terça-feira, 20 de março de 2018

A DESCOBERTA DA FELICIDADE

Finalmente, o descobrimento da felicidade,
e não foi Cabral (o Pedro) que descobriu...
É preciso entender que a felicidade existe
dentro da alma de todos nós...
Apenas há que permitir sua saida,
e não é dificil faze-lo...
Osculos e amplexos,
Marcial

A DESCOBERTA DA FELICIDADE                                   
Marcial Salaverry
                
Para chegar a tão importante descoberta, vamos entender que nem sempre é possível encontrar uma concordancia total e completa, mas com toda a certeza, o maior objetivo de qualquer ser vivente, é ser feliz. Ocorre que nem todos o conseguem atingir, possivelmente apenas por não saber como faze-lo, aliás, parece mesmo ser muito difícil encontrar essa tal felicidade, descobrir onde ela se esconde.

Acontece que na realidade não o é, pois basta que se saiba observar certas pequenas coisas, para perceber que a felicidade não é algo que se procure, uma vez que ela já está alojada em nosso interior.  É então, simplesmente saber “sentir-se feliz”, saber deixar que ela saia de seu casulo, e se espalhe.  Pergunta-se então, como é possível isso, de “sentir-se feliz”.  Bem, pode-se dizer que podemos nos sentir felizes, sendo felizes, claro, e para isso, existem pequenas coisas a serem observadas.  Então, sabendo chegar às conclusões certas, como diria L’Inconnu, “voilá, c’est le bonheur...”
Bem, podemos começar pelo princípio da coisa, e que geralmente serve como impeditivo para tanto.  Atualmente existe uma disputa ferrenha para saber quem é o melhor isto, ou quem é o melhor aquilo, e tal disputa sempre atrapalha o bem viver, já que existe essa ânsia de vencer alguém. E assim, esquecemo-nos de viver nossa vida, sabendo usufruir nossa felicidade interior. Ocorre que, quando as pessoas compreenderem que o mundo não é para ser disputado palmo a palmo, mas sim compartilhado, quando deixarem de lado o desejo de ser "o centro das atenções", talvez entendam que a humildade é privilégio dos grandes, e apenas os medíocres não sabem disso. 

Para que essa necessidade de se provar que é melhor do que os outros?  Deixe que os outros julguem se realmente somos bons ou não naquilo que fazemos.  Façamos corretamente nossa parte, sem a preocupação de aparecer como o melhor, sem querer ser "o tal", evitando pisar nos outros que talvez possam atrapalhar nossa marcha. É preciso saber respeitar SEMPRE o espaço alheio.

Devemos nos aperfeiçoar naquilo que fazemos, estudando, procurando melhorar cada vez mais, sem aquela preocupação de superar quem está a nosso lado.  Fazendo nossa parte bem feita, não precisaremos tentar diminuir a capacidade alheia para provar nossa superioridade.

Aprendendo a respeitar as pessoas, as plantas e os bichos como obras da mesma natureza que o fez, o indivíduo cresce espiritualmente e melhora tanto como pessoa, que não lhe sobra tempo para criticar outras pessoas.  Para mostrar que é bom, não precisa procurar provar que outros são inferiores.  Basta fazer sua parte bem feita, fazendo o sucesso às custas de sua capacidade, e não graças à incapacidade alheia. Aliás, é nisso que reside o real mérito. Ser bom entre os bons. Se estivermos rodeados de incapazes, que vantagem existe em sermos “o melhor?”. Aliás, já se diz que: "em terra de cegos quem tem um olho é rei...”

Nunca devemos deixar de repassar nossos conhecimentos a quem nos procurar. Afinal, o céu nasceu para todos. Aquilo que aprendemos, foi porque alguém nos ensinou, porque então não retribuir, ensinando a outrem? Por que esse orgulho de aparecer como “o melhor”, “o mais importante?” Não podemos nos esquecer de que a soberba faz mal para o próprio indivíduo, pois acaba afastando amizades.

Caminhar ao lado de um amigo, sorrir inúmeras vezes por dia, falar sempre de coisas boas, procurar conhecer o lado bom das pessoas, esquecer os erros do passado, cair (mas levantar sempre), sorrir (mesmo diante de uma negativa), irritar-se em certas horas, mas procurar reverter isso imediatamente, repudiar a inveja e a ingratidão, são atitudes que tornam nossa vida melhor, porém infelizmente para muitos, isso é extremamente difícil de conseguir.

É uma questão de aprendizado, não acontece de forma repentina. Mas saibam que vale a pena tentar.  A vida correrá bem melhor.  Criar-se-á uma aura positiva à sua volta.  É muito melhor cultivar amizades, do que criar inimizades.  Obter êxito por méritos próprios, forçosamente  atrairá admiração alheia.  Mas conseguir sucesso derrubando oponentes, sempre criará uma idéia de represália à nossa volta, não podemos nos esquecer disso, uma vez que, aquele que derrubarmos, sempre estará estudando uma revanche...

O indivíduo que consegue inserir em sua vida a prática cotidiana de atitudes positivas, não se torna apenas o melhor amigo, o melhor pai, o melhor chefe e a melhor companhia, pois não fará apenas a felicidade dos outros, mas tornar-se-á verdadeiramente feliz. Sua vida não se transformará num fardo a carregar, cada vez mais pesado, sempre acrescido das desgraças vividas. Ela se torna uma caminhada tranquila, inesquecível, gratificante e feliz.

A maioria das pessoas procura a felicidade como um fim, não como um caminho. Talvez por isso ela se torne tão inacessível e tão rara.

Pensando nisso, preparemo-nos para ter UM LINDO DIA, e assim sermos felizes, e procurando sempre espalhar felicidade e amizade...
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O PORTAL DO POETA BRASILEIRO AGRADECE SEU COMENTÁRIO!