quinta-feira, 24 de maio de 2018

NOSSAS AMIZADES CIBERNÉTICAS


Nossas amizades cibernéticas cada vez tem mais importancia em nossa vida.
Assim, devemos saber bem respeita-las, oferecendo reciprocidade e sinceridade, e esperando receber o mesmo carinho...
Osculos e amplexos,
Marcial

NOSSAS AMIZADES CIBERNÉTICAS
Marcial Salaverry

Para explicar o que e como são nossas amizades cibernéticas, vamos relembrar que já houve tempo em que as pessoas se comunicavam à distancia, através de sinais de fumaça, ou através de tambores. Aliás, os tambores foram os precursores do Código Morse, do qual pouca gente atualmente tem conhecimento, ou sequer desconfia quem seja esse tal de Morse, e porque ele precisava usar esse tal Código...

Podemos falar de um outro método de comunicação à distancia que começa a cair em desuso, mas que ainda é muito usado, que são as cartas e telegramas. Talvez alguns considerem métodos anacrônicos, mas quem não tem acesso a computadores ainda é obrigado a empregar esse método “archaico” de se comunicar. E ainda é muito eficaz principalmente quando é preciso uma confirmação de entrega, ou quando existe algo mais do que palavras para se enviar.

Atualmente os e-mails, "zapzap", icq,  substituem as antigas cartas. Existem alguns inconvenientes, pois nem sempre se pode confiar na seriedade do que recebemos, pois não existe a famosa assinatura, e tampouco podemos confiar na certeza de que o destinatário vai receber nosso recado, pois os provedores muitas vezes “enterram” muitos e-mails, que jamais chegam a seu destino. Mas,que fazer? São problemas da alta tecnologia, são problemas que não existiam antes do advento do computador.

Algo, contudo é indiscutível. O computador através dos e-mails, e dos derivativos chamados chats, icqs, msns, skypes, e sei lá mais o que, vem funcionando espetacularmente no sentido de formar amizades, e inimizades também, diga-se de passagem. Conseguimos “falar” e até mesmo falar com pessoas dos mais longínquos rincões, e até mesmo com vizinhos de casa.
Formamos grupos de amigos, conversamos, trocamos confidências, namoramos e até casamos através da telinha, tá certo que ainda não se consegue engravidar, mas quem sabe ainda se consiga enviar via scanner a matéria prima necessária para tanto...

Essas amizades cibernéticas são os chamados “amigos sem face”. Conhecemos, e até amamos, sem sequer ver as feições. Existem as fotos. Mas nunca podemos garantir que sejam autênticas, até que o conhecimento físico comprove a legitimidade da foto, e de fato...

Simplesmente nos sentamos diante do teclado e do monitor, e digitamos o que nos vai na alma, desejamos saber o máximo possível a respeito de nossos interlocutores, sem contudo poder ter a certeza da realidade da situação, pois tudo pode ser ficcionaluma vez que nem sempre se usa a tão reclamada e decantada sinceridade.

Navegando pela Internet, em sites, chats, procuramos por alguém cuja afinidade possa ser sentida através da telinha, e assim vamos formando pequenos grupos de amigos, que tem outros amigos, e assim esses grupos vão se ampliando, e sem que haja alguma explicação para isso, encontramos certas afinidades com determinadas pessoas, com as quais procuramos estreitar os laços da incipiente amizade.

Entre nós, conversamos e digitamos nossas aflições, formando um pequeno grupo, tornamo-nos amigos, e sempre queremos o reconhecimento dessa amizade, e assim, mandamos beijos e abraços, que talvez fisicamente não os déssemos e muitas vezes tentamos uma paquera, um romance com alguém que nos atraia mais.  Desnudamos nossa alma, revelamos intimidades.  Somos amigos, mas não sabemos porque. Como podemos explicar esse compartilhar de sentimentos com pessoas que não podemos ver?

Talvez resida aí o segredo. O fato de não as termos diante dos olhos elimina inibições, ninguém é tímido, nem mesmo a mais tímida das pessoas. Diante da telinha tudo se transforma.

Na realidade, todos nós temos problemas, e sentimos necessidade de os compartilhar com alguém, mas não podemos falar para as pessoas reais, pelo receio de sermos julgados, de nos trairmos pelo olhar, ou mesmo por não resistir aos olhares críticos que poderemos receber, mas através do computador, renovamos nossa confiança, podemos contar tudo. É uma espécie de CVV moderno. Nem mesmo a voz pode trair nossa real emoção. Se algo nos fizer chorar, ninguém estará vendo.

Uma verdade é iniludível. Todos precisamos de uma válvula de escape para nossas emoções, e as amizades “internetárias”, podem ser as melhores possíveis, por nos permitir tantas coisas.

É certo que muitas vezes encontramos pessoas de má fé, e que abusam de nossas confiança, e através da impossibilidade de tomarmos satisfações, muitas vezes causam prejuízos.  Mas, é certo também que fisicamente também somos vítimas de maus amigos... Portanto, elas por elas... Os “amigos sem face” ainda oferecem vantagem, pois uma simples tecla Del pode eliminar muita coisa. E uma violência física sempre machucará mais do que uma virtual.

Apenas em ambos os casos, precisamos saber selecionar melhor nossas amizades, e mais ainda nossos amores...
Pensando nessas possibilidades, que tal termos UM LINDO DIA, esperando sempre podermos renová-lo...
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O PORTAL DO POETA BRASILEIRO AGRADECE SEU COMENTÁRIO!