de olhar a vida, saindo um pouco da realidade nua e crua, para que se possa dar um novo enfoque às barbaridades que o noticiário apresenta...

Com certeza, essa é uma maneira mais ou menos romantica de viver a vida, não se atendo apenas à praticidade e imediatismo das coisas, é ter a capacidade de sonhar um pouco, de saber "sentir" certas belezas que uma alma prática não sabe ou não quer ver. É olhar um por do sol com os olhos da alma, não se limitando a constatar que é mais um dia chegando ao fim. É entender que a chuva, se está molhando nosso corpo, e estragando uma ida à praia, também está molhando os campos, dando melhores condições de vida às plantações, é saber ver o outro lado do que acontece...

Sob esse enfoque, é vital para nossa alma que saibamos usar o olhar poético para ver as coisas práticas. Assim a vida poderá adquirir uma tonalidade melhor, e assim poderemos ver as coisas com a alma, esquecendo um pouco a fria praticidade com que sempre somos brindados por todos. É importante que nossa alma conserve o olhar infantil com que as crianças conseguem ver o mundo, sem preconceitos, sem manias ou maneirismos. O olhar adulto começa a observar diferenças sociais, raciais e fisicas, coisas que o olhar infantil, ou mesmo o olhar poético não capta. E viver a vida com esse enfoque desprovido de preconceitos, de orgulho, de "eu sou mais eu", nos permite, com toda a certeza, ter uma muito melhor qualidade de vida, pois nos sentiremos com a alma mais leve, e principalmente, com uma melhor aceitação para possiveis adversidades que possamos sofrer.

Sabendo aceitar certos defeitos e certas diferenças de nossos semelhantes, aceitaremos melhor as nossas também. Saberemos melhor nos desvencilhar de problemas, se esquecermos esse frio olhar adulto. Se na vida precisamos ser racionais, podemos sê-lo, sem contudo esquecer que a vida é uma poesia, é um milagre que deve ser bem aproveitado.

É entender que a alma capta coisas que fogem à fria razão. Claro é que não podemos ser apenas sonhadores avoados, esquecendo de certas leis de sobrevivência. Mas podemos suavizar um pouco essa realidade, e dar ao vermelho de certos fatos, uma tonalidade rósea, suavizando seus efeitos, minimizando os defeitos.

É saber ver que todos temos direito à vida, e que não é lícito prejudicar pessoas, apenas por prazer ou espírito de vingança. É saber enxergar o outro lado das pessoas, e não apenas aquilo que nossos olhos podem ver.

Ter um olhar poético enfim, é ter capacidade de perdoar, e saber ser perdoado, de amar e ser amado, de saber ver que até mesmo um pé quebrado tem seu lado bom (poderiam ser os dois...).

É, finalmente, entender que tudo na vida tem dois ou mais lados, e saber encará-la sob todos os prismas.

E, com um olhar poético direcionado para a Paz, para o Amor, para a Amizade, desejo que todos possam fazer de cada dia,sempre, UM LINDO DIA... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O PORTAL DO POETA BRASILEIRO AGRADECE SEU COMENTÁRIO!