quarta-feira, 27 de maio de 2020

POESIA SEMPRE ALEGRA A ALMA


É bom falar em poesia, mas poetar é
melhor ainda...
Poesia é algo que vem da alma, dirigida para
a alma de quem a lê com a alma poética...
Osculos e amplexos poéticos,
Marcial

POESIA SEMPRE ALEGRA A ALMA
Marcial Salaverry
Lembrando que já tivemos o Dia da Poesia, assim, comprovando que a poesia existe, então vamos falar de poetas que as escrevem e também de poesias... Parece-me uma boa idéia.
Aliás, outro dia, perguntaram-me que graça tem escrever poesias e, completando a frase, esse meu amigo ainda disse que jamais lera algo de sólido e concreto numa poesia, onde só existe utopia, apenas coisas que não existem, de sonhos e mais sonhos de amor... Tudo uma grande bobagem. Claro que pouco  poderia argumentar com quem diz algo assim, porque revela de antemão ter uma alma muito insensível, e um certo preconceito, tendo  já deixado claro que  não acredita no amor, no romantismo, em coisas da alma, de uma alma que sabe entender o amor em todas suas nuances...

Simplesmente sugeri que tentasse entender porque uma mãe sempre defende seu filho, como e porque este filho nasceu, e mais ainda, porque nas horas de perigo, pedimos pelo amor de Deus, assim como porque as pessoas se unem, porque se consolam nos momentos de dor, e se isso não lhe bastasse como prova da existência do amor, que observasse, como provas concretas, o nascer e o por do sol,  o desabrochar de uma flor,  o nascimento de qualquer animal, que são temas que os poetas sempre usam, e assim, que as poesias falam de coisas reais, palpáveis, e até mesmo vitais para qualquer ser humano que seja humano o suficiente para entender as belezas da vida...

Enfim, todas essas provas concretas de que existe algo de muito sublime coordenando tudo, e mais ainda, que todos os atos de Deus são marcados pelo amor, exatamente esse amor de que falam os poetas. De todos esses amores, desde o amor carnal, até o amor pela Natureza, sobre a fé em Deus, e por incrível que pareça, sem perder a fé nos homens... Poetas falam um pouco e um muito sobre tudo que tem vida neste mundo, até mesmo sobre quem não tem essa sensibilidade da vida...

Mais tarde um pouco, ainda digerindo o diálogo mantido, fui brindado por  um poema de autoria do grande mestre Mário Quintana, que me fez sentir orgulho pelo simples fato de escrever poesias. Vejam só, se não dá vontade de sair correndo, contando para o mundo : SOU POETA.

  " SE EU FOSSE UM PADRE
   Mario Quintana       

Se eu fosse um padre, eu, nos meus sermões,
não falaria em Deus nem no Pecado
muito menos no Anjo Rebelado
e os encantos das suas seduções,
não citaria santos e profetas:
nada das suas celestiais promessas
ou das suas terríveis maldições...
Se eu fosse um padre eu citaria os poetas,
Rezaria seus versos, os mais belos,
desses que desde a infância me embalaram
e quem me dera que alguns fossem meus!
Porque a poesia purifica a alma ...
a um belo poema - ainda que de Deus se aparte
um belo poema sempre leva a Deus!

MÁRIO QUINTANA"

Quero aqui prestar minha homenagem a esse grande Mestre das Letras.  Este seu poema serviu para resgatar e purificar a alma de todos os poetas.  O final, então, é sublime: “a um belo poema, ainda que Deus se aparte, um belo poema sempre leva a Deus”. Realmente, creio que ao compor um poema, o poeta é ungido por uma inspiração divina. E a Ele temos que agradecer o talento que nos permite escrever poesias, e bom gosto de quem as sabe ler...


Seja esse poema uma ode à Natureza, seja homenageando o Pai Celestial, seja em louvor ao amor materno, seja dedicado a um casto amor, ou exaltando as delícias do prazer, sempre terá sido escrito em um determinado momento de inspiração, quando, por algum sortilégio divino as palavras que se formaram em seu cérebro, passaram por sua alma, e fluíram através de seus dedos.  Não se “fabrica” uma inspiração... Ela surge de inopino... Vem... E se não a pega na hora, o poeta a perde e não se lembra mais depois.

Dizem que os poetas são sonhadores, vivem no mundo da lua, pode até ser, porque assim lá de cima fica mais fácil para observar as coisas.  Porque uma poesia surge de um tudo e de um nada. Uma palavra solta no espaço, um folha caindo, o canto de um pássaro, já serve para o poeta compor mais uma poesia... Que tal as forças da natureza?  Quer maior fonte inspiradora? Ou mais ainda, o AMOR em todas suas manifestações...Desde que seja AMOR...

Enfim amigos poetas vamos unir nossas mãos num aplauso demorado ao ilustre Mário Quintana por esta homenagem que ele prestou à alma poetal.

Com as palavras de Mário  Quintana, não tenho dúvidas de que todos teremos UM LINDO DIA, se possível fazendo uma poesia a cada dia, mas de cada dia, uma bela poesia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O PORTAL DO POETA BRASILEIRO AGRADECE SEU COMENTÁRIO!