quarta-feira, 9 de setembro de 2020

AMADURECER É ENVELHECER COM ALEGRIA

Ao invés de pensar que estamos envelhecendo, vamos entender que estamos na verdade, adquirindo maior vivencia, mais experiência, estamos amadurecendo...
É melhor assim...
Ósculos e amplexos,
Marcial

AMADURECER É ENVELHECER COM ALEGRIA
Marcial Salaverry

Muitas pessoas encaram a passagem dos anos com autêntico pânico.  Imaginam que a chegada da velhice vai torná-las pessoas em decadência, incapazes sequer de cuidar de si mesmas, e assim, procuram disfarçar a chegada da tão temida velhice, usando dos mais diversos artifícios.

Recusam-se a admitir a idade, mas acontece que ela chega. E fazem disso um drama.  Então começam a entrar numa certa paranóia, e procuram fazer de um tudo para tirar as marcas do tempo. Então, engordam a conta bancária de cirurgiões plásticos, com os famosos "estica daqui, tira dali", além de uma série de medicamentos rejuvenescedores, que por vezes acabam prejudicando a saúde.
Quero deixar claro que não sou contra operações plásticas necessárias, reparadoras. Só penso que plásticas, apenas por vaidade, deveriam ser evitadas.  Afinal, temos que levar em conta todos os riscos inerentes a uma operação, e na verdade, não são algumas rugas aqui e ali que vão tornar uma mulher mais feia ou mais bonita. E o mesmo se aplica aos homens, que também estão sofrendo da "Síndrome da Juventude Perdida", e partindo para cirurgias plásticas e otras cositas más...
 O que todos deveríamos fazer é chegar à sábia conclusão de que é impossível segurar a "inexorável marcha do tempo", e aproveitar a chamada velhice. Como muita gente considera a palavra velhice meio deprimente, vamos mudar para Maturidade.  Fica mais bacana, né?  É a mesma coisa, mas soa melhor dizer Eu Sou um Homem Maduro, e vamos entender que maduro não é podre, pois não?
Então, ao atingirmos a maturidade, devemos tirar o máximo proveito disso, uma vez que teremos mais tempo para fazer coisas de que gostamos, pois não precisamos mais nos preocupar tanto com o "guardar para amanhã".  Se voce não gostar da profissão que exerceu por toda uma vida, pode tentar fazer aquilo que gosta.  Tive um amigo que foi advogado toda sua vida, e hoje é pescador.  Tudo a ver.
Poderemos curtir melhor certos passeios, aproveitar melhor a vida.  Viver com alegria no coração.  Procurando fazer coisas que nos tragam prazer, e não stress.
Problemas decorrentes da idade, claro que teremos.  Muitas coisas não teremos condições de fazer, mas existem muitas outras coisas que poderemos fazer no lugar daquelas. É só questão de se acertar com as opções.
Se mantivermos a cabeça aberta, procurando aprender coisas novas, não teremos tempo de pensar que estamos envl.., perdão, amadurecendo.  Ao invés de nos preocuparmos com as limitações provocadas pelo "amadurecimento", vamos nos adequar a esses limites para não judiar do corpo e da saúde, que devem ser preservados e bem cuidados.
Exemplificando, ao invés de futebol, tênis, basquete, vôlei, existe natação, hidroginástica, caminhadas, e até mesmo bocha e dominó (por que não?). Não nos esqueçamos da bicicleta ergométrica, que é uma excelente opção para "pessoas maduras".
Podemos descobrir um insuspeitado talento para escrever, e assim podermos passar nossa experiência para quem o desejar, como para os mais jovens, na verdade, parece que não, mas eles gostam de um "papo cabeça".  Gostam de ouvir o que temos a dizer.  Só não gostam de ouvir reclamações sobre "como no meu tempo as coisas eram diferentes", mas sim querem trocar idéias, comparando nossas experiências com a realidade atual, para ver aonde podem utilizar o que aprendemos e fizemos.
Como vemos, existem inúmeras opções sobre como nos ocuparmos.  Os que tem talentos artísticos que por circunstâncias diversas ficaram sufocados durante toda a vida, tem agora a oportunidade de dedicar seu tempo a isso. 
Sempre lembrando que existem também inúmeras atividades humanitárias onde podemos aproveitar nosso tempo, em creches, hospitais, asilos, levando apoio a quem estiver precisando...
O negócio, crianças, é procurar a felicidade nas coisas simples e boas que estão à nossa frente. Por que se amargurar com o inevitável? Vamos aproveitar o fato de estarmos vivos, e vamos "Amadurecer com classe".
Para começar, vamos saber aproveitar o tal do distanciamento, e procurar fazer de cada dia, sempre UM LINDO DIA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O PORTAL DO POETA BRASILEIRO AGRADECE SEU COMENTÁRIO!